Professor Paulo Frizzo e o processo de preparação para a transformação em Universidade - Unijuí

No especial de 60 anos de Ensino Superior o professor destacou a etapa na sua gestão que preparou a instituição para a mudança de faculdade para Universidade

O professor Paulo Afonso Frizzo foi o convidado da última semana no Especial da Unijuí FM que traz reitores e presidentes da Fidene para contar um pouco da história de 60 anos de Ensino Superior. Além de uma atuação longínqua na instituição como professor, ele também presidiu a Fidene de 1975 a 1981, justamente na gestão que antecede a transformação da instituição de faculdade para universidade.

Foi esse período, e o processo para viabilizar essa mudança, que o professor destacou como fato marcante dentro da sua atuação como presidente da Fidene. “Quando assumimos a gestão a primeira grande meta que se colocava era preparar a instituição para a transformação em universidade. Começamos como FAFI, depois a Fidene assumiu e o próximo passo que se vislumbrava era o status de Universidade”, relembrou ele, destacando também às dificuldades do período. “ É bom dizer que na época, há mais de 20 anos, não surgia nenhuma universidade no país”, contou.

O professor fez referência ainda, como destaque da sua gestão, a aquisição da área para a construção do campus Ijuí. “Nós estávamos confinados lá naquele prédio (Sede Acadêmica), em expansão de cursos, e com dificuldade em acomodar todas as atividades. Surgiu então a possibilidade da compra de uma área que correspondente ao que hoje é metade do atual campus e logo em seguida surgiu oferta de uma outra área, praticamente com as mesmas dimensões, e aí nós compusemos esta área, compramos os terrenos, elaboramos o projeto arquitetônico do campus, que demandou bastante tempo, e começamos a construção. Quando entreguei a direção ao professor Baggio, nós tínhamos os dois primeiros prédios construídos”, relembrou ele.

Questionado sobre os desafios à frente para a instituição, ele observou a necessidade de manter às diretrizes norteadoras enquanto Universidade e, ao mesmo tempo, adequar-se às exigências de mercado e transformações no contexto global. “Um desafio para a instituição é de um lado se manter fiel as suas origens, seus propósitos e, de outro, acompanhar a evolução. Eu vejo como grande desafio a instituição conseguir viabilizar a continuidade das licenciaturas e cumprir esse papel que ela desempenhou até hoje, não só para a região, mas para o Brasil inteiro. Por outro lado, nós temos que acompanhar a evolução da sociedade, do mercado, o desenvolvimento é dinâmico e em cada fase exige profissionais em diferentes áreas, e nós temos também que ter essa capacidade e estar preparado para suprir estas necessidades”, analisou ele.

Ouça, na íntegra:

Nesta quarta-feira, 23, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, encerra o especial de entrevistas dos 60 anos de Ensino Superior, fazendo um resgate e avaliação do conteúdo veiculado na Unijuí FM a partir das falas dos ex-reitores e presidentes da Fidene. A entrevista vai ao ar a partir das 9h30.