Marketing e o Comportamento Disfuncional do Cliente: o Caso do Setor Varejista da Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul - 2018/2021

Grupos/Linhas de pesquisa:
Núcleo de Estudos de Marketing - NEM/ Marketing e Serviços

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Planejamento e Gestão/ Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado

Duração: 01/01/2018 até 31/12/2021

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Participantes:

Resumo:

Este projeto apresenta como principal objetivo, identificar as consequências do comportamento disfuncional do consumidor para outros consumidores, funcionários e organizações, segundo a percepção dos gestores, que é o ambiente utilizado para o ato disfuncional do cliente. O estudo traz como objetivos específicos: a)identificar as principais ações de comportamento de consumidores que violam as normas de condutas no ambiente das organizações; b) conhecer as principais prevenções dos gestores com vistas a inibir o comportamento disfuncional do consumidor; c) propor estratégias gerenciais de prevenção de combate ao comportamento disfuncional do consumidor no setor varejista. Para atende aos objetivos deste projeto pretende-se realizar pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória. Para a construção deste estudo e coleta de dados primários, serão realizadas entrevistas com o apoio de questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos gestores do varejo, pelo método de contato direto, com o objetivo de procurar responder os objetivos propostos. Neste trabalho, pretende- se utilizar a amostra por conveniência. Os sujeitos serão definidos pelo pesquisador e também a amostra será não-probabilística, não havendo o uso de método estatístico. A amostra por conveniência é utilizada para obter ideias sobre determinado assunto de interesse, pois este método presta-se muito bem aos objetivos da pesquisa exploratória. Entende-se que os sujeitos da pesquisa são pessoas que fornecem os dados necessários para o estudo. Para a análise dos dados será utilizado a técnica de análise de conteúdo. De acordo com Vergara (2005), a análise de conteúdo é uma técnica utilizada para o tratamento de dados que objetiva identificar o que está sendo dito a respeito de determinado tema. Bardin apud Vergara (2005), define análise de conteúdo como um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção dessas mensagens. Este método adota transcrições de entrevistas, documentos institucionais, entre outros, e permite abordagens tanto quantitativas quanto qualitativas.Espera-se que os resultados do projeto possam contribuir para o avanço da ciência social aplicada, trazendo novos elementos para a análise e debate no meio acadêmico, envolvendo neste processo estudantes, bolsistas e professores. Também para o setor varejista, os resultados irão contribuir aos gestores para melhor direcionar suas ações estratégicas, inibindo certos comportamentos e alinhando melhor o seu negócio para a busca da competitividade.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.