Coronavirus - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coronavirus

NOTA OFICIAL FIDENE nº 35 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção às diretrizes externas, estabelecendo medidas e manutenção dos protocolos de segurança, bem como a  Instrução Normativa da VRG nº 01/2022, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 1º semestre de 2022, com o retorno das atividades presenciais, o Comitê Institucional de Prevenção vem reforçar junto à comunidade acadêmica a necessidade de alinhamentos e cumprimento das diretrizes e determinações em relação aos cuidados com a pandemia da Covid-19:

- As aulas presenciais nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos se dará da forma que segue: 

  • dia 14 de fevereiro início das atividades acadêmicas do curso de Medicina;
  • dia 21 de fevereiro início das atividades acadêmicas das modalidades presencial e a distância;

- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da modalidade presencial (especializações, MBAs), retomam as atividades presenciais/híbridas no mês de março, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso;

- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) retomam as atividades presenciais/híbridas no mês de fevereiro, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso;

- As atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão retomam a presencialidade, conforme organização dos professores orientadores; 

- Todas as atividades vinculadas às Unidades Administrativas são desenvolvidas na forma presencial;

- Obrigatoriedade do uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas, além das salas de aula, laboratórios e demais espaços administrativos institucionais, que tenham atendimento ao público externo (USO OBRIGATÓRIO, conforme a Lei Federal Nº 14.019);

- Estudantes com sintomas e/ou positivos para a Covid devem apresentar atestado médico (que deve informar o número de dias de isolamento) à CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br e manter o isolamento domiciliar. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online;

- Professores e Técnicos com sintomas e/ou positivos para a Covid devem apresentar atestado médico (que deve informar o número de dias de isolamento) e informar à chefia imediata (no caso dos técnicos) e à CAF (no caso dos professores);

- Não compartilhar utensílios como copos e garrafas;

- Está vedado o consumo de chimarrão nos espaços de salas de aula, laboratórios, corredores e cantinas, ainda que individualmente;

- As formaturas acontecem no formato presencial, e o uso de máscara se faz obrigatório durante toda a cerimônia de colação e por todas as pessoas presentes no evento. As Comissões serão contatadas para alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos;

- O Museu Antropológico Diretor Pestana retoma suas atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança;

- A Rádio UnijuíFM mantém todas as atividades presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança;

- A Escola de Educação Básica Francisco de Assis mantém os comunicados à comunidade escolar, através dos seus canais de divulgação, retomando as atividades letivas, no ano de 2022, à presencialidade.

  • Para além dessas determinações, destacam-se as seguintes recomendações:

- Toda comunidade acadêmica, completar a vacinação indicada pelos órgãos de saúde, observando o calendário de vacinação;

- Dar preferência à realização de atividades em locais abertos ou garantir a renovação natural do ar, com portas e janelas abertas ou sistema de circulação de ar.

Reiteramos que o momento não é de relaxamento dos protocolos tanto em sala de aula quanto nos espaços administrativos. Todos somos peças fundamentais para manter o cenário estável em tempos tão desafiadores, no qual a saúde de todos precisa estar em primeiro lugar.

Contamos com a colaboração da comunidade do complexo Fidene!

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/UNIJUÍ/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


NOTA OFICIAL FIDENE Nº 34

Avaliando o cenário da pandemia nas cidades com campi e no Estado, o avanço da vacinação, o aumento de internações hospitalares e em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, determina que: 

- Para o retorno das aulas nas disciplinas concentradas da Universidade (período de 26 de janeiro a 15 de fevereiro), define-se que:

- As disciplinas teóricas serão trabalhadas de forma remota;

- As disciplinas com práticas serão organizadas, pelo professor, com combinação prévia com os estudantes, na qual a parte teórica será remota e a parte prática presencial; 

- Os estágios permanecerão no formato presencial, considerando todas as medidas de segurança.

- A orientação sobre o andamento de cada disciplina será encaminhada pelos professores responsáveis, por e-mail, diretamente aos estudantes.

- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz permanece obrigatório nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas.  (Lei Federal Nº 14.019).

- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.

- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatório o uso de máscara para todos os envolvidos, em toda solenidade. 

Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica, e revisará as suas definições a qualquer tempo. 

Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que, de forma muito consciente e responsável,  enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.  

Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Vacina freou o desenvolvimento de formas graves da covid-19, explica professor

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou mais de 26,5 milhões de casos de covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número de mortes, por sua vez, passa dos 630 mil. Em Ijuí, conforme aponta o painel divulgado pelo Poder Executivo, mais de 20,6 mil casos foram confirmados, sendo que 271 pessoas perderam a vida por conta da doença.

Os números são expressivos, seja em âmbito local ou nacional, e a preocupação ainda está longe de ter fim. O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) segue realizando uma média de 200 testes RT-qPCR para identificação da covid-19. A prevalência de pacientes positivados fica na faixa de 40 a 58%. “Desde o mês de dezembro, começamos a detectar no laboratório um aumento no número de casos positivos, acompanhado do número de testagens. Isso decorre do ingresso da variante Ômicron no Brasil”, explicou o professor.

Como destaca Matias, hoje as novas variantes do coronavírus, além da Ômicron, tem como uma das principais características a maior capacidade de transmissão. No início, um paciente com a primeira cepa de Wuhan conseguia infectar até três pessoas; hoje, um paciente com a variante Ômicron consegue infectar até 12. Diante deste potencial, as vacinas tornaram-se ainda mais importantes, como explica o professor.

“O esquema vacinal completo não impede que a pessoa tenha covid, mas impede o desenvolvimento da doença nas suas formas mais graves. No organismo de um paciente vacinado já existem anticorpos, que realizam uma defesa maior contra o vírus. A importância da vacina pode ser vista neste momento: mesmo com recordes diários de novos casos, nosso índice de ocupação de leitos clínicos e de UTI é inferior a outros momentos da pandemia. Claro, a variante Ômicron tem um curso clínico menos grave, mas esse cenário, de menor gravidade, se deve principalmente à vacinação da população”, ressaltou Matias. 

Estudos têm mostrado, segundo o professor, que pacientes não vacinados apresentam o desenvolvimento de complicações mais graves pela doença, que levam à internação, ao leito de UTI e até ao óbito. “Graças à vacina conseguimos frear o desenvolvimento da doença em sua forma mais grave”, reforçou.

Assim como muitos cientistas, Matias não acredita que a variante Ômicron marque o fim da pandemia. Para ele, ainda é muito cedo para acreditar nessa possibilidade. “Se por um lado a Ômicron tem um potencial de infecção maior, tornando a doença mais frequente, por outro lado, o novo coronavírus é um vírus RNA, sujeito a mutações. Já tivemos as variantes Gama, Delta, agora a Ômicron, e a grande circulação de vírus na comunidade induz ao surgimento de novas mutações. Essa é uma questão que precisa ser investigada, para sermos mais assertivos nas ações em saúde”, finalizou.


NOTA OFICIAL FIDENE nº 30 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, bem como a  Instrução Normativa da VRG nº 04/2021, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 2º semestre de 2021, com o retorno das atividades presenciais, considerando o período de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus (Covid-19), o Comitê Institucional de Prevenção informa:

- As aulas presenciais no campus de Santa Rosa, a partir do dia 16 de agosto, considerando o Decreto Municipal nº 130/2021, retornará com a integralidade das turmas nas mesmas semanas de aula sem que haja qualquer prejuízo no cumprimento do Plano de  Contingência da Unijuí.

- Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição. Já o intervalo noturno, considerando haver um maior número de pessoas circulando, deverá considerar os seguintes escalonamentos, para evitar aglomerações:

  • intervalos das 20h30 às 20h50: turmas 1º, 2º, 3º, 6º e 7º semestres; 
  • intervalos das 20h50 às 21h10: turmas 4º, 5º, 8º, 9º e 10º semestres. 

- As diretrizes já instituídas contemplando o retorno nos campi Ijuí, Panambi e Três Passos, neste momento, permanecem com a mesma orientação, ou seja, retorno de maneira escalonada para as turmas.

- A Universidade está acompanhando atentamente o cenário de melhoria em relação à transmissibilidade da Covid-19 e, à medida em que forem sendo flexibilizadas as diretrizes restritivas pelos Órgãos Reguladores externos, as ações institucionais também serão revistas, objetivando garantir a continuidade pedagógica e o vínculo entre estudantes e professores, sempre levando em conta a saúde das pessoas.

