Unijuí recebe pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Responsabilidade Social - Unijuí

Unijuí recebe pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Responsabilidade Social

A Unijuí comemora mais uma premiação recebida na noite desta quinta-feira, 30 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Universidade recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o troféu de Responsabilidade Social, premiação máxima conferida pela Assembleia Legislativa gaúcha, pelo Prêmio de Responsabilidade Social.

Instituído por Lei Estadual, o Prêmio de Responsabilidade Social é uma promoção do Parlamento Gaúcho, em uma parceria da Assembleia Legislativa do Estado com a sociedade civil. O título reconhece, no âmbito das organizações gaúchas, a realização de projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. Está a primeira vez que uma Universidade recebe a premiação máxima do Parlamento Gaúcho duas vezes seguidas.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destaca que o prêmio materializa todas as ações desenvolvidas pela FIDENE e suas mantidas. “No ano em que comemoramos 60 anos de ensino superior, ganhar o prêmio é um orgulho para todas as pessoas que fazem o cotidiano da Instituição, nos quatro campi. É um momento para fechar as comemorações deste ano, e já pensarmos em todas as nossas atividades para buscarmos o prêmio em 2018 novamente”, salientou a Reitora.

Sobre o prêmio

Para participar do prêmio, instituições de diversas categorias protocolam o Balanço Social, documento produzido anualmente. A comissão do Prêmio se baseia nele para conceder a premiação. As instituições que atingem um índice estabelecido, ganham o certificado. Dentro destes certificados, 20% dos melhores índices ganham a medalha. E, a que teve melhor desempenho, ganha o troféu, que é o caso da Unijuí. A Universidade desde 2001 atinge o índice necessário para receber o certificado, tendo ganho em 2015 a medalha e em 2006 e 2016 a premiação máxima, o que vai se repetir em 2017.

O prêmio é organizado por uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.

Finalista do prêmio Tema Norteador

A Unijuí também foi uma das finalistas na categoria de Tema Norteador do Prêmio, que este ano era voltado à equidade de gênero. A Universidade concorreu com o Projeto“Sala de Diálogo: da violência ao respeito”.

O Projeto, que é desenvolvido em uma parceria entre a Unijuí (representada pelos cursos de direito e psicologia), Penitenciária Modulada de Ijuí/SUSEPE e Ministério Público do RS, realiza intervenções junto aos autores de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, presos (preventiva ou definitivamente) no módulo de apoio da Penitenciária Modulada de Ijuí, buscando auxiliar na identificação e combate das causas motivadoras da prática dos atos violentos, buscando evitar a prática da reincidência e educar à não-violência contra as mulheres.

O Tema Norteador da 18ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social englobou cases de ações efetivadas em 2016, que representam práticas e ações para desenvolver formas de enfrentamento ao machismo, à violência de gênero e às desigualdades, tendo como base os Princípios para o Empoderamento das Mulheres, lançado pela ONU Mulheres, e Pacto Global.

Ouça a entrevista com a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring