Biomedicina
Bacharelado

Avaliado com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso prepara você para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, com ênfase para atuar na área de Patologia Clínica.

Capacita o Biomédico para a realização, interpretação e emissão de laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos, microbiológicos, imunoquímicos, parasitológicos e histoquímicos, bem como, exames de biologia molecular e análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de biossegurança. A partir dos princípios do sistema único de saúde, para o exercício da cidadania e da profissão, considerando a realidade e as necessidades regionais.


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
4 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

No Curso de Biomedicina da UNIJUÍ, a sua formação é ampla - assim como as possibilidades da sua futura profissão. O curso prepara você para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com ênfase para atuação na área de Patologia Clínica.

O profissional habilitado em Patologia Clínica pela Unijuí tem competência para coletar amostras biológicas Humanas e realizar todos os tipos de exames de Análises Clínicas Humanas e Animais, emitir e assinar os respectivos laudos. Além disso, pode assumir responsabilidade técnica e gestão de laboratórios de análises clínicas. As principais áreas de execução de exames são: hematologia, citologia, microbiologia, imunologia, bioquímica e  parasitologia, bem como, exames moleculares, hematológicos pré e pós-transfusionais e toxicológicos, dentro dos padrões de qualidade e normas de biossegurança.

As vivências acontecem nas Atividades Acadêmicas e, também, nas práticas de pesquisa e na Iniciação Científica - como há proximidade com o curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, você pode entrar no mundo da pesquisa, na Unijuí ou em diferentes instituições no país e no exterior, ainda na graduação. 

Aqui, o seu aprendizado está conectado com a prática em laboratórios, desde o primeiro semestre, e nas atividades voluntárias e nos estágios curriculares, que permitem que você viva o mundo do trabalho de perto, possibilitando a execução de exames nas mais diversas áreas de atuação do Biomédico Patologista Clínico de forma integrada na Rede de Atenção à Saúde da região.

Informações sobre as matrículas:

O Curso de Biomedicina Mais, apresenta inovações, um currículo por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional. Nossos estudantes passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.

Você preparado para

Atuar nas áreas da Patologia Clínica, pesquisa na área da saúde e gestão em saúde, em diferentes níveis de complexidade, nos âmbitos administrativos público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho, com os os serviços de saúde relacionados ao diagnóstico, Centros de Pesquisa, instituições de ensino, hospitais, consultório/clínicas, unidades básicas de saúde, serviços de vigilância sanitária e setores industriais.