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Por que fazer

O curso visa uma formação consistente na perspectiva de entender o fazer docente como um processo que contempla uma abordagem reflexiva para a prática, na prática e da prática. E, considerando que “[...] avanços científicos e tecnológicos da sociedade atual promovem um novo olhar sobre o ensinar e o aprender” (GROENWALD; DANTAS; DUDA, 2017, p. 170) é indispensável, na organização do ensino, o uso de recursos das tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, torna-se necessária a apropriação, pelos professores, de conhecimentos pedagógicos relacionados ao uso de tais recursos. Nesse sentido, um dos eixos estruturadores do curso são as tecnologias digitais da comunicação e informação, entendidas como recursos capazes de promover o estabelecimento de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.

O curso estrutura-se segundo concepções que consideram tendências atuais no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em Matemática, além de aprofundar temáticas específicas dessa área, na perspectiva de problematizar, compreender, avaliar e ressignificar a prática docente.

Objetivos

Objetivo Geral

- Construir, com o licenciado em Matemática ou áreas afins, espaços que primam por uma formação sólida na perspectiva de entender o fazer docente como um processo que contempla uma abordagem reflexiva para a prática, na prática e da prática, por meio de estudos e discussões consistentes que consideram concepções e tendências atuais no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em Matemática para a Educação Básica.

Objetivos Específicos

- reconhecer como problema a não aprendizagem em Matemática por estudantes de Educação Básica e a partir deste reconhecimento, considerar a necessidade de colocar o estudante em atividade de estudo por meio da proposição de atividades de ensino pelo professor.

- aprofundar temáticas específicas da Matemática da Educação Básica, na perspectiva de problematizar, compreender, avaliar e ressignificar a prática docente;

- compreender as tecnologias digitais da comunicação e informação como recursos capazes de promover o estabelecimento de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática;

- apropriar-se de conhecimentos pedagógicos relacionados ao uso de tecnologias digitais da comunicação e informação como recursos no processo de ensinar e de aprender Matemática;

- compreender e identificar, por meio de discussões consistentes, possibilidades de organizar um ensino que considera como o estudante da escola de Educação Básica aprende Matemática.

- ressignificar a prática docente à luz de novos marcos teóricos, científicos, epistemológicos e didático-pedagógicos;

- desenvolver estratégias conceituais e metodológicas que favoreçam a autonomia, a reflexão, a crítica e a inovação na ação docente;

- estudar aspectos relativos à educação escolar visando o enfrentamento de problemas evidenciados ao ensino e a aprendizagem da matemática.

A quem se destina

Licenciados em Matemática ou áreas afins (Física, Química e Estatística), sejam professores de matemática do ensino fundamental - anos finais- e/ou médio, que estejam ou não em exercício profissional.

Dias e Horários de Funcionamento

Dias da semana:

Sexta-feira  (tarde e noite) e sábado (manhã)

Horários:

Manhã: 9h30min às 13h30min

Tarde: 13h30min às 17h30min

Noite: 18h30min às 22h30min

- Serão contabilizadas 12 horas aula por final de semana.  Serão realizadas atividades orientadas desenvolvidas com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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