Engenharia Elétrica
Bacharelado

Prepara você para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Com consultoria nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética e, ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial.


ONDE CURSAR:
IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

  • Para além das atividades curriculares, os estudantes do curso de Engenharia Elétrica são estimulados a participar de ações multi e interdisciplinares de pesquisa e extensão vinculados a grupos institucionais em atividades orientadas por docentes nos   laboratórios vinculados ao curso, incluindo estágios em concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; indústrias; cooperativas de eletrificação rural; escritórios e empresas de engenharia e nos demais locais compatíveis com essa profissão.

  • O curso disponibiliza os seguintes laboratórios de ensino: Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital (LEAD); Laboratório Máquinas Elétricas (LAME); Laboratório de Eletrotécnica (LaE); Laboratório Automação e Controle (LAC); Laboratório Simulação Digital (LSD); Laboratório Sistema de Potência (LaSP) e Laboratório de Robótica (LaRo).

  • Outros laboratórios poderão ser acessados pelos alunos no Espaço Mais Inovação Unijuí: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/34866-espaco-mais-inovacao-unijui-tera-ambientes-dinamicos-para-uso-da-comunidade

      O que é cada um dos espaços:

    • Laboratório de Desenvolvimento de IoT – Espaço dedicado ao desenvolvimento de aplicações e cursos de capacitação onde empresas, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores de diversos segmentos podem desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender as aplicações para internet das coisas.
    • Laboratório Smart Grid – Ambiente maker com acesso a tecnologias e ferramentas que potencializam a partilha de conhecimentos e a criação de sinergias, com foco no uso de tecnologia da informação para fazer com que os sistemas elétricos sejam mais eficientes (econômica e energeticamente), confiáveis e sustentáveis.
    • Espaço de Ideação – Espaço lúdico, para atividade em grupo ou individual, voltado para estimular a criatividade e iniciar um processo de inovação, com insumos de informática, softwares, processos e ferramentas criativas para auxiliar no teste de ideias, criação de conceito, desenvolvimento de protótipos e modelos de negócios.
    • Espaço Coworking – Espaço equipado para uso compartilhado por empresas e profissionais de áreas diversas, que valorizam a inovação, a criatividade, a troca de experiências e uma rede de contatos forte e colaborativa.
    • Sala de Realidade Aumentada (RA) - Combina elementos virtuais e reais, proporciona interação em tempo real e é concebida em três dimensões. A aplicação da RA estende-se para diversas áreas. É um espaço para desenvolvimento e testes de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem de uso dos recursos de Realidade Aumentada.

         

        A Estrutura Curricular do Curso:

        - O Currículo da Graduação Mais em Engenharia Elétrica está estruturado em 10 módulos, sendo que cada módulo aborda temas específicos e com o objetivo de formar engenheiros a partir do desenvolvimento de competências;
        - Cada módulo oferece em média cinco disciplinas presenciais e uma a distância. No transcorrer do curso o aluno é desafiado a vivenciar situações práticas da área a partir de problemas reais propostos pela comunidade em cinco Projetos Integradores (PI), que, entre outros temas, abordam os Grandes Desafios da Engenharia, a Modelagem Matemática e Cidades Inteligentes.

        - O curso está integrado com os demais cursos da área Tecnológica da Unijuí, como a Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia da Produção;

        - Através da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) o aluno pode dar seus primeiros passos na inovação e empreendedorismo. A AGIT atua como uma instância articuladora e facilitadora de instituições, integradora dos processos administrativos e jurídicos de inovação e tecnologia desenvolvidos prioritariamente a partir da interação Universidade – Empresa. Seu objetivo principal é ser o elo entre a academia, setor empresarial e o governo.

      • Você preparado para

        Atuar em empresas de distribuição de energia elétrica, urbana e rural; sistemas de energia; planejamento, supervisão e execução de projetos elétricos; na qualidade de energia e eficiência energética; automação residencial, comercial e industrial; eletrônica; manutenção e desenvolvimento industrial. Nestas áreas de formação, o egresso é preparado para fazer uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, alinhado ao progresso social e preservação do meio ambiente.