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Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital da Unijuí: foco na formação de estrategistas

Uma novidade da Unijuí neste ano é a implementação do tecnólogo em Comunicação e Produção Digital. O curso é exclusivo na região e possibilita ao acadêmico tornar-se um estrategista em comunicação digital, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Com duração de dois anos e meio, o curso, composto por cinco módulos, oferece quatro disciplinas de forma presencial e uma em modelo EaD.  

“Nós estamos em um momento em que o mercado de trabalho e as relações pessoais estão muito voltadas aos ambientes digitais”, comenta a coordenadora do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, professora Rúbia Beatriz Schwanke. “Na região, essa é uma oferta exclusiva da Universidade e traduz uma excelente formação profissional para quem tem interesse na área da comunicação e produção digital e do marketing digital”, completa.

A disciplina de Projeto Integrador insere o estudante em situações reais de necessidade da comunidade. Os acadêmicos procuram demandas e idealizam soluções, colocando em prática a soma de conhecimentos de várias disciplinas. O estudante vive na prática a profissão a partir do primeiro semestre e beneficia a comunidade a partir das soluções produzidas. 

O futuro técnico em Comunicação e Produção Digital estará pronto para atuar como gestor e/ou analista de Mídias Sociais e Marketing Digital, como produtor de conteúdo, na indústria criativa, como estrategista em Comunicação Digital e como empreendedor na área. Para isso, o estudante tem à sua disposição laboratórios como os de vídeo, áudio e fotografia, para as aulas práticas e a possibilidade de realizar estágios dentro e fora da instituição. 

Para saber mais sobre o tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Curso de Administração promove Evento de Articulação

A partir das 19h30 desta quinta-feira, dia 13 de maio, o curso de Administração da Unijuí promove o “Evento de articulação com o mundo empresarial”. A atividade faz parte das disciplinas de Estratégias de Finanças, do professor Ivo Ney Kuhn, e de Arquitetura Organizacional, do professor Ariosto Sparemberger.

A programação contará com dois destaques: A experiência da Hidroenergia num contexto globalizado e Os desafios de gerenciar uma entidade de classe – o caso da ACI Ijuí.

À frente da palestra estará o diretor-presidente da Hidroenergia e presidente da ACI de Ijuí, Marcos Kieling.


Unijuí recebe seu primeiro aluno com síndrome de down

O ano de 2021 será especial para o jovem de 18 anos, Lucas Forgiarini de Matos, que dará início ao curso de Educação Física na Unijuí. Ele será o primeiro aluno com síndrome de down a ingressar na Instituição.

O Lucas optou pela Educação Física por gostar muito de esportes”, comenta o pai, Agostinho Alves de Matos, que conta, com orgulho, que o filho pratica futebol, judô e ainda realiza treinos diários de musculação – em casa, especialmente agora, em razão da pandemia, ou na academia. Todas essas práticas sempre estiveram mescladas a uma rotina intensa de estudos.

O jovem concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), onde estudou desde os 4 anos. Apesar da vida marcada por dificuldades, por idas e vindas de clínicas, realizando estimulações desde cedo, Lucas sempre se destacou nos estudos e nas atividades que desempenhou. Tanto que, aos seis anos, como lembra o pai, já começou a ler. “Sempre prestamos toda a estrutura e o acompanhamento necessário e hoje o Lucas é o que é: faz de tudo. Com a conclusão do Ensino Médio, decidimos continuar investindo nele, que queria realizar uma graduação. Isso ajuda até na sua autoestima”, declara Agostinho, que contou com o apoio da esposa, Lenir Forgiarini de Matos.

A psicopedagoga na EFA, Juliana Sfalcin relata que Lucas teve uma bela trajetória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “A convivência com seus colegas, as interações com estudantes da mesma idade ou de idades diferentes, em situações diversas através de atividades individuais e coletivas, possibilitaram o respeito às diferenças e a socialização entre os alunos, contribuindo para o seu crescimento social e emocional”, explica a profissional, que relata que desempenhou um trabalho de acompanhamento com intervenções de acordo com as necessidades e potencialidades, e de orientação para os professores, para que todas as adequações curriculares fossem realizadas.

