Interações Socioculturais no Ambiente Articuladoras de Ações Educativas na Produção e Desenvolvimento de Currículo

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 18/03/2018 até 30/12/2020

Participantes:

Resumo:

Este projeto propõe estudar interações socioculturais no ambiente e suas articulações com a produção e desenvolvimento do currículo na perspectiva da Educação Ambiental. Identificar se os currículos disciplinares praticados nos cursos de licenciatura conseguem superar a lógica da fragmentação e da linearidade dos conteúdos escolares, tão discutidos e refletidos atualmente. Durante a vida escolar e acadêmica, o tema Educação Ambiental (EA)está sempre presente, de alguma forma, tanto dentro como fora da sala de aula esta temática é abordada de forma superficial e descontextualizada. De outra forma, professores, estudantes e comunidade poderiam intervir para buscar soluções práticas e eficientes na resolução de situações-problemas relacionadas a preservação do ambiente ao qual estão inseridos. A partir dessas reflexões diferentes maneiras de desenvolvimento curricular emergem, assim, o contexto percebido a partir da perspectiva comum pode possibilitar uma análise científica e articuladora de mudanças efetivas nos processos de ensinar e de aprender. Tem como objetivo principal Pesquisar e refletir sobre a relevância científica e social da Educação Ambiental na promoção de mudanças de atitudes dos sujeitos, na interação sociedade e ambiente através da investigação da ambientalização curricular nas diferentes Instituições Educacionais. A metodologia baseia-se na pesquisa quantitativa e qualitativa. Análise documental, produção coletivamente e acompanhamento pela investigação-ação novas estratégias para o desenvolvimento curricular, elaboração e desenvolvimento de protocolos para a avaliação rápida de ambientes adequados para estudantes da educação básica e superior, produção e edição de fotos e mapas conceituais, bem como, publicação de artigos em revistas científicas, eventos relacionados e produção de material bibliográfico.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.