Educação Física - EaD
Bacharelado ou Licenciatura

O curso de bacharelado em Educação Física prepara você para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, no planejamento e condução de projetos de iniciação esportiva, no planejamento e avaliação de exercícios físicos em diferentes espaços sociais e com distintos grupos populacionais.  

O curso de licenciatura em Educação Física prepara você para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreeendedora e inovadora, na sua carreira e na sua área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, em instituições educacionais não-formais, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural, política e econômica do seu meio, com base em competências filosófica e técnico-científicas. 


HORIZONTINA, IJUÍ, PALMEIRA DAS MISSÕES, PANAMBI, PORTO ALEGRE, ROSÁRIO DO SUL, SANTA ROSA, TENENTE PORTELA

DURAÇÃO:
5 ANOS

O curso na Unijuí

A formação dos graduados em Educação Física da Unijuí tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobra-se em duas etapas, sendo uma Etapa Comum e outra Específica, correspondendo cada uma a 50% da carga horária total do curso.

Na Etapa Comum, os estudos centram atenção na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física. Na Etapa Específica, são abordados saberes específicos do Bacharelado ou da Licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso.

  • O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início, os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real, atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, especialmente via resolução de situações-problemas, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento;
  • O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática: academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, pista de atletismo, campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros;
  • Diversas possibilidades de bolsas via programas, projetos e estágios remunerados;
  • Apresenta relação direta com a pesquisa, a pós-graduação e a extensão no processo de formação;
  • Professores doutores e pesquisadores integrantes de redes nacionais e internacionais de pesquisas.

    Você preparado para

    Com o curso de Educação Física da Unijuí o estudante está preparado para cuidar, educar e ensinar outros seres humanos por meio das diversas práticas corporais no âmbito da saúde, do ensino e do lazer, de forma comprometida, ética e inovadora.