Concepções de Currículo Integrado em Processos de (Re)Construção do Ensino Médio e Licenciatura Com Formação Estruturada Pela Problematização de Situações Práticas

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/07/2013 até 30/10/2024

Participantes:

Resumo:

O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um processo de investigação-ação crítica (CARR; KEMMIS, 1988) com vistas a analisar concepções de integração curricular e de currículo integrado expressas (implícita ou explicitamente) em discursos de políticas públicas e de professores participantes/vinculados a cursos acompanhados, a partir do pressuposto de que usar conhecimentos de diferentes áreas/disciplinas para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes pontos de vista é o caminho que potencializa a constituição da interdisciplinaridade. O projeto decorre de ações de parceria colaborativa, já existentes, entre pesquisadores das quatro instituições participantes, que têm vivenciado estudos e interações visando avançar nos conhecimentos sobre o objeto de investigação acima mencionado, articuladamente a ações desenvolvidas no âmbito do Gipec-Unijuí (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação nas Ciências). Nas quatro instituições estão em desenvolvimento projetos de curso (ensino médio/licenciatura) relacionados, de alguma forma, com a perspectiva da integração curricular e, nesse contexto, propõe-se analisar as concepções de currículo integrado expressas em documentos oficiais e em publicações da literatura. Propõe-se analisar, também, as concepções epistemológicas e pedagógicas manifestas pelos sujeitos de pesquisa (professores que atuam nos cursos/instituições) sobre práticas curriculares associadas com o objeto de pesquisa (currículo integrado). Com apoio teórico focado na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2001), a atenção estará orientada para a análise de relações entre as concepções identificadas e as formas como diferentes conceitos estruturantes do pensamento e linguagem próprios a cada ciência/disciplina co-participam nas abordagens/explicações sobre situações práticas (objetos complexos) em estudo, em diferentes contextos. A abordagem qualitativa de pesquisa abrangerá análise documental, registro e degravação das falas dos sujeitos de pesquisa, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi-estruturadas, além de diários de bordo, com vistas à análise das concepções subjacentes aos processos críticos de investigação-ação. Para analisar as concepções subjacentes aos processos de inovação curricular em desenvolvimento, nos cursos de ensino médio e licenciatura das quatro instituições participantes, será desenvolvido um processo da investigação-ação que se baseia na seguinte questão de pesquisa: Quais diferentes conhecimentos co-participam da organização do currículo integrado dos cursos abrangidos? Quais relações são estabelecidas entre conceitos das diferentes disciplinas, nas explicações de situações reais ou temas em estudo. Quais concepções de currículo integrado são subjacentes aos processos acompanhados? Busca-se analisar concepções de currículo integrado com vistas a compreender a especificidade e a diversidade dos conhecimentos participantes dos processos de organização do currículo integrado e quais relações entre diferentes conceitos (cotidianos, disciplinares) são estabelecidas nos processos acompanhados. Tem-se como hipótese básica que explicitar as concepções de currículo integrado, na perspectiva de reconstruí-las, nas interações, potencializa a articulação de conhecimentos diversificados mobilizados, problematizados e (re)significados em processos de explicação de situações práticas ou temas em estudo, permitindo a concretização de processos de integração curricular que ampliam a formação científica e tecnológica, tanto no que se refere ao desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes quanto ao desenvolvimento profissional dos professores. Neles, a inovação da formação para o trabalho em sentido amplo tem como centralidade o desenvolvimento intelectual, humano e social para a vida, vista como um todo.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.