Leitura Literária e Vivências Interdisciplinares

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI/ Linguagens

Duração: 01/01/2015 até 31/07/2018

Participantes:

Resumo:

As discussões acerca da experiência literária na escola básica já têm sido foco de pesquisas na área de Letras e Pedagogia há mais de 30 anos. Nesse tempo, tem-se discutido acerca dos processos de formação de leitores, dos índices de leitura no Brasil, dos impactos causados pela leitura, ou ausência dela, nos hábitos dos estudantes, dentre outros focos de pesquisa que confirmam a preocupação social relacionada à formação intelectual, ética e estética dos estudantes. Contudo, a temática relacionada à leitura juvenil, principalmente a leitura literária na escola de nível médio, traz problemáticas e complexidades merecedoras de estudo e análise, a fim de que possamos promover nessa faixa etária e nesse nível de escolaridade um avanço no que se refere à formação escolar e humana dos estudantes. Pautado nesse contexto, o presente projeto de pesquisa propõe o estudo e análise das experiências literárias de jovens do ensino médio. Assim, busca oportunizar a reflexão e problematizar as vivências literárias no âmbito da escola de nível médio, bem como a relação da Literatura com as demais disciplinas que compõem as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, dentre as quais ganham destaque a língua portuguesa, as línguas estrangeiras, a arte, a história, a filosofia e a sociologia. Ao tomar a interdisciplinaridade como perspectiva e fundamentação para a leitura e a produção literária na escola, investiga os caminhos para a ressignificação da literatura nas práticas escolares e o seu papel na formação humana da juventude. Além disso, coloca-se como meio para repensar o currículo da escola básica, os fazeres docentes e o processo de formação inicial e continuada. Logo, é compromisso desse projeto de pesquisa, debruçar-se sobre a educação nacional, seus parâmetros e diretrizes, tendo em vista a necessidade de melhorias e estudos que qualifiquem e abram novos caminhos para a vivência escolar em nível médio, no que se refere à práticas leitoras e concepções interdisciplinares. Por meio do projeto pretende-se investigar a documentação oficial e problematizar o entendimento, o lugar e o foco dado à literatura no currículo do Ensino Médio. Sendo assim, abre-se a possibilidade do estudo teórico acerca da literatura e ensino, da interdisciplinaridade na área de linguagens, da ética e estética na educação e reflexões acerca da formação humana.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.