- As demais orientações já exaradas pela NOTA OFICIAL FIDENE nº 29 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA permanecem inalteradas nos demais itens. 

Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável  enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para superar este momento.  

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


NOTA OFICIAL FIDENE nº 29 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, bem como a  Instrução Normativa da VRG nº 04/2021, que estabelece os procedimentos para as atividades acadêmicas da graduação para o 2º semestre de 2021, com o retorno das atividades presenciais, considerando o período de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus (COVID-19), o Comitê Institucional de Prevenção informa:

- As aulas das disciplinas teóricas dos cursos de graduação presenciais e as práticas/estágios retornarão à presencialidade no segundo semestre, salvo as disciplinas que são ofertadas na modalidade EAD e as que na sua oferta têm previsão de serem online, conforme divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada;

- No dia 26 de julho foram retomadas todas as atividades presenciais do curso de Medicina;

- No dia 02 de agosto serão retomadas as aulas dos demais cursos de graduação presencial. Este retorno acontecerá de maneira escalonada (com aulas presenciais e aulas online, alternadamente), conforme calendário divulgado por meio da Instrução Normativa da VRG supracitada. As especificidades de cada curso serão diretamente aos estudantes envolvidos;

- Os intervalos entre as aulas no diurno seguem os horários da instituição. Já o intervalo noturno, considerando haver um maior número de pessoas circulando, deverá considerar os seguintes escalonamentos, para evitar aglomerações:

  • intervalos das 20h30min às 20h50min: turmas 1º, 2º, 6º e 7º semestres; 
  • intervalos das 20h50min às 21h10min: turmas 4º, 5º, 8º, 9º e 10º semestres: 

- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, da modalidade presencial (especializações, MBAs), conforme já divulgado anteriormente, retomam às atividades presenciais a partir do mês de agosto, conforme cronograma e projeto pedagógico de cada curso;

- As aulas dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) retornam a ser ministradas no campus da Universidade a partir do mês de agosto;

- As atividades relacionadas à Pesquisa e Extensão retomam a presencialidade a partir do mês de agosto, conforme organização dos professores orientadores; 

- As reuniões institucionais permanecem na forma online, exceto as de formação de professores ou técnicos, que necessitam ser presenciais, mantendo todos os protocolos de segurança; 

- As formaturas serão retomadas no formato presencial a partir do dia 31 de julho. O calendário completo, com as datas das solenidades e ensaios, encontra-se disponível em https://www.unijui.edu.br/institucional/informacoes-academicas/formaturas-diplomas. As Comissões serão contatadas para alinhamentos necessários em relação aos protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos Municipais;

- O uso dos espaços institucionais para a realização das fotos de formatura está neste momento permitido, devendo as empresas e formandos, obrigatoriamente, seguir todos os protocolos de saúde e a empresa realizar o agendamento prévio com o Núcleo Patrimonial. A Instituição se reserva ao direito de rever esta autorização caso o cenário externo venha a ser alterado;

- Estudantes com sintomas e/ou positivos para a COVID devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online;

- O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços institucionais;

- Está vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula, laboratórios, corredores e cantinas, ainda que individualmente;

- A aferição de temperatura dos estudantes e dos funcionários da Educação Superior não é obrigatória pelas normativas legais, portanto a Universidade não fará este controle para ingresso em sala de aula/laboratórios/unidades administrativas, permanecendo essa conduta apenas para as solenidades de formaturas;

 

- Sobre as aulas na EFA, orientações específicas serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da Escola, considerando o planejamento da mesma. 

- O Museu Antropológico Diretor Pestana, a partir do mês de agosto, inicia o atendimento presencial mediante agendamento de pequenos grupos, considerando os protocolos de saúde; 

- A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades presenciais.

 

- Acesse a Normativa Institucional para um Retorno Seguro - 2º/202.

 

Reiteramos que, com o avanço da vacinação e a manutenção do cumprimento dos protocolos de biossegurança, está sendo possível o retorno das atividades. Assim, contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável, possamos enfrentar a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos a diretriz de que todos precisam fazer a sua parte para superar este momento.  

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.