Inovação Curricular e o Papel da Popularização Científica em Educação e Tecnologia na Formação de Professores: Uma Investigação a Partir de Experiências Envolvendo Tpack, Pensamento Computacional, Ferramentas Cognitivas Como Potencializadores de Letramento Científico e Tecnológico

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Grupos/Linhas de pesquisa:
Mongaba: Educação, Linguagens e Tecnologia/ Formação inicial e continuada de professores e redes de colaboração

Duração: 01/08/2017 até 31/07/2020

Participantes:

Resumo:

Estudos dedicados a investigar aspectos ligados às potencialidades e limitações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, inclusive no ensino superior, têm evidenciado, empiricamente, que, tanto a formação inicial de professores, como a própria prática docente da educação básica carecem de sérias e profundas mudanças. Apoiados em conceitos/escopos que julgamos fundamentais ao processo formativo docente, como ferramentas cognitivas, pensamento computacional e o framework TPACK, que propõe uma integração entre conhecimentos pedagógico, de conteúdo e tecnológico do professor, estes e tantos outros estudos, nacionais e internacionais, confirmam a necessidade de se atentar a um processo educacional e formativo que conceba as TIC não mais como uma ferramenta estática a serviço do professor. Dessa forma, a pesquisa ora proposta dá continuidade a outras realizadas até o momento (Kurtz, 2016a; 2016b; Kurtz et al, 2015a; 2015b), e envolve duas dimensões cruciais para que mudanças e inovações possam ser, efetivamente, verificadas na formação inicial docente. A primeira dimensão é a investigação de experiências (principalmente internacionais, dada a escassez de pesquisas nacionais envolvendo essa articulação teórica e conceitual) de integração curricular em cursos de formação docente que explicitem os conceitos anteriormente mencionados. Já a segunda dimensão seria causa e consequência da premissa desta pesquisa, amparada em dados empíricos construídos em estudos anteriores, de que, efetivamente, o olhar instrumental para com as TIC na educação, inclusive por parte da legislação nacional em educação e formação docente (até 2015), é fruto (e também a causa) da precariedade em termos da construção de um letramento científico e tecnológico consistente no Brasil. Assim, nesta segunda dimensão da pesquisa, almejamos produzir dados empíricos e teóricos envolvendo as formas com que educação e tecnologia são divulgadas na mídia, ou seja, como ocorre a popularização científica de estudos ligados à educação e tecnologia no Brasil e no exterior. A precariedade com que se verifica essa questão, já apontada em estudos como Motta-Roth e Scherer (2016), evidencia que estudos em educação e tecnologia, ou educação simplesmente, nem sempre são vistos como ciência, inclusive por agências de fomento brasileiras. A união dos resultados obtidos nessas duas etapas viabilizará, sob o ponto de vista conceitual, epistemológico e metodológico, a proposta de parâmetros ainda não verificados em cursos de licenciatura no Brasil que explicitem e viabilizem uma formação docente integrada a TIC teoricamente embasada.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.