Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Unijuí oferta curso de Pedagogia na modalidade de Ensino a Distância (EaD)

Com foco em preparar futuros profissionais para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o curso de Pedagogia da Unijuí é a formação certa para quem busca ingressar e atuar na área da Educação. O curso, além do presencial, também  é ofertado pela Universidade na modalidade de Ensino a Distância (EaD). 

O curso de Pedagogia EaD privilegia diferentes situações de aprendizagem, que inclui atividades práticas, estagiários obrigatórios e voluntários, seminário temático, ciclo de estudos, entre outros. A formação é organizada em 12 trimestres, com três disciplinas ofertadas por trimestre, e busca a capacitação de profissionais capazes de atuarem reflexivamente em relação à educação de crianças, jovens e adultos por meio de estudos que visam a formação pedagógica, humanista e inclusiva. 

Os estudantes têm aulas por meio do Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Quanto ao sistema de avaliação, o curso é focado na aprendizagem, de forma diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.

Tanto os acadêmicos da modalidade presencial quanto do EaD têm a possibilidade de utilizar espaços de aprendizagem no seu processo de formação para fortalecer a interlocução dos estudantes e professores e com as Escolas da Educação Básica, por meio do Laboratório de Ensino e Aprendizagem (Leap), organizado em dois ambientes: Laboratório de Práticas Pedagógicas e a Brinquedoteca; e Laboratório Virtual.

Os estudantes também contam com o Núcleo de Formação de Professores, cujas disciplinas que o estruturam são distribuídas entre os diferentes âmbitos de formação. Mais detalhes e informações sobre matrículas, o curso e outras formações ofertadas na modalidade EaD podem ser acessadas no site da Unijuí.


Professora da Unijuí recebe título de Embaixadora da Fonoaudiologia

Em reconhecimento à sua trajetória profissional, a professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, Vanessa Deusche-Araújo, recebeu do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul o título de Embaixadora da Fonoaudiologia de 2024. Essa conquista foi evidenciada na sessão solene da Câmara de Vereadores de Ijuí, na segunda-feira, 15 de abril, quando Vanessa foi homenageada pelo feito, com indicação do vereador Rodrigo Noronha.

Para a professora, receber o título foi uma honra. “O Conselho nomeia o profissional que mais se destacou no ano e foi muito legal receber essa indicação, pois é um prêmio dado pelos próprios colegas. Fiquei muito contente, foi uma grata surpresa. Também agradeço a homenagem feita pelo Poder Legislativo evidenciando a profissão”, destacou.

Segundo ela, seu trabalho na comissão que implantou o curso de Fonoaudiologia da Unijuí contribuiu para isso. “Acredito que a indicação tenha relação com a implantação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí. Trabalhar para isso foi uma experiência inovadora e o resultado é magnífico. Conseguimos montar um curso bem estruturado para formar profissionais de excelência”, relatou.

Com quase duas décadas de experiência profissional, Vanessa comenta sobre a sua fase atual e sobre o fato de ser a primeira professora fonoaudióloga do curso da Unijuí. “É algo fenomenal. Sinto que estou em um momento especial da minha carreira com 18 anos de atuação, sendo 10 deles em Ijuí e agora, professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí e embaixadora”, finaliza. 




EaD Unijuí: Curso de Letras: Português fomenta a formação de profissionais para o ensino da Língua Portuguesa

Já pensou em atuar no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Com foco em preparar o estudante para este caminho profissional, o curso de Letras: Português na modalidade EaD da Unijuí capacita de forma atualizada os acadêmicos que buscam ser professores ou atuar nesta área. 

O curso qualifica o estudante para a utilização da linguagem de língua portuguesa em suas condições reais de uso, seja por meio da fala, escrita ou da leitura nos mais diversos contextos. Ele está estruturado a partir dos eixos Língua, Literatura e Cultura e seu currículo organiza-se por meio de núcleos de formação, como o Núcleo de Formação Geral e Humanista, o Núcleo de Formação de Educadores e o Núcleo de disciplinas específicas da área de Letras. Ao todo, a formação é dividida em 12 trimestres, com três disciplinas ofertadas em cada módulo. 

O currículo do curso também inclui carga horária específica de atividades práticas, que são feitas em Estágios e Práticas de Ensino. Conta ainda com o Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), o qual é um núcleo de auxílio e preparo qualificado de estudantes para atuar em questões ligadas diretamente à profissão ao longo da formação. No laboratório, tanto a comunidade interna como externa à Universidade é atendida em questões ligadas aos diferentes usos da língua portuguesa, pois é um espaço para prática de ensino e também prestação de serviços.

