Rompendo Barreiras: Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Atendimento, Tratamento e Inclusão de Pacientes em Reabilitação Ou Deficiência - 2018/2019

Duração: 01/01/2018 até 31/12/2019

Participantes:

Resumo:

Este projeto propõe a aplicação prática das áreas de conhecimento do Design, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Fisioterapia no desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a qualificação do atendimento da UNIR - Unidade de Reabilitação Física de Nível Intermediário do Município de Ijuí e da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Ijuí (RS). A adaptação de objetos utilizados no dia-a-dia de pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência sejam elas mentais, auditivas, visuais ou motoras, são chamadas de Tecnologias Assistivas (T.As.). Esse termo surgiu em 1988, nos Estados Unidos, onde os recursos de T.A. variam desde uma colher adaptada com uma empunhadura mais grossa, até sofisticados softwares, que proporcionam independência e autonomia aos portadores de deficiências (GOMES FILHO, 2009). No Brasil, são poucas as Universidades que envolvem o desenvolvimento de T.A. no currículo acadêmico de seus cursos. Há ainda, no Brasil, recursos de alta qualidade em órteses, próteses, cadeira de rodas, acessórios de adequação postural, recursos para deficientes visuais e auditivos, mas há, ainda, carência de objetos para pacientes com limitações como os deficientes motores e os idosos, bem como de soluções que sejam projetadas para atender as necessidades de pacientes locais. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal sistematizar interdisciplinarmente os conhecimentos necessários para que sejam desenvolvidos novos produtos voltados ao atendimento, tratamento e inclusão de pacientes com limitações, em processos de reabilitação ou idosos, através da interação com a comunidade local. Pretende-se com este projeto promover uma maior interação entre as áreas de conhecimento citadas na busca por soluções tecnológicas inovadoras, ao mesmo tempo em que se oportuniza à comunidade acadêmica do DCEEng o papel de protagonistas e agentes de transformação social ao promoverem melhoria da qualidade de vida do público atendido pelo projeto e comunidade em geral. Também propõe um espaço dialógico entre academia e sociedade através da troca de informações entre docentes, discentes, funcionários e pacientes proporcionada por uma abordagem transdisciplinar que propicia a socialização, sistematização e produção de conhecimentos, comprometida com o desenvolvimento social, a partir da aplicação das áreas de conhecimento citadas anteriormente no desenvolvimento de projetos de produtos e tecnologias para o atendimento das demandas geradas por usuários da UNIR e da APAE.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.