CARGA HORÁRIA:
LOCAL:

Por que fazer

A busca, pelas organizações, de uma gestão eficiente e/ou da obtenção de certificações internacionais em temas relacionados com o ambiente de trabalho, a segurança do trabalho, a segurança contra incêndios, os riscos industriais e os sistemas de gestão da segurança, higiene e saúde no trabalho, de acordo com o referencial OHSAS 18001, justificam a realização deste curso de pós-graduação.
Além disso, trata-se de uma oportunidade de complementação à graduação e aperfeiçoamento profissional, uma vez que os currículos atuais da graduação dão pouca ênfase ao conteúdo de segurança e saúde ocupacional nas organizações.
 

O curso busca desenvolver as competências do profissional para:
* Definir estratégias de segurança baseando-se em análise de riscos à segurança pessoal, patrimonial/ empresarial e da informação.
* Elaborar relatórios para subsidiar o planejamento estratégico das organizações no que concerne às questões de segurança pessoal, patrimonial/ empresarial e da informação.
* Dimensionar e organizar equipes de segurança e equipamentos.
* Subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de planos de desenvolvimento profissional de equipes de segurança.
* Apresentar projetos com clareza e objetividade, assegurando a consecução dos objetivos da comunicação.
* Implementar sistemas de Gestão de Segurança validados pela O.I.T. (Organização Internacional do Trabalho).
* Elaborar e implementar POPs para prevenção de perdas nas organizações.
 

Objetivos

Objetivo Geral:
Capacitar profissionais para atuar nas organizações no que tange as questões de segurança do trabalho, focando o planejamento e implantação dos sistemas de gestão integrados (SGI).
Objetivos Específicos:
  • Formar pós-graduados com responsabilidades de gestão da segurança;
  • Higiene e saúde no trabalho nas organizações públicas e privadas;
  • Oportunizar aos profissionais participantes, condições de melhorar seu desempenho frente às atividades técnico-profissionais;
  • Incentivar a participação dos profissionais nos programas de prevenção de riscos ambientais, acidentes e doenças do trabalho;
  • Aprofundar e adaptar o estudo da segurança e saúde no trabalho às necessidades regionais;
  • Estimular a produção científica na atividade prevencionista, através da realização de diagnósticos das condições de trabalho das organizações regionais;
  • Promover a troca de conhecimentos e experiências sobre segurança e saúde ocupacional entre os participantes.

A quem se destina

Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que atuem ou desejem atuar no campo de Prevenção, Perdas e Segurança do trabalho nas Organizações.

É permitida a participação de alunos especiais, graduados ou não-graduados, em até um terço do total das vagas oferecidas pelo curso. O aluno especial pode cursar componentes curriculares, mediante solicitação de matrícula, com exceção do Trabalho de Conclusão de Curso.

Dias e Horários de Funcionamento

Sextas Feiras: 18 às 22 horas;
Sábado: 8 às 12 horas e 13:30 às 17:30min.
 

Compartilhe!