No decorrer do percurso escolar, o Lucas mostrou-se comunicativo, carismático, afetivo, dedicado aos estudos e com grande facilidade para criar vínculos, sempre interagindo com os colegas e professores. Participativo em todos os processos, teve avanços significativos e, de forma a considerar a sua capacidade cognitiva, respondeu de forma positiva às aprendizagens. Por isso acreditamos que terá sucesso também no Ensino Superior”, reforçou Juliana, lembrando que, mesmo durante a pandemia, com as aulas remotas, Lucas conseguiu acompanhar todas as mudanças e teve um desempenho excelente. “Ele participou das aulas online e realizou as atividades propostas. Por estes motivos, não estamos surpresos e acreditamos que o Lucas terá uma ótima performance na graduação. Com certeza esse é um exemplo que mostra que é possível promover a inclusão. O mais importante nos processos de ensino e aprendizagem é fazer com que o estudante se sinta capaz de superar as suas dificuldades, potencializando as suas habilidades, sempre com muito respeito, empatia e sensibilidade”, finalizou.


Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital é o novo curso da Unijuí

O curso terá duração de dois anos e meio e capacitará o estudante para atuar na gestão, análise e métricas de mídias digitais, assessoria e marketing digital, produção de conteúdo multimídia e multiplataforma, inteligência artificial aplicada à comunicação, entre outras habilidades inerentes à atuação do comunicador no ambiente digital. 

             

Este novo curso Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital está dividido em cinco módulos e possibilitará que o profissional complete sua formação em até dois anos e meio. Os conteúdos e o desenvolvimento de competências no decorrer dos módulos compreendem aspectos de comunicação e inovação, comunicação digital e suas tecnologias, produção de conteúdo e narrativas, inteligência artificial aplicada, marketing e estratégias digitais e assessoria para comunicação digital. 

A coordenadora, professora Rúbia Schwanke, pensando na nova proposta institucional que visa a aproximação e transdisciplinaridade de áreas afins a partir das competências formativas de cada curso, a Comunicação uniu-se a Ciência da Computação, Engenharia de Software, Design e Administração, áreas estratégicas para a atuação do profissional na compreensão, na inserção e na inovação da comunicação no ambiente digital. “Essa integração promove um grande diferencial do curso dentro da instituição, garantindo que o aluno troque experiências com colegas de áreas distintas, além de adquirir conhecimentos que perpassam todas essas formações”, explica. 

De acordo com ela, a principal motivação da instituição para ofertar um curso de tecnologia com essas características foi aumentar as possibilidades de atuação de  profissionais capacitados que, em um curto período de tempo, adquirem um diploma de curso superior, em uma proposta mais prática e aplicada. A novidade garante ainda, conforme explica a professora de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, que a Comunicação Social seja entendida como uma plataforma. “Somos profissionais estratégicos para pensar o mundo contemporâneo, rodeado por tecnologias e pessoas. Nós não fazemos apenas o uso desses aparatos tecnológicos, nós somos estrategistas de uma área que domina qualquer relação humana, seja ela com outros humanos ou com máquinas”, afirma. 

Assim que finalizar o tecnólogo o estudante estará apto a atuar como estrategista e gestor de mídias digitais, assessor de comunicação digital, produtor de sites, vídeos, fotos e mídias sonoras. Para contribuir com a formação dos acadêmicos, o curso possibilita a vivência prática em seus laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e edição digital, além de espaços de formação profissional como a Usina de Ideias e com professores experientes em aliar conhecimento teórico ao prático, ampliando as experiências formativas de seus alunos a partir de dinâmicas interativas em sala de aula e da resolução de problemas reais de comunicação.

