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A aula do jardim de infância na faculdade

Um dia desses, uma aluna me disse, sobre o componente de Tendências e Inovações Criativas: “adoro a nossa aula de jardim de infância.” Fiquei FELIZ com isso, e não apenas por ela adorar a aula, mas porque é aula de jardim de infância. A intenção é essa mesma: resgatar alguma coisa que se perdeu nessa vida louca que a gente leva. Resgatar o prazer de criar, simplesmente pelo criar, se sujar com tinta, recortar e colar figuras, grudar os dedos com cola, trazer sucata prá aula. Exatamente como fazíamos no tempo em que tínhamos 5 anos de idade, e os twitter, facebook e MSN não nos roubavam tanta a atenção. Exatamente como fazíamos quando ainda não nos impunham os conceitos de certo ou errado, verdadeiro ou falso. Marque apenas uma opção! Afinal só ela é correta...

Pois na comunicação social, no design, nas artes – e na vida da gente também - só o certo e o errado não nos satisfaz. Ás vezes precisamos achar outros caminhos e sair da rotina. Alimentar o cérebro com novas experiências, vivenciar outros conhecimentos, dar uma pausa para que novas ideias surjam.

Para pessoas que dependem da CRIATIVIDADE para trabalhar – caso clássico do meu público de futuros publicitários, jornalistas, relações públicas e designers – gerar ideias impactantes é uma tarefa que precisa ser exercitada.

A mente deve ser malhada como um músculo na academia: o resultado é sempre melhor.

Ter uma postura mais aberta em relação à vida, ser uma esponja que absorve conhecimentos variados, exercitar a curiosidade e o encantamento – assim como a criança depois de fazer o brinquedo com a sucata – são sempre dicas preciosas para quem quer ter uma vida mais criativa. Meus alunos vivenciam isso. Espero que vocês também possam, no jardim de infância na faculdade, ou em qualquer lugar desta louca vida!

Abraços virtuais

Profe Mel – Curso de Comunicação Social
PS:
aqui embaixo tem algumas imagens do trabalho dos meus aprendizes. Tudo se iniciou com a exibição do filme Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar de melhor documentário. O filme conta um pouco do trabalho do artista plástico Vik Muniz, que encontra no lixo a matéria prima para fazer arte e mudar a vida de algumas pessoas... eu recomendo!





Perfil de Administrador

Aline Ledermann Tizotte concluiu o curso de Administração da UNIJUÍ com o trabalho “O Registro de Administradores no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS): um estudo sobre a adesão dos administradores na área da Delegacia Regional de Ijuí-RS”. O objetivo do estudo foi identificar as razões que levam o bacharel em Administração, ao se formar, fazer ou não seu registro de administrador junto ao Conselho.

O trabalho foi divulgado na edição de janeiro/fevereiro da Revista Master, editada pelo Conselho Regional de Administração (CRA-RS). O TCC foi orientado pela professora Doutora Lurdes Marlene Seide Froemming.

O trabalho de conclusão caracterizou o perfil do público pesquisado. Outro ponto investigado foi a importância da regularização da profissão junto ao CRA-RS e à sociedade. O trabalho tratou, ainda, dos benefícios percebidos pelo administrador na vida profissional ao registrar-se ou não no CRA-RS. Aline também identificou como o Conselho está posicionado frente aos administradores.



Na prática da Engenharia

O pessoal de Engenharia Civil de Ijuí e Santa Rosa esteve visitando a Itaipu Binacional.

A programação foi organizada pela Coordenação do Curso e pelo Programa de Educação Tutorial (PET EGC).

Os alunos foram acompanhados pelos professores Bóris Sokolovics e Paulo César Rodrigues.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.

Além de Itaipu, o grupo visitou o Parque Nacional do Iguaçu, onde contemplaram as cataratas.



As vacas foram pro brejo...

Todos vocês devem ter ouvido falar na COW Parade. Esta manifestação artística de rua movimentou Porto Alegre no final do ano passado. Para além da criatividade das pinturas, desenhos, aplicações que os artistas inventaram nas vacas, o NOME delas também é um atrativo. Boa parte deles cria as obras se apropriando das palavras COW ou VACA. A vaca que imitava os táxis vermelhos de POA se chamava Váxi, por exemplo...

