Implicações das Concepções de Currículo Integrado na Prática Profissional Docente Constituída na Formação Desde a Problematização de Situações Reais

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/01/2022 até 01/01/2025

Participantes:

Resumo:

O objetivo é analisar implicações de concepções de currículo integrado, nos processos de reconstrução curricular e pedagógica de cursos de Ensino Médio e Licenciaturas, em espaços formativos constituídos na problematização de situações reais. O problema emergiu dos estudos do grupo formativo de cooperação interinstitucional, denominado ?Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado? (CECI), com pesquisadores de 6 campi do IFFAR(Santo Augusto, Panambi, São Borja, Santo ngelo, Frederico Westphalen, Santa Rosa) e Unijuí, desde 2012, com 40 edições. A questão balizadora é ?quais implicações das concepções de currículo integrado perpassam as práticas profissionais e pedagógicas, na reconstrução curricular de cursos de educação básica e superior, em processos formativos de problematização de situações reais? Será vivenciado um processo de investigação-formação-ação crítica e emancipatória com ênfase nas concepções de currículo integrado expressas nas práticas desde a matriz teórica, documentos reguladores dos cursos, falas dos participantes e nos processos de reconstrução curricular desenvolvidos, visto que o uso de conhecimentos das áreas, na resolução de problemas concretos e complexos, potencializam a formação integral. A abordagem qualitativa abrange: análise documental; áudio gravações das reuniões de estudos (CECI); aplicação de questionários; realização de entrevistas semi-estruturadas; registros em diários de bordo, para análise de práticas relacionadas às concepções de currículo integrado. À luz da matriz teórica de currículo integrado e perspectiva histórico-cultural, com apoio na Análise Textual Discursiva, o corpus será analisado desde as relações entre conceitos estruturantes do pensamento e da linguagem de cada ciência, como parte de explicações de situações reais, em processos sistemáticos de problematização e (re) significação de saberes, numa perspectiva transformadora de teorias e práticas docentes.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.