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Por que fazer

    Vários fatores contribuem para que se repense uma Pedagogia para a infância, entre os quais: o avanço de estudos e pesquisas recentes sobre a infância e seu modo de se relacionar com o mundo, a inclusão da Educação Infantil (a partir dos quatro anos de idade na Educação Básica);  a organização do Ensino Fundamental em ciclos, com um ciclo inicial em que aprender a ler e a escrever sobressai como objetivo mais relevante; a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental, obrigando redimensionar a prática inicial da língua escrita, fazendo-a estender-se a essas crianças, até agora atendidas segundo as Diretrizes da Educação Infantil.
 
    Esta especialização visa o compromisso de contribuir na superação das distorções que ocorrem, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, em uma concepção integrada de Educação Básica, ampliando as possibilidades das aprendizagens das crianças, incorporando novas metas e produzindo novos conhecimentos através de projetos que tenham a cultura infantil como referência. Propõe uma reflexão sobre os efeitos desses fatores na organização e na prática educativa da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de modo a proporcionar uma pedagogia integrada, tendo a infância e seus direitos de aprendizagem como centralidade.

Objetivos

Objetivo Geral
  • Resgatar a dimensão política - pedagógica e interdisciplinar da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mediante debate acerca destes na perspectiva de produzir propostas pautadas na lógica dos sujeitos contribuindo na formação de cidadãos usuários e produtores de conhecimentos significativos para a vida em sociedade.
Objetivos Específicos
  • Compreender e problematizar as políticas públicas, na organização de práticas educativas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da reconstrução de uma "práxis de participação" plena das crianças;
  • Realizar estudos e propor estratégias para a melhoria da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em seu contexto;
  • Dialogar teoricamente com o fazer cotidiano da escola;
  • Desenvolver a capacidade de analisar os princípios educativos e metodológicos da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica;
  • Analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para promover o desenvolvimento integral das crianças.

A quem se destina

O curso visa atender demandas de formação continuada de egressos do Curso de Pedagogia, docentes e gestores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como de egressos de outras licenciaturas que possuam interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos com foco nos Anos Iniciais e na Educação Infantil.

Dias e Horários de Funcionamento

As aulas serão nas quintas e sextas feira a noite, das 19h15 às 22h15.


Serão contabilizadas 6 horas aula a cada semana, sendo que o curso terá um percentual de até 20% destinado para atividades não presenciais, desenvolvidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Conecta Unijuí.

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