Ciências Biológicas
Bacharelado

No Meio Ambiente e na Biodiversidade, na Biotecnologia, na Produção, na Saúde, somos da Biologia.  


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
4 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

Para quem se encanta pelo estudo da natureza, ver de perto as várias espécies de plantas, animais e outros seres vivos é fundamental. É por isso que na graduação em Biologia da Unijuí os estudos de campo são parte importante do currículo, você terá a sua disposição uma área experimental e de ensino de 236 hectares, chamada IRDER, a Escola Fazenda da Universidade, onde são realizadas atividades práticas e de pesquisas.
Essa vivência também acontece dentro da Unijuí, na área verde do campus de Ijuí e, naturalmente, dentro dos laboratórios que abrigam coleções biológicas. Ao longo do curso, você vai aprender na prática a sua profissão.
As vivências acontecem nas Atividades Acadêmicas e, também, nas práticas de pesquisa e na Iniciação Científica - como há proximidade com cursos de Mestrado/Doutorado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Educação nas Ciências e Atenção Integral à Saúde, você pode entrar no mundo da pesquisa ainda na graduação.
E tem mais, você sabia que o Curso de Ciências Biológicas da Unijuí é um dos únicos cursos da Região que conta com o Programa de Educação Tutorial, o PETBio? O PETBio é composto por um grupo de estudantes (bolsistas remunerados, voluntários ou colaboradores) sob a orientação de um professor tutor.  As atividades realizadas pelo PETBio possibilitam ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. Venha conhecer o PETBio, seja um(a) petiano(a) voluntário(a) ou um colaborador(a) do PET-BIO Unijuí!
 Além dessas, há várias outras áreas de atuação dos estudantes de Biologia, indo de Laboratório de Análises Ambientais e Alimentos, Laboratório de Botânica, Laboratório de Zoologia, Laboratório de Análises Clínicas - enfim, as possibilidades são muitas!

Informações sobre as matrículas:

O Curso de Ciências Biológicas Mais, apresenta inovações, um currículo por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional. Nossos estudantes passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.

Você preparado para

Planejar e executar diagnósticos para a análise e avaliação da qualidade ambiental, para propor e implementar  intervenções,  para a tomada de decisão na gestão do Meio Ambiente e Biodiversidade de uma determinada área ou região. Você poderá atuar em empresas públicas e privadas de tecnologia, de diagnóstico, gestão e licenciamento ambiental, em museus, jardins zoológicos, jardins botânicos, organizações não governamentais, órgãos públicos como secretarias estaduais e municipais de meio ambiente, agricultura, saneamento e saúde. Poderá prestar assistência, assessoria e consultoria; gerenciamento, fiscalização; realizar estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e socioambiental.