Vida online: a necessidade e importância de organizar o tempo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Vida online: a necessidade e importância de organizar o tempo

                    

Nos últimos dias, as pessoas precisaram se adequar a uma nova rotina. Ir ao supermercado ganhou outra dimensão e ficar em casa é o melhor programa para o final de semana. São reflexos da Covid-19 que modificou também o mercado de trabalho, as instituições de ensino e a relação entre empregado e empregador, e de estudante e universidade. Aqueles que podem, exercem as suas atividades de casaCom essa mudanças há necessidade de organizar o tempo entre tarefas profissionais, educacionais e tarefas domésticas, afinal, agora é de casa.  

A consultora empresarial e administradora, Leonice Parnoff, que ministrou uma oficina sobre gestão de tempo na 2ª Feira de Carreiras da Unijuí, conta que, além da necessidade de destinar um tempo para o trabalho e as relações pessoais, é importante destinar também um tempo para si. 

“Isso irá impactar na qualidade do tempo que eu disponibilizar no convívio com a família, no trabalho, com o grupo de amigos(as)”, comenta. Para ajudar nessa organização, Leonice acredita que ter disciplina, desenvolver bons hábitos, são pontos importantes para o planejamento das atividades. 

“Segundo (Barbosa, 2018) sete em cada dez atividades urgentes, só se tornam urgentes pq as negligenciamos e acaba ficando para a última hora. Temos que reduzir a procrastinação. Me referi a Christian Barbosa, especialista em produtividade autor do livro ‘A Triade do Tempo’”.

 Confira outras dicas para ser produtivo e organizar o seu tempo: 

1 – Manter a rotina como se fosse sair de casa para trabalhar, ou seja, levantar cedo, tomar banho, tomar café, não ficar de pijama, colocar roupas que usaria para ir trabalhar ou estudar. 

2 - Procure criar um espaço que caracterize um ambiente de trabalho ou estudos. 

3 – Evite deixar aparelhos como a TV ligada para não dispersar a atenção.

4 – Organize um cronograma com horários definidos, isso para equilibrar o tempo entre o trabalho, os estudos e a família.

5 – Planeje as atividades, defina as prioridades, identifique as atividades importantes e as urgentes.

6 – Se Iniciar uma atividade, conclua. Evite deixar pela metade uma atividade.

 

Confira algumas dicas para manter o foco: 

Playlist

Aplicativo Forest: mantenha o foco

Para conhecer e baixar, clique aqui.



Ferramentas para melhorar a sua produtividade:

1. To Do

o To Do é seu planejador diário inteligente de atividades cotidianas. Ele é gratuito e está disponível em todos os seus dispositivos.

2. Focus Booster

Esse último aplicativo é baseado na técnica pomodoro, que consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles. Assim que quatro pomodori terminarem, o descanso é maior, de 15 ou 30 minutos — você é quem define o que é melhor.

 

 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.