LOCAL:

Por que fazer

Um dos graves problemas que afetam o sistema de ensino é a sua incapacidade para compreender a diversidade de fatores pessoais e sociais que estão implicados nas aprendizagens. 

Diante dessa realidade, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado visa capacitar profissionais da área da educação para atuar neste contexto, atendendo as diferentes especificidades na educação especial e promovendo uma compreensão do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns. Para isso, o curso prepara o aluno para a escola inclusiva e para a reflexão sobre a problematização e a construção do conhecimento sobre as diferenças no contexto da aprendizagem nas especificidades da deficiência, transtornos globais do desenvolvimento visando capacitar profissionais para trabalhar no atendimento educacional especializado.

Objetivos

  • Desenvolver competências específicas na área da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado contemplando as dimensões dos sujeitos público alvo desta modalidade de ensino.
  • Oferecer formação e qualificação aos profissionais na área da Educação Básica para atuar na educação especial.
  • Contribuir na formação continuada de professores visando uma qualificação profissional mediante o exercício da reflexão e da socialização de experiências.
  • Possibilitar o conhecimento das especificidades da Educação Especial  referentes aos  seus sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos fornecendo subsídios teórico-metodológicos à ação dos profissionais, para estimular o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva com relação ao processo de inclusão escolar em atendimento educacional especializado nas salas de recursos.

A quem se destina

Profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, serviço social, terapia ocupacional, demais licenciaturas e áreas afins.

Dias e Horários de Funcionamento

As disciplinas serão ofertadas nos meses letivos, em finais de semana alternados, com aulas nas sextas-feiras, no turno da noite, das 18h às 22h, e sábados  no turno da manhã, das 9h às 13h, e no turno da tarde das 14h às 18h.
 
O curso terá um percentual de até 20%, destinado para atividades não presenciais, desenvolvidas pelo ambiente Conecta, conforme disposto no cronograma do curso.

Compartilhe!