Pois a COW Parade é prá nós, publicitários, um ótimo exemplo de arte urbana. Cada vez mais a publicidade está indo para as ruas, tentando atingir de forma criativa os consumidores em momentos em que eles não estão na frente da TV ou da internet. E para fazer isso de forma criativa, buscamos ideias em outras áreas do conhecimento, especialmente a da arte. Por isso, os alunos de Publicidade (de design e de jornalismo também!!) desenvolveram no componente de Tendências e Inovações Criativas, um trabalho semelhante ao da COW Parade: criaram uma vaca e produziram - em papel - o seu projeto.

O resultado foi divertido e estimulante, a não ser por um detalhe... as vacas sumiram! Foram sumindo, uma a uma... Então, se alguém avistar uma vaca por aí com um nome meio estranho, me avisem! Vou buscar a danada! Ah, e se você tiver uma ideia do que aconteceu, deixa um comentário ali embaixo!

DECOWPITADA: deve ter virado churrasco. Afinal, metade do serviço já foi feito mesmo....

COWLETIVO: deve estar na garagem em manutenção

VACATRIZ: tava atrasada para o ensaio do grupo de teatro da Unijuí....

COWDREY: foi filmar a “Vaquinha de Luxo”

COWPATO: foi ver as tendências da moda de sapatos em Milão...

COWMEN MIRANDA: foi verificar se o Tico-Tico comeu todo o fubá

VACARLEY: foi tocar um reggae com o Chimarruts

COWRINGA: ta jogando po-po-poker face com a Lady Gaga

NESCOW: beberam tudo!

COWRREDORA: treinando prá São Silvestre! (Não tem foto, não deu tempo)

* Texto e fotos: Melissa Gressler Wilm, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda


Você usa jeans? Qual? Por que?

A acadêmica e formanda Francieli Gehm, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Três Passos, realizou uma pesquisa sobre o uso e compra da calça jeans no município de Três Passos. Francieli Christin Scheuermann Gehm realizou uma pesquisa com 260 estudantes de três escolas do município de Três Passos, das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). O estudo, que foi orientado pelo Professor Ariosto Sparemberger, constituí-se no trabalho de conclusão do curso.

Veja só os resultados da pesquisa:
O estudo constatou que a escolha da calça jeans entre os jovens entrevistados depende, principalmente, das características dessa peça do vestuário, tais como: o corte (37,25%), a cor (22,22%), a marca (16,65%) e o comprimento (10,46%). Também chama a atenção o fato de que mesmo antes dos cinco anos de idade, 52,69% dos entrevistados começaram a usar calça jeans, e antes dos 10 anos, mais de 80%.

O preço também é considerado no momento da compra, sendo que a maioria (55%) opta pelo preço e demais características ao invés da marca do jeans. Também verificou-se que os jovens sofrem influências que acabam contribuindo na hora da compra. As influências mais significativas são das pessoas que as acompanham no momento da escolha, de sua cultura, personalidade, do processo de aprendizagem com seus familiares, dos meios de comunicação, de sua renda média e de seus familiares, da classe social e da personalidade de cada um. Foram apontadas mais de setenta marcas usadas pelos jovens entrevistados, sendo que a maioria deles usa mais de uma marca. A motivação dos jovens em comprar calças jeans faz com que vão as lojas exclusivamente para adquiri-lo, mas na maioria das vezes acabam comprando alguma outra peça ou acessório para acompanhá-lo. Não são tidos fatores influenciadores o uso de apenas uma marca, a compra em apenas uma loja, e a religião – crença que orienta e influencia as atitudes.

Destaca-se ainda que as situações mais apontadas pelos jovens em que estes não usariam o jeans são: atividades físicas (24,61%), na piscina (9,24%), festa de gala e eventos formais (8,46%), num passeio (8,07%) e na praia (7,30%). Mesmo assim a calça jeans é peça básica e não podem faltar no guarda-roupa, na visão dos entrevistados.

Em termos de caracterização dos estudantes, a pesquisa identificou que entre os entrevistados são estudantes da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A maioria possui idade até os 18 anos, o que caracteriza o perfil dos entrevistados. Constata-se que a idade influencia na escolha do jeans, pois pessoas de diferentes idades possuem necessidades e gostos diferentes. Quanto ao sexo dos jovens a diferença foi muito pequena, sendo 48,47% do sexo feminino e 51,15% do sexo masculino.

O estudo conclui que o comércio varejista e as indústrias que confeccionam calças jeans precisam de investimentos em marketing em especial na realização de pesquisas de mercado o que possibilita identificar as características, necessidades e expectativas dos consumidores. Possibilitando o desenvolvimento e melhor uso das marcas e da adaptação os produtos ao mercado consumidor. A apresentação e divulgação dos produtos, assim como promoções deveriam ser mais exploradas pelo comércio de Três Passos.


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