Acadêmico da UNIJUÍ tem artigo aprovado em congresso de Administração - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmico da UNIJUÍ tem artigo aprovado em congresso de Administração

 
Professora Enise e acadêmico Maicon

Estudante analisa a formação, o funcionamento e a gestão da Rede Leite.

Descrever o processo de formação, funcionamento e gestão do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Estado (Rede Leite). Este foi o tema do artigo do acadêmico de Administração UNIJUÍ, Maicon Kuchak, aprovado para o Congresso Internacional de Administração, considerado um dos mais importantes do gênero. O evento será realizado de 24 a 28 de setembro em Ponta Grossa, no Paraná.

Orientado pela professora Enise Barth Teixeira, o trabalho intitulado ‘Rede de cooperação e desenvolvimento sustentável: o caso da Rede Leite’ tem caráter exploratório qualitativo. Segundo Maicon, foi utilizada como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A entrevista semiestruturada foi a técnica empregada para a coleta de dados empíricos. “Este estudo buscou descrever e compreender o processo de formação e gestão a partir das percepções e significados dos atores sociais envolvidos na Rede Leite”, explicou o acadêmico.

Conforme Maicon, o assunto refere-se às mudanças e aprendizagens organizacionais em redes de cooperação. Estudos anteriores a este já foram desenvolvidos na Rede Integração Social, na Rede Agivest, na Rede Olarias, sendo estas formadas com o apoio da SEDAI/RS em parceria com a UNIJUÍ. A Iniciativa da pesquisa se deu por meio do Cocap.

Acadêmico de Administração do 4º semestre, Maicon também é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq há um ano. Ele contou que a ideia de desenvolver o estudo sobre a Rede Leite ocorreu após um seminário, realizado em junho de 2011, com um grupo de pesquisadores italianos do Projeto Coesão Social para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). Esse projeto tem convênio com o Governo do Estado e é integrado por várias instituições, entre elas a UNIJUÍ, com o Laboratório de Projetos, sob a responsabilidade dos professores do curso de Mestrado em Desenvolvimento, Dílson Trennephol e Daniel Cenci.

O Projeto Cocap estimula duas cadeias produtivas na Serra Gaúcha – produção de vinho e gastronomia –e uma de leite na região Noroeste, onde houve incentivo para que os docentes desenvolvessem pesquisas referentes à produção leiteira, envolvendo estudantes de graduação e de mestrado. “Neste contexto, surgiu a possibilidade de estudar a Rede Leite no tocante as mudanças e aprendizagens organizacionais nas propriedades integrantes da Rede Leite. E além disso, aliei o estudo com o compromisso que tenho de produzir e publicar resultados parciais e finais da pesquisa desenvolvida pelo fato de ser bolsista de iniciação científica”, concluiu Maicon.

 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Emater/Ascar - Regional Ijuí.

 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.