Módulo do curso de Libras para funcionários da UNIJUÍ termina com apresentações em vídeo - Unijuí

Nesta semana teve fim o Módulo Intermediário do Curso de Libras que a UNIJUÍ oferece aos professores e técnicos-administrativos. A Universidade possui alunos e funcionários surdos e o objetivo é facilitar a comunicação e o atendimento, além de proporcionar o conhecimento a questões de legislação e sobre a comunidade surda como um todo.

Para Graciele Bertoldo, que trabalha com a divulgação da Universidade na região, o curso auxiliou em questões de comunicação. “Fui em uma instituição e tinha uma aluna que era surda, tive contato com ela e todo mundo ficou olhando e pensando como é bacana que a UNIJUÍ tem alguém que também entende Libras”, conta.
          Os alunos da turma de Libras encerraram este segundo módulo com a produção de vídeos individuais falando na Língua Brasileira de Sinais sobre suas vidas, trabalho, formação, família, características, todos assuntos estudados desde o mês de março. Também foram responsáveis pela produção de um vídeo, em Libras, prestando uma homenagem ao instrutor surdo e também acadêmico do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Paulo Matter.

Na próxima terça-feira a turma dá sequência aos estudos iniciando o módulo de conversação com o instrutor surdo e funcionário da Biblioteca, Cristian de Paula.

Confere aí alguns depoimentos de funcionários que estão realizando o curso de Libras ofertado pela UNIJUÍ:

“Meu interesse em Libras surgiu quando apareceu a oportunidade pelo Departamento de aprender um pouco mais, até porque temos alunos que trabalham no Laboratório de Fotografia que são surdos. Precisamos trabalhar com essa língua também e também pela cultura surda que me chama atenção e me interessa”, Talita Mazzola, Usina de Ideias.

“Resolvi fazer o curso de Libras para poder ter uma melhor comunicação com todas as pessoas, sem discriminação com pessoas surdas, para aprender uma cosia diferente. É uma ótima oportunidade que temos na Universidade, temos muitas pessoas que são surdas e que trabalham aqui e a gente pode se comunicar com todas”, Laura Mensch Pereira, DCVida.

“A importância do curso de Libras para minha função é a questão da comunicação entre setores, colegas e alunos da instituição. É importante para a expressão corporal do funcionário. A própria convivência entre os colegas que essa turma proporcionou foi de grande valia para nosso ensino e convivência”, Júlio Suzuki, Ginástica Laboral.

“Trabalho no DHE, temos alunos surdos, com deficiências, e o curso de Libras acabou mostrando para mim uma forma fácil de se comunicar com eles, saber como se expressam, como se sentem e como vivem o ambiente da Universidade”, Rafael Colvero, DHE.

“O curso é muito importante, são poucas empresas que oferecem essa oportunidade para os seus funcionários se inserirem. Ficamos satisfeitos em poder conversar com pessoas surdas, eu tenho uma satisfação enorme em poder entendê-los, me sinto mais feliz que os surdos”, Fabrina Faganello.

“O curso de Libras foi muito importante, porque como eu faço a divulgação da nossa Universidade, em toda a região, ele está me ajudando muito a se comunicar com alunos que precisam de outras pessoas para traduzir a nossa fala. Fui em uma instituição e tinha uma aluna e tinha essa deficiência, tive contato com ela e todo mundo ficou olhando e pensando que bacana que a UNIJUÍ tem alguém que também entende libras. Eu me apaixonei”, Graciele Bertoldo.