Letramento em Saúde na Perspectiva de Pessoas Com Transtornos Mentais e Profissionais de Saúde: Estudo de Métodos Mistos

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Atenção Integral à Saúde/ Processos saúde-doença-cuidado

Grupos/Linhas de pesquisa:
Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES/ Demandas de cuidado

Duração: 01/01/2023 até 31/12/2026

Participantes:

Resumo:

Introdução: A saúde mental possibilita às pessoas desenvolverem capacidades e lidarem com suas preocupações vividas, trabalharem de forma produtiva e autônoma, contribuindo com a sociedade. Por outro lado, transtornos mentais são manifestações que alteram o pensamento, as emoções e o comportamento e interferem na organização geral do indivíduo, provocando impacto significativo na vida da pessoa, família e sociedade. Diante disso, a atenção psicossocial deve desenvolver habilidades e competências voltadas à subjetividade das pessoas com transtornos mentais e propor alternativas para melhorar a sua qualidade de vida, fomentando a autonomia e a responsabilidade, a singularidade e a subjetividade, bem como a capacidade de atuar na sua própria vida e no seu tratamento. O Letramento em Saúde, por sua vez, consiste nas capacidades e habilidades cognitivas e sociais que permitem que as pessoas compreendam as informações sobre saúde e mantenham uma boa saúde. Estudos que avaliam os níveis de letramento em saúde multidimensional são escassos e, quando se referem a pessoas com transtornos mentais, mostram-se incipientes. Tendo em vista que no Brasil não encontramos na literatura instrumentos de avaliação multidimensional do nível de letramento em saúde de pessoas com transtornos mentais e que o instrumento Health Literacy Questionnaire validado para o português brasileiro (HLQ-Br) foi validado para população geral, verificamos a necessidade de realizar a validação psicométrica do instrumento para, a partir desta, utilizar os dados coletados para análise e discussão pertinentes. Objetivos: Realizar a validação psicométrica do instrumento Health Literacy Questionnaire ? HLQ-Br para utilização com indivíduos com transtornos mentais; Analisar os níveis de Letramento em Saúde das pessoas com transtornos mentais, usuários de um serviço especializado em saúde mental (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS) e sua contribuição para melhorar a autonomia e o empoderamento pessoal do sujeito com transtorno mental para tomada de decisões em relação à saúde, em especial, à saúde mental. Método: Trata-se de um estudo de métodos mistos, que será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consiste na validação psicométrica do instrumento HLQ-Br para pessoas com transtornos mentais. A segunda etapa trata da avaliação dos níveis de letramento em saúde nas pessoas com transtornos mentais, analisando os dados quantitativos e, a partir de avaliação qualitativa, compreender os resultados encontrados. Posteriormente, após análise, será realizado um grupo focal constituído por usuários, profissionais de saúde e gestores, conceituados como stakeholders. Será utilizado o processo de Translação do Conhecimento, a partir do diálogo deliberativo bem como do modelo conceitual denominado Ciclo do Conhecimento à Ação. Resultados esperados: Espera-se elencar quais os pontos fortes e pontos fracos do Letramento em Saúde da população pesquisada e como podem ser utilizados para potencializar e qualificar o cuidado e a reabilitação psicossocial. Identificar junto aos usuários, familiares, profissionais de um serviço especializado em saúde mental e gestores as necessidades de mudanças no processo de trabalho para melhorar o LS e fomentar a reabilitação psicossocial, além de construir estratégias de fortalecimento para o letramento em saúde de pessoas com transtornos mentais e qualificar o cuidado e a reabilitação psicossocial.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.