CARGA HORÁRIA:
LOCAL:

Por que fazer

O projeto do curso objetiva estudar e aplicar técnicas no preparo de refeições conservando a qualidade nutricional e sensorial dos alimentos e os aspectos culturais que envolvem o processo de cozinhar. Conhecer as técnicas gastronômicas da cultura brasileira, especialmente a gaúcha, em consonância com as demais culturas. Possibilita ao profissional da área de Alimentação e Nutrição atuar em um mercado que perpassa toda a cadeia de produção de alimentos e refeições.

Desafiar o pensamento crítico sobre a soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade alimentar, processos de produção de alimentos e refeições, palatabilidade e imagem visual são itens importantes na construção de conhecimentos da interface gastronomia e nutrição.

Objetivos

Objetivo Geral
  • Capacitar os profissionais para a gestão em gastronomia e a aplicação das técnicas gastronômicas na alimentação e nos serviços de alimentação e nutrição (escolas, clínicas, spas, hospitais, empresas, restaurantes, bares).

Objetivos Específicos
  • Conhecer a história da alimentação e as cadeias de produção de alimentos.
  • Identificar os processos químicos e bioquímicos dos alimentos e da nutrição.
  • Aplicar as técnicas gastronômicas na produção de refeições para indivíduos e coletividades sadias e enfermas.
  • Realizar práticas gastronômicas e vivências em diferentes áreas de atuação em gastronomia e nutrição.
  • Estudar a gastronomia de diferentes culturas com ênfase na gastronomia brasileira e gaúcha.

A quem se destina

Nutricionistas, Gastrônomos, Historiadores, Tecnólogos de Alimentos, Químicos de Alimentos, Graduados em Hotelaria e áreas afins.

Dias e Horários de Funcionamento

As aulas serão quinzenais, nas sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 21h30min, nos sábados, das 8h30min às 11h30min.  

Compartilhe!