As aulas são ministradas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, e o sistema de avaliação é focado na aprendizagem, de forma diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação ao longo do curso, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.  O EaD ainda proporciona flexibilidade de horários de estudo, materiais dinâmicos que facilitam a aprendizagem. 

Os estudantes também recebem acompanhamento de professores e tutores altamente qualificados, que possuem experiência acadêmica e de mercado. Também contam com diversas opções de bolsas, financiamentos, estágios e programas de intercâmbio.

Para se inscrever ou saber mais sobre este e outros cursos que estão com inscrições abertas acesse unijui.edu.br/ead. As inscrições para o primeiro módulo EaD de 2024 encerram-se no dia 16 de fevereiro.


Professor do Amanhã: Unijuí lança vaga complementar para o curso de Matemática

Quer cursar licenciatura em Matemática, mas perdeu o prazo para participar do Programa Professor do Amanhã? Calma que você tem uma nova chance: nesta segunda-feira, 8 de abril, a Unijuí lançou o processo seletivo complementar do programa, com a oferta de uma vaga para o curso de Matemática.

Assim como para os demais estudantes já aprovados, o aluno selecionado receberá uma bolsa mensal de permanência, no valor de R$ 800,00, e a isenção das mensalidades. 

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, além de ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos. Também podem participar professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão. Eles também devem ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos nas provas.

Interessados em ingressar no curso de Matemática, por meio do Programa Professor do Amanhã, podem se inscrever neste link, até a sexta-feira, dia 12 de abril. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de abril. 


Curso de Letras: Inglês é ofertado pela Unijuí na modalidade de Ensino a Distância

O curso de Letras: Inglês, ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) pela Unijuí,prepara o acadêmico para ser um profissional capaz de ensinar a Língua Inglesa e respectivas literaturas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e privadas, cursos de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, entre outros contextos de aprendizagem. 

A formação tem quatro anos de duração, sendo dividida em 12 trimestres.Em cada trimestre há no máximo cinco disciplinas sendo ofertadas entre teóricas, práticas e estágios intercalados, o que facilita o aprendizado do futuro profissional. Durante o percurso formativo o estudante licenciado se torna capaz de inovar e empreender na área, compreendendo os eixos centrais do uso de línguas e das linguagens em contextos diversificados. O curso é dividido em competências que são construídas para o melhor entendimento e aprendizado dos estudantes. 

Entre os diferenciais, há a oportunidade dos acadêmicos estudarem gratuitamente a língua inglesa e outros idiomas, como espanhol, francês, alemão, por meio de cursos disponíveis na plataforma de idiomas Altissia. O curso também tem alto índice de empregabilidade, possibilidade de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso. Conta com a presença de professores nativos americanos e está estruturado a partir da integração com os cursos de formação de professores em Matemática, Pedagogia, Educação Física, História

O curso é desenvolvido por meio do ambiente virtual Moodle, um dos melhores e mais utilizados no mundo para o ensino a distância. Os acadêmicos também podem fazer parte de projetos de extensão e pesquisa,  e continuar os estudos em programas de mestrado e doutorado na Unijuí, como o de Educação nas Ciências.

Se interessou? Mais informações sobre o curso, carga horária e conteúdos, além de outras formações EaD, podem ser acessados no site do Ensino a Distância da Unijuí. 


Curso de Pedagogia EaD da Unijuí recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de licenciatura em Pedagogia da Unijuí, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta terça-feira, 26 de março, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso.

A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende critérios de qualidade muito elevados. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, o processo de avaliação foi tranquilo, mas exigiu bastante dedicação. 

“Para isso, contamos com toda a estrutura da Instituição e com a dedicação de nossos professores, técnicos, reitoria e estudantes. Todos os sujeitos envolvidos atuaram de forma dinâmica e participativa”, destacou. Para Taíse, a nota 5 representa o coroamento de uma trajetória sólida no campo da Educação percorrida pela Unijuí, visto que o curso de Pedagogia foi um dos primeiros implantados na Universidade. 

“Temos aqui uma tradição formativa única e peculiar, com uma proposta pedagógica sólida pautada nas pesquisas e estudos que antecederam o curso. Então, o curso de Pedagogia na modalidade EaD é resultado disso, do esforço de um trabalho coletivo e de bastante entrega. Esta nota significa também um ânimo para que nós possamos seguir implantando melhorias, ampliando o número de acadêmicos e a própria atuação do EaD”, enfatizou.

Se você deseja ser estudante do curso de Pedagogia EaD da Unijuí, saiba que as inscrições estão abertas até o dia 24 de maio. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.