Appgo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - Anos 5 e 6 - 2024/2025

Duração: 02/01/2024 até 31/12/2025

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Participantes:

Resumo:

A história da humanidade é permeada por momentos de transformações que impactaram profundamente a realidade em diferentes áreas e também de forma simultânea. Já enfrentamos períodos semelhantes como as revoluções do Iluminismo, no século XVIII e a Revolução Industrial, século XVIII. Além disso, a Revolução da Informação, conhecida como Revolução Tecnológica-Científica-Informacional, onde a informação se tornou a matéria-prima fundamental e a tecnologia passou a permear todas as atividades humanas, aplicando sua lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, em um fenômeno que cresce de forma exponencial. Tudo indica que o século XXI está vivenciando uma transformação que pode ser denominada de Revolução Digital. Isso vai além de uma simples inovação em tecnologia, e refere-se a uma transição profunda de ideias, padrões, concepções, paradigmas e princípios, em função da gama desmedida de informações que circulam de forma ininterrupta. Essa imersão intensa nas tecnologias digitais de informação está moldando a percepção dos indivíduos em relação ao trabalho e à educação, aspirando que esta última os influencie a refletir, agir, sentir e tomar decisões. Impulsionados pelo cenário pandêmico, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se o principal meio pelo qual as atividades educativas passaram a ser desenvolvidas, gerando uma nova forma de convívio, um novo espaço de sala de aula, com novas formas de organização e com uma abrangência espaço-temporal muito maior. Com o impacto da pandemia novas metodologias adequadas ao contexto virtual fizeram-se necessárias de forma mais intensa. Um novo formato de interação tornou-se habitual, implicando que novas ferramentas, metodologias e apps fossem criados a fim de seguir qualificando as interações tecnológicas e potencializando as experiências de ensinar e aprender. Assim, o Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - ano 5 e 6 - pretende seguir atuando no desenvolvimento de apps para qualificar o ensino de Matemática e Português e inclui, nesta edição, uma nova área do conhecimento, a Física. Assim, o primeiro ano do projeto será focado no desenvolvimento do novo app (PhysicGo) voltado inicialmente para o Ensino Médio. A projeção é o lançamento e disponibilização da primeira versão do app junto às escolas de ensino médio para alunos e professores, no terceiro trimestre de 2024. Para os apps já existentes (MathGo e PortGo) estão sendo propostas as seguintes ações norteadoras: Para a área da Ciência da Computação: a) adequar os aplicativos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); b) criar uma base de dados com as respostas dos usuários para determinar habilidade e competência de cada aluno, utilizando recursos de IA (like linkedin). Para a área do Design: a) explorar os princípios de Experiência do Usuário (UX) no aplicativo PortGO; b) criar uma identidade de marca para o PhysicGO para ser aplicada junto aos usuários; e c) desenvolver os elementos visuais das competições/desafios a serem executados. Para a área de Letras-Português: a) ampliar o banco de questões para o Ensino Fundamental (módulo Jogar); b) desenvolver conteúdo e criar o módulo Estudar nas etapas de Ens. Fund. e Médio; c) Desenvolver o tópico ?Redação? junto ao Módulo Estudar/Ensino Médio, com dicas de Redação e acesso às ?redações nota mil? no ENEM; e d) potencializar ações de interação com professores da educação básica para contribuírem com os bancos de questões. Os apps podem ser acessados por meio dos domínios www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br. Também destaca-se a homologação do Registro de Software dos Apps MathGO processo nº: 512018001094-6 e PortGO, processo nº: 512021002136-3.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.