Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio

Sonho ou verdade: residindo em solo europeu

Relato de Leandro Schneider, acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no primeiro semestre de 2011.

 

"Mais ou menos umas 3 horas antes de ir em direção a Porto Alegre para pegar o meu vôo, eu me vi acordado, sentado no sofá de casa, pensando se realmente era verdade, se finalmente o dia de partir havia chegado. Depois de tantos incômodos com malas, visto, transferência de passagens, ali estava eu, sem conseguir dormir, esperando a hora de entrar no carro e ir.

Chegamos em Porto alegre, hora de me despedir das pessoas mais importantes pra mim, meus pais, uma mescla de sensações invadem o meu pensamento, tristeza por ir e deixar tantas coisas, ansiedade por imaginar tudo que me aguardava, e também medo pelo desconhecido e suas surpresas.

Depois de passar por todas as questões complicadas de um vôo internacional, as quais felizmente eu já tinha alguma experiência, chegamos em Portugal. Por sorte tínhamos amigos esperando no aeroporto, o que facilitou em muito nossa locomoção, e fez com que não ficássemos perdidos em principio.

A partir do momento em que estávamos instalados, era hora de começar a me virar sozinho. Porto é uma cidade dotada de uma área muito maior que a cidade do interior do Rio grande do sul, de onde eu provenho. Em dois dias, depois de me perder inclusive dentro da estação de metro, eu já me considerava bem independente, mas ainda assim matinha a vontade de sair sempre com meus amigos por perto.

As facilidades de uma cidade grande impressionam. O transporte público, seja ele através de ônibus, metrô, ou até mesmo trens, nos levam pra toda parte por um preço muito acessível, e mesmo quando nos aventuramos a procurar os lugares a pé, as pessoas estão sempre dispostas a dar informação, as vezes até mudam o seu caminho e nos levam onde queremos, ou, em ultimo caso sempre rola uma olhadinha nos mapas da internet.

A culinária aqui tem uma base muito forte em pescados, e é muito saborosa, principalmente acompanhada de um bom vinho do porto. Alimentação e vestimentas aqui são bastante baratas e sempre fazem o saldo do meu cartão de credito diminuir a cada visita aos shoppings e lojas.

Em relação às aulas, logo nos primeiros dias é possível perceber que se trata de uma doutrina bastante exigente por aqui, meus recentes amigos portugueses ficam confusos com a capacidade de nós brasileiros trabalharmos enquanto estamos estudando, pois aqui a prioridade durante a faculdade é exclusivamente a de estudar.

A saudade de casa é inevitável, a família e os amigos acabam sendo a única coisa que me faz querer voltar, quando colocados os prós e os contras na balança. Viver no Porto é muito fácil e divertido, e mesmo após algumas semanas aqui, ainda me pego sentado no sofá com os mesmo pensamentos de antes de partir, mas a diferença é que agora eu me levanto, olho pela janela e vejo a Europa. Imagem que me faz perceber que agora sim é verdade".



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.