LOCAL:

Por que fazer

Fazer o curso é fundamental a todos os profissionais envolvidos com ensino, de qualquer área do conhecimento, pelas seguintes razões:

  •  Porque não posso permaneçer somente com minha graduação atuando no ensino (público ou privado), já que a sociedade evolui e, com ela, a escola e, consequentemente, as metodologias e os conteúdos evoluem, alteram-se;
  •  A vida exige indivíduos engajados nos contextos em que circulam, de forma a utilizar, de forma, adequada os instrumentos empregados para mediar o conhecimento. O educador, antes de ser "professor de", deve ser capaz de entender isso, e o curso pretende contribuir nesse processo;
  •  É crucial, em meio às recentes alterações na legislação educacional, que eu tenha, como profissional de ensino, um diálogo efetivo com diferentes áreas do conhecimento, e, todas elas, sendo permeadas pelas tecnologias. Tal processo pode garantir uma consistente formação teórica, metodológica e interdisciplinar, para a inserção coerente, crítica e adequada à contemporaneidade, à vida em sociedade, e não apenas ao mercado de trabalho;
  •  Por ser no formato a distância, poderei fazer o curso no meu ritmo e sem a necessidade de deslocar-me à sala de aula presencial, com a mesma qualidade, e maior autonomia e disciplina;
Sabemos que não há o risco de o professor ser substituído pelo computador, mas há a certeza de que aqueles que souberem explorá-lo na prática didática terão mais mercado de trabalho (Araújo, 2007; Carnin et al, 2008). 
            
 

Objetivos

Objetivo Geral:
 
  • Auxiliar professores em atuação, de diferentes áreas do conhecimento, a qualificar sua prática docente, por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas articuladas às TIC, tendo como base estudos relacionados à área educacional.
 
Objetivos Específicos:
 
  • Facilitar a exploração e utilização de TIC em sala de aula, conforme as necessidades específicas do contexto vivenciado;
  • Aprofundar tópicos ligados ao ensino/aprendizagem numa perspectiva continuada da formação docente;
  • Oportunizar a professores de diferentes áreas o desenvolvimento de projetos práticos que visem à qualidade do ensino em escolas públicas e privadas, e em diversos contextos onde as TIC possam ser empregadas como elemento auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem.
 
 

A quem se destina

Graduados em Letras, Pedagogia e demais Licenciaturas; Profissionais que tenham interesse em utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de ensino, portadores de diploma de graduação em áreas afins;

Dias e Horários de Funcionamento

O início do período de atividades da turma está previsto para o dia 26 de agosto de 2013, e o término para 25 de agosto de 2015 .
 
Dentro desse período haverá a distribuição das disciplinas, sendo que cada professor terá turnos para atendimento no ambiente virtual CONECTA UNIJUÍ, de acordo com o cronograma do curso.
 
 A avaliação do desempenho do aluno, será baseada na realização de atividades avaliativas realizadas no decorrer da disciplina na modalidade a distância, por meio de diferentes instrumentos de avaliação, a serem especificados no Plano de Ensino, através do ambiente virtual CONECTA.
 
O aproveitamento escolar de cada aluno na modalidade à distância, que será expresso em notas de zero a dez pontos (0 a 10 pontos), sendo aprovado o pós-graduando que obtiver nota igual ou superior a sete (7) e tiver cumprido todas as atividades previstas durante a disciplina.
 
As atividades avaliativas por disciplina serão realizadas a distância. A avaliação presencial na modalidade à distância será uma sistematização dos conteúdos desenvolvidos em todas as disciplinas, terá como responsável o Coordenador do Curso, e irá acontecer em um único momento. A avaliação é individual e com duração máxima de três horas, obrigatoriamente realizada anterior à defesa do Trabalho de Conclusão do Curso e arquivada junto aos documentos do aluno. A nota obtida na avaliação presencial será registrada no histórico escolar sob a denominação de Sistematização e Avaliação.
* Os unicos momentos presenciais do aluno no curso será na sistemátização e Avaliação, e na Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. O local para a realização dos momentos presenciais, será escolhido no momento da matrícula.

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