Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na Formação Inicial e Continuada de Professores: Contribuições a Organização Curricular

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 03/03/2014 até 30/08/2019

Participantes:

Resumo:

Neste projeto busca-se compreender as concepções de Educação para Saúde numa de perspectiva de contribuir na formação inicial e continuada de professores e com a alfabetização científica a partir de temas socialmente relevantes. A pesquisa é norteada pela seguinte questão central: Que concepções os professores em formação inicial e continuada têm sobre educação para saúde, como constitutiva do currículo escolar e se estas interferem em suas escolhas de modo a contribuir para alfabetização científica? O estudo fundamentar-se-á na metodologia quantitativa e qualitativa (CARVALHO, 2004; BOGDAN & BIKLEN, 1994). Os instrumentos de pesquisa serão organizados com questões estruturadas, semi-estruturadas e abertas, pelos grupos envolvidos, e desenvolvidos nas regiões destas universidades, possibilitando posteriormente a criação de banco de dados com as respostas obtidas. A construção e aplicação dos instrumentos fundamentam-se no questionário do projeto Europeu “Biohead-Citizen” (CARVALHO, 2004). O conhecimento das concepções sobre saúde, que as pessoas possuem, é essencial para articular o campo da educação em saúde e contribuir para produzir compreensões sobre a educação para a saúde, articulada com a alfabetização cientifica das populações (CARVALHO et al, 2008; JESUS, et al, 2008). A alfabetização científica e tecnológica/literacia, em que os conceitos são ressignificados no contexto da saúde e da realidade de cada grupo envolvido pode constituir-se em estratégia importante para melhoria da qualidade de vida e da formação docente contínua. Portanto, identificar a compreensão dos professores da escola e da universidade e dos licenciandos sobre saúde, promoção e educação em saúde constitui fundamento para elaboração de organizações curriculares, que repercutam nas mudanças de atitudes e desenvolvimento de hábitos saudáveis na comunidade escolar em particular, e na sociedade em geral. A constituição de grupos interativos de formação docente pode ser uma estratégia importante para qualificação da educação em saúde, considerando os conhecimentos (K), os valores (V) e as práticas (P), como preconizado pelo modelo KVP de Pierre Clement (2006). O entendimento da perspectiva epistemológica destes conhecimentos caracterizados pelos modelos biomédico, holista e de convicção de saúde (CARVALHO et al, 2008) e sua relação com os comportamentos de risco serão tema das questões formuladas e da análise dos livros didáticos.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.