COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

“O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração” foi tema de evento na Unijuí

            

Em razão do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, foi realizado o painel "O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração", promovido pelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC da Unijuí. 

Estudantes, professores e profissionais da área compartilharam experiências sobre a temática principal a partir das falas de Luís Fernando Irgang, egresso do Curso de Administração da Unijuí, aluno concluinte do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB e do PhD em Ciências da Inovação da Universidade de Halmstad, Suécia. Também de Sidnei Zimmer, egresso do Curso de Administração da Unijuí. Sócio-Proprietário e Diretor Comercial e de Marketing da Libidus. A mediação do evento foi realizada pelo professor Doutor Pedro Büttenbender, professor do DACEC/Unijuí, Doutor em Administração, Prêmio Mérito em Administração 2015.

Confira na íntegra como foi o debate na íntegra:

          

Sobre o curso na Unijuí

Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. O profissional formado pode atuar como associado, proprietário ou acionista em funções de direção em uma organização; como profissional liberal em atividades de assessoria, consultoria e prestação de serviços em qualquer área da Administração; como funcionário ou servidor público, atuando como dirigente, assessor e/ou consultor. É ofertado na modalidade presencial e também EaD.

 


Estudantes de Administração do Campus Panambi apresentam trabalhos em Seminário na Bruning

             

O coordenador do Programa de Formação de Gestores da Unijuí - Campus Panambi, professor Dr. Ariosto Sparemberger e a analista do Laboratório de Gestão e Negócios, Vaneza Lima dos Santos, prestigiaram, na última sexta-feira, 6 de dezembro, a apresentação do III Seminário de Estágio da Empresa Bruning Tecnometal. Entre os 35 trabalhos apresentados, três pertenciam aos estudantes de Administração daquele Campus:  

- Melhoria do processo de Requisição de Compra e criação do ponto de corte para emissão/solicitação de notas de serviços -  Bruna Carolina Batista Kober;

- Definição e implementação de uma metodologia de gestão de indicadores para a área técnica de pintura e solda - Suelen da Silva;

-Melhoria no desenvolvimento de amostras e PPAP" -  Bruno Takeshi;

“Ambos trabalhos demonstraram qualidade e comprometimento por parte dos acadêmicos que durante a graduação aplicam e ampliam seus conhecimentos”, observa o professor Ariosto.


Economia Criativa foi o tema da edição 2019 do CIDEAD

                

Na noite de 22 de outubro, terça-feira, foi realizada a 17ª edição do CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul, que neste ano tem como tema “ECONOMIA CRIATIVA”.
O CIDEAD é um projeto já consagrado, desenvolvido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, desde 2003, com o objetivo principal de promover a integração da autarquia com os profissionais e estudantes de Administração do interior do estado, contando sempre com o apoio das Seccionais do CRA-RS e seus Delegados, Representantes, Associações de Administradores e Instituições de Ensino Superior.

Em Ijuí o evento é uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, CRA-RS e da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Este ano está sendo realizado dentro do evento Salão do Conhecimento.

E para falar sobre o tema “Economia Criativa” o Administrador Vinícius Martini Bairros e os debatedores Renato Zambonato Junior e Romualdo Kohler foram convidados. Serão tratados conceitos, impactos e oportunidades de mercado relacionados ao tema.

O evento contou com a participação de diversos empresários, administradores e estudantes.

Fotos: Atena Scarpellini e Giovana Carré, estudantes de Jornalismo da Unijuí.


Visita técnica possibilita estudantes de Administração conhecerem a área de logística

Os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Logística, realizaram uma visita técnica, na noite de 09 de outubro, na empresa Central Peças de Santa Rosa, acompanhados pela professora Marisandra da Silva Casali e a Técnica Administrativa, Patrícia Schorr.

Na oportunidade a empresa realizou a apresentação de sua trajetória, com foco nas melhorias realizadas na área de logística. Na sequência os estudantes visitaram as instalações, aliando conhecimentos teóricos com a prática, fator este, que a Universidade busca oferecer aos seus acadêmicos.


Três Passos: Desafio Empreendedor buscou ideias para agregação de valor em atividades do Polo Oleoquímico

                 

O campus Três Passos realizou uma nova edição do Desafio Empreendedor. Aproveitando o processo de reabertura do Polo Oleoquímico do município, que recentemente teve um empreendedor selecionado para a realização de atividades industriais, os estudantes do curso de Administração foram desafiados a resolver uma demanda trazida pelo próprio empresário Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, que é a necessidade da agregação de valor na produção de óleos essenciais que a empresa produz.

Orientados pelos professores Remi Dama e Ariosto Sparemberger, coordenador do Curso, além da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológicas (Criatec), os estudantes foram divididos em quatro equipes. Após mentorias e orientações, os quatro grupos realizaram a defesa das ideias para uma banca avaliadora, atividade que encerrou esta edição do Desafio e foi realizada na noite de segunda-feira, dia 09.

A ideia vencedora propôs a criação de uma linha de produtos para serem utilizado em aromaterapia. “Os estudantes trouxeram dados muito interessantes para embasar esta proposta, um mercado a ser explorado”, observa a coordenadora da Criatec, que acompanhou as atividades, Maria Odete Palharini.

Também marcando o Dia do Administrador, comemorado em 09 de setembro, a banca de avaliação contou com a participação do egresso do curso, Dünner Bönemann.

Sobre o Polo Oleoquímico

No dia 23 de agosto, a Unijuí tornou público o resultado do edital de reativação do Polo Oleoquímico de Três Passos. O momento foi realizado no Campus da Unijuí, com a presença do empreendedor Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, da cidade de Tiradentes do Sul, fundada em 1992.

A Instituição abriu edital público na busca de interessados na exploração industrial e comercial de produtos derivados da cadeia produtiva de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e selecionou a proposta em questão. A empresa vencedora vai desenvolver produtos a partir do óleo de citronela, tais como repelentes, desinfetantes, aromatizantes, entre outros. “Há muito tempo eu já vinha com a intenção de industrializar óleