Mediação em Práticas Educativas e Interlocuções Com o Currículo Escolar e/Ou Universitário e a Formação de Professores

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM/ Formação do Professor de Matemática - Inicial e Continuada

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/07/2022 até 31/12/2028

Participantes:

Resumo:

A apropriação dos bens culturais produzidos pela humanidade possibilita ao homem tornar-se humano e a desenvolver-se psicologicamente. (LEONTIEV, 1978). Nessa perspectiva, a educação e o ensino são considerados formas universais de mediação cultural por possibilitarem a transmissão e a apropriação da história social humana. O que implica em, no contexto da educação formal, reconhecer os conhecimentos constitutivos de seus currículos e programas educativos como produto da atividade humana, como também, que o processo de apropriação da cultura humana é resultado da atividade do homem sobre os objetos e uma determinada realidade. Para Oliveira (2008, p. 11) ?[...] a mediação é a base dos processos psicológicos superiores? e, quando instituída em práticas educativas formais como uma abordagem teórica, possibilita a constituição de espaços de aprendizagem. Se estabelece a partir de ações sistemáticas e intencionais do professor e mostra-se na organização e desenvolvimento do ensino à medida que o professor se colocar em atividade de ensino e o estudante em atividade de estudo/aprendizagem. Nas práticas educativas formais há uma forte e intrínseca interdependência entre os conteúdos de ensino, a atividade e as ações educativas e os sujeitos que fazem parte da atividade educativa. E, assim, há implicações para com as relações entre processos de ensino e de aprendizagem e a todos aspectos inerentes a estes, no qual tomam especial destaque a intencionalidade dos sujeitos no processo educativo de forma especial a do professor, a avaliação e o currículo. O projeto tem assim, como centralidade, investigações acerca da mediação, na esfera de questões epistemológicas, históricas e pedagógicas, em práticas educativas que envolvem a área matemática, considerando interlocuções com o currículo escolar e/ou universitário e com a formação de professores, Tal intencionalidade é delimitada a partir das seguintes questões: Quais elementos mostram-se fundantes na instituição da mediação em práticas educativas com vistas à construção de espaços de aprendizagem, em matemática, considerando a complexidade de seus elementos e a relação entre eles? Como a mediação se estabelece e constitui as práticas educativas e interfere nos processos formativos dos sujeitos envolvidos? Quais interlocuções da mediação em práticas educativas podem ser estabelecidas com o currículo escolar e/ou universitário e a formação de professores que ensinam matemática? A estas estão imbricadas, discussões referentes a processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e estes diretamente relacionados ao currículo, temáticas estas constitutivas de práticas educativas. As questões expressam problemáticas a serem investigadas, as quais serão aprofundadas e teorizadas a partir da abordagem histórico-cultural e nesta, a teoria da atividade, como um desdobramento da psicologia sócio-histórico-cultural, e a Atividade Orientadora de Ensino, como unidade da atividade do professor e do estudante, a partir de autores como: Vygotsky, Leontiev, Engeström, Moura, Saviani, Zabalza, Duarte, Imbernón, Fiorentini, Hoffmann, Luckesi, Bauer e Gatti. A este projeto de pesquisa estão vinculados subprojetos que abarcam pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, mestrandos e/ou doutorandos, as quais, pela organicidade, dão unidade e consistência aos subprojetos e ao projeto como um todo. Quando necessário, os subprojetos são encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa. A abordagem qualitativa constitui os processos metodológicos das pesquisas que envolvem procedimentos relacionados: à elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem e/ou sequências didáticas; ao acompanhamento de aulas seja da educação básica ou superior; à organização e análise de resultados de avaliação, seja esta interna ou em larga escala; e à análise de livros e/ou materiais didáticos.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.