Bumom adota sistema de “quarentena de livros” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bumom adota sistema de “quarentena de livros”

 

 

Biblioteca Universitária adotou medida como prevenção ao Covid 19

Desde ontem (19/03), antes mesmo da Coletiva de Imprensa em que o prefeito de Ijuí anunciou o fechamento de bibliotecas, museus e teatros na cidade, visando a não aglomeração de pessoas, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques já havia adotado o sistema de “quarentena” para os livros devolvidos pelos estudantes e professores a partir dessa data.

De acordo com orientações recebidas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia no dia 18 de março, os livros precisam, se infectados, de um período de cinco dias para ficarem, minimamente, livres do Covid 19. Assim, visando proteger os trabalhadores e os usuários da Biblioteca,  foi adotado um sistema de “quarentena” de cinco dias antes de devolver os livros ao seu lugar no acervo. Cabe salientar ainda que todas as medidas de segurança e higienização estão sendo tomadas pelas atendendentes, desde o recebimento dos livros, até a destinação à quarentena e posterior recolocação ao acervo bibliográfico. 

A Biblioteca Universitária não está recebendo pessoas em seu interior, porém os funcionários, incluindo sempre uma bibliotecária responsável (que atende em Ijuí), estão trabalhando em regime de plantão e em quantidade reduzida de pessoas em cada um dos campi, sendo adotadas as medidas de proteção indicadas pelos órgãos de saúde. A Biblioteca da Sede Acadêmica (Ijuí) está fechada a partir de hoje até voltar à normalidade de atendimento na cidade.

Os alunos podem se utilizar dos recursos online disponibilizados pela Biblioteca em seu site, como renovação e cancelamento de reservas, além de pesquisa ao Repositório Institucional (que possui trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de graduação e de pós-graduação da Instituição) e Bases de Dados de acesso livre, como o Portal de Periódicos da Capes, cujo acesso é possível graças à oferta e boa avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da Unijuí. 

Em caso de dúvidas sobre os serviços da Biblioteca, a mesma pode ser contatada pelo pelo telefone 55 3332-0404 ou pelo e-mail biblio@unijui.edu.br, das 8h às 22h. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.