TIPO:
Especialização
CARGA HORÁRIA:
400 horas/aula
LOCAL:
Online
INÍCIO DO CURSO:
15/09/2023

Por que fazer

A região Noroeste do Rio Grande do Sul se caracteriza como grande produtora de grãos (trigo, soja, milho, aveia entre outras) e de espécies forrageiras, destinadas à bovinocultura de leite. Estes sistemas produtivos são baseados na utilização de recursos naturais e dos meios de produção, muitas vezes de forma inadequada e ineficiente, com impactos sociais, econômicos e ambientais.

Dessa forma, é fundamental compreender e viabilizar alternativas mais sustentáveis que visem um melhor aproveitamento dos recursos nos sistemas produtivos e compreender os atuais processos de produção, as suas limitações e potencialidades e a partir disso, propor alternativas que garantam qualidade na produção dos alimentos com menores impactos socioambientais.

As influências das práticas de manejo sobre os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento das plantas podem melhorar significativamente as relações de produção no sistema solo-planta-animal-ambiente, por meio da abordagem sistêmica, considerando aspectos teóricos, científicos e técnicos.

O profissional participante do curso ampliará as suas competências e habilidades para o melhor entendimento da dinâmica dos sistemas de produção de grãos, propondo a discussão, reflexão e viabilidade no uso das tecnologias.

Espera-se que ao final do curso o profissional aprofunde seus saberes para a qualificação de seu exercício profissional.

Objetivos

Objetivo Geral

    O Curso visa capacitar profissionais na área de Plantas de Lavoura para analisar, conceber e manejar sistemas de produção de grãos com melhor utilização dos recursos naturais e produtivos com vista à sustentabilidade e lucratividade.

Objetivos Específicos

  • Ampliar o conhecimento das Plantas de Lavoura produtoras de grãos e coberturas do solo, que apresentem interesse econômico regional e nacional;
  • Estabelecer a discussão, reflexão e a proposição de tecnologias no campo das ciências agrárias considerando as relações solo-planta-atmosfera, ajustadas aos distintos sistemas de produção;
  • Capacitar metodológicamente para diagnosticar problemática de manejos de cultivos agrícolas, considerando de forma sistêmica, as práticas dos agricultores e os impactos destas na produção;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e propor melhorias de manejo nos sistemas técnicos de produção.
  • A quem se destina

    Egressos da Engenharia Agronômica, Engenheiros Agrônomos, profissionais das ciências agrárias que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de plantas de lavoura.

    Dias e Horários de Funcionamento

    As aulas serão ministradas de forma online, conforme especificado no cronograma:

    Sexta-feira: 
    Noite - 18h30min às 22h30min;

    Sábado:
    Manhã - 8h30min às 12h30min.

    Investimento

    R$ 198,29


    Desconto de 15% para egresso UNIJUÍ.

    Ver empresas conveniadas

    Compartilhe!