Transformação da Educação Física Escolar: Limites e Potencialidades de Experiências Colaborativas de Formação Continuada

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Grupos/Linhas de pesquisa:
Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura/ Práticas Corporais e Educação

Duração: 01/01/2013 até 31/07/2020

Participantes:

Resumo:

A Educação Física escolar desde que elevada a condição de disciplina, trouxe a área uma série de desafios no que concerne as práticas pedagógicas dos professores. Diferentes contextos permitem perceber movimentos de renovação nas práticas escolares de educação física, mas por outro lado, é possível constatar práticas tradicionais. Ou então, práticas caracterizadas pelo que tem sido convencionado denominar “abandono” do trabalho docente. A diversidade de atuações encontradas entre um ou outro polo permitiu que fossem investigadas as disposições que levam os docentes a atuar nesses distintos modos. As pesquisas já desenvolvidas apontam que diferentes dimensões podem originar/impedir, estimular/inibir, experiências bem-sucedidas, como também o processo de abandono do trabalho docente dos professores de Educação Física (EF) de escolas públicas em espaços geográficos distantes e contextos político-sociais diferentes. Assim, a última etapa da pesquisa, deteve-se sobre as disposições – e constituição das mesmas - que operam na atuação docente dos professores de educação física e a atualização dessas nos contextos escolares. A partir do acompanhamento sistemático de professores e da realização de Grupos de Estudos, percebeu-se que a participação dos professores em comunidades colaborativas de formação continuada, potencializa os fatores que facilitam e ajudam na neutralização de fatores inibidores da mudança das práticas pedagógicas na Educação Física. Em continuidade, a pesquisa-ação, tem se direcionado ao estudo dos limites e potencialidades de experiências colaborativas de formação profissional para a transformação da prática pedagógica da Educação Física escolar. Portanto, a ideia é dar continuidade as redes de colaboração entre os professores, valendo-se de diferentes estratégias (como as tecnologias de informação e comunicação – TIC) para que, além de atingir distintos perfis de professores, possamos conhecer as disposições desses sujeitos ao se envolverem nesse processo.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.