Projeto Na Trilha dos Festivais: encerrando com Calhandra de Ouro - Unijuí

Projeto Na Trilha dos Festivais: encerrando com Calhandra de Ouro

Projeto Trilha dos Festivais da Unijuí FM finalizou o ano de 2017 com a transmissão da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana.

Não poderia ser melhor a etapa final do Projeto Trilha dos Festivais da Unijuí FM. Grandes composições, ótimos shows e momentos históricos e emocionantes. Tudo isso estando na casa da “Mãe dos Festivais”. Assim foi escrita a história da última transmissão da Unijuí FM em 2017, na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana (foto).

Em sua 40ª edição, o Festival que consagrou inúmeros intérpretes e compositores, imortalizando músicas que hoje são consideradas clássicos do nativismo, viveu mais uma vez dias marcantes no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Embora sem a estrutura e o aparato midiático de outrora, a Califórnia manteve o glamour e o status de Festival diferenciado.

Entre os concorrentes, renomados artistas, como Luiz Carlos Borges, Joca Martins entre outros. Isso tudo, aliado a shows resgatando músicas da própria Califórnia, como os de João de Almeida Neto e Mauro Moraes, criaram uma atmosfera singular e envolvente no público que prestigiava o evento e também naqueles que o acompanhavam pelo rádio ou na internet por meio da Unijuí FM.

Além disso, durante as transmissões, entrevistas históricas aconteceram.  Caso, por exemplo de Luiz Coronel, letrista vencedor de inúmeras Califórnias e que falou na Unijuí FM. Diretor de uma grande empresa de publicidade em Porto Alegre, onde reside, ele exultou a volta do comprometimento com a poesia e da arte criativa não só nos festivais, mas no cotidiano do país.

Também passou pelo microfone da Unijuí FM, Cassiano Mendes, ganhador juntamente com Pedro Guerra e Martim César Gonçalves, da 38ª Califórnia de 2014, com o “Homem Dentro do Espelho”. O cantor trouxe a própria Calhandra de Ouro para entrevista, registrando o momento de forma marcante, com o troféu histórico concebido pelo artista plástico e compositor Paulo Ruschel.

No final a Califórnia consagrou, nesta edição, a música “Um homem, um cavalo e um cachorro”, com letra e música de Silvio Genro, defendida por Luiz Fernando Baldez e Ricardo Tubino,  como grande vencedora. A música levou ainda o prêmio de vencedora da Linha de Manifestação Riograndense. "Aprendendo a morrer" foi a vencedora da Linha Livre. A música também ganhou o troféu de melhor letra. "Sobra de baile" ficou com o melhor lugar na Linha Campeira.

As paradas da Trilha

Ao todo,  em 2017, a Unijuí FM transmitiu sete festivais, num total de mais de 100 horas de programação dedicados aos eventos que são expoentes da cultura gaúcha. O  Canto Missioneiro, de Santo Ângelo,  O Carijo da Canção, de Palmeira das Missões, a Coxilha Nativista, de Cruz Alta, a Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, o Canto de Luz, de Ijuí,  o Moinho da Canção, de Panambi, e, finalmente, a Califórnia da Canção, de Uruguaiana.

O Projeto Trilha dos Festivais completou seu terceiro ano de atividades, gerando como resultado um acervo musical com mais de 300 composições novas, além da parceria com outras emissoras e a integração com o próprio meio artístico nativista. Para 2018, a ideia é que novos caminhos sejam percorridos com a Trilha dos Festivais. 

O projeto tem apoio de: Hospital de Caridade de Ijuí, VIP Rent a Car Locadora, Madeireira Leal, Cargnelutti Leilões, Chapa e Bife Restaurante, Erva Mate Seiva Pura, Odontovitta, Guia Fácil e Ramos e Copini Autopeças.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.