Webinars: Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos de Pandemia

Apresentação

O evento destina-se à pensar nos desafios educacionais implicados em tempos da pandemia da Covid-19, abrindo um diálogo aberto sobre o significado da arte de educar e da ação docente em torno das temáticas do conhecimento, da escola, e da educação do corpo.Vislumbra-se construir um modo de análise que permita um enfrentamento da crise a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e da análise concreta de suas realidades.

Abre uma interrogação radical sobre o que significa pensar a construção do conhecimento nos tempos de pandemia em diferentes áreas de saber, bem como com a relação com a educação corporal e a constituição identitária. Enfoca como o tema da afetividade, da estética, do imaginário e do reconhecimento podem se tornar elementos instituintes dos processos de ensino e educação em tempos de Pandemia. Considera, para tanto, o envolvimento de vozes e narrativas dos diferentes sujeitos da educação (docentes, discentes, famílias, gestores).

Objetivos

Compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar (professores, pais, gestores, estudantes), os principais desafios implicados na educação em geral, e na escola de forma particular, em tempos de pandemia da Covid-19, criando modos de ação e intervenção docente que considerem de forma simultânea: a) as principais questões envoltas com o problema do conhecimento, da educação corporal e da construção identitária dos estudantes; b) os diferentes enfoques pedagógicos e metodológicos que estão sendo criados e seus vínculos com a dimensão afetiva, estética, imaginária, lúdica e de reconhecimento.

Compartilhe!