LOCAL:

Por que fazer

O curso possibilitará que os treinadores esportivos e professores de Educação Física constituam novos saberes e competências para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de processo de ensino e aprendizagem dos esportes, podendo qualificar o nível de atuação de crianças, jovens e adultos, contribuindo para a prática esportiva em âmbito recreativo e de lazer, contribuindo com a saúde dos participantes.

Objetivos

Objetivo Geral

    Proporcionar a constituição de saberes contemporâneos relacionados ao processo de ensino e treinamento esportivo, capacitando treinadores e professores de Educação Física para atuarem de forma humanista e crítica, com competências necessárias para intervir profissionalmente com base em pressupostos científicos, epistemológicos, filosóficos e na conduta eticamente responsável, visando garantir o direito de aprendizagem e de atuação esportiva dos alunos e jogadores.

 

Objetivos Específicos

- Planejar, desenvolver e avaliar unidades de ensino para esportes com interação entre adversários, pautando-se no modelo de ensino situacional ativo para o desenvolvimento de saberes procedimentais, comprometendo-se eticamente com o direito de aprendizagem dos participantes;

- Utilizar recursos tecnológicos como ferramentas diagnósticas para realizar a leitura do nível de atuação de indivíduos e equipes em esportes com interação, visando um planejamento coerente com as dificuldades de cada indivíduo/grupo, atuando de forma ética e responsável;

- Selecionar e utilizar instrumentos de avaliação adequados para aferir o nível de desempenho dos jogadores em esportes com interação, atuando com criticidade, reflexividade e ética;

- Treinar jogadores em consonância com as intenções táticas e técnicas e de acordo com os diferentes subpapéis, considerando os sistemas de jogo de ataque, transição e defesa, aplicando as regras básicas das modalidades, atuando de forma estratégica e ética;

- Estabelecer relações entre o esporte e sua lógica externa, reconhecendo-o como um fenômeno sociocultural e propondo práticas que promovam hábitos saudáveis para o convívio social, sobretudo, evitando preconceitos e discriminações, atuando de forma criativa e empática;

- Analisar, propor e avaliar planejamentos para condução da formação esportiva à longo prazo, nas categorias de base até a juvenil, considerando os cuidados éticos com as implicações psicossociais presentes no processo, atuando com responsabilidade e ética;

- Analisar, (re)criar, implementar e avaliar estratégias de abordagem da competição esportiva, considerando a motivação de crianças e jovens para ingresso, permanência e abandono do esporte, bem como a influência de treinadores e pais nesse processo, atuando com criatividade e proatividade.

A quem se destina

Profissionais de Educação Física que atuam com o ensino e/ou treinamento de modalidades esportivas em escolas, clubes, programas esportivos, escolinhas, projetos sociais, entre outros.

Dias e Horários de Funcionamento

As aulas serão online, síncronas pelo Google Meet:

Sexta-feira: 18h30min às 22h30min
Sábado: 8h às 12h

Compartilhe!