Sobre o curso

Duração: 2,5 anos
Período: Noturno
Modalidade: Presencial
Campus: Ijuí

O curso já está disponível a partir do Vestibular de Verão 2021. Confira todos os detalhes em www.unijui.edu.br/vestibular

Cursos Presenciais

Inscrições: até 30 de novembro

Prova: 06 de dezembro, somente online, em razão da pandemia.


Gastronomia da Unijuí: capacitação profissional para o mundo

O profissional de Gastronomia formado pela Unijuí conta com amplos e modernos laboratórios, equipados para a realização de aulas práticas, com ênfase no conhecimento gastronômico dos cinco continentes. Durante os dois anos e meio de curso, o acadêmico é preparado para atuar em restaurantes, centros gastronômicos, empresas de hospedagem, eventos, hospitais, clínicas e spas, indústrias de alimentação, parques, escolas, grandes instituições ou ainda empreender no ramo da gastronomia. 

Os três princípios básicos do curso são: alimentação adequada e saudável; comida como cultura e respeito à diversidade, sustentabilidade;  inovação e empreendedorismo. “A comunidade sai beneficiada, na medida em que recebe profissionais mais capacitados, profissionais que conseguem de fato interagir e atender as demandas do mercado de trabalho”, comenta a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Adriane Huth. 

Ao final do terceiro semestre, o estudante é certificado como auxiliar de Gastronomia e, na conclusão do curso, como tecnólogo em Gastronomia. O curso oferece quatro disciplinas presenciais e uma em modelo EaD, o que possibilita maior flexibilidade na formação do acadêmico. Sendo assim, o estudante é integrado com um currículo flexível e ainda mais completo e inovador. 

Para saber mais sobre o curso de Gastronomia, acesse o link

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Gastronomia participam de aula prática sobre produção de coquetéis no Confraria Restaurante

Se engana quem pensa que o curso de Gastronomia ensina apenas conteúdos ligados à culinária. Na noite desta terça-feira, dia 18 de maio, estudantes do curso de Gastronomia da Unijuí aprenderam a produzir drinks e coquetéis durante a disciplina de Bebidas, Enologia e Enogastronomia. A aula prática ocorreu no Restaurante Confraria, por meio de uma parceria entre o estabelecimento e a Universidade, com o objetivo de que os acadêmicos vivenciem o ambiente profissional. 

Conforme explica a professora responsável pela disciplina, Paula de Oliveira Sant'Ana, a coquetelaria é uma parte da disciplina. “Já trabalhamos o conteúdo sobre bebidas alcoólicas e não-alcoólicas e, após a teoria, trouxemos os estudantes para a parte prática. Todos os coquetéis produzidos pelos estudantes têm a certificação da Associação Internacional de Bartenders, pois seguimos as receitas dessa forma para que aqui ou na Argentina seja o ‘mesmo coquetel’”.

O estudante do 3º semestre de Gastronomia da Unijuí, Henrique Solimann, teve seu primeiro contato com a produção de coquetéis durante a aula prática. “Foi um aprendizado muito grande pois fizemos várias receitas e drinks diferentes, algo que não tinha feito antes”. A acadêmica do 1º semestre de Gastronomia, Esther Kersting Noschang, também faz parte da disciplina e avaliou o aprendizado. “Foi muito interessante pois conhecemos drinks de qualidade, aprendemos sobre diversos sabores. As bebidas são complementos para os alimentos que preparamos e aqui, aprendemos sobre os acompanhamentos e harmonizações”.

Além da coquetelaria, os estudantes aprenderão ao longo da disciplina sobre vinhos, espumantes, cervejas e harmonização dos alimentos. “É muito importante que os estudantes tenham conhecimento sobre o paladar, sobre os materiais eles estão trabalhando, ter acesso a informações e saber fazer as bebidas, para que eles saiam prontos para o mercado de trabalho”, destacou a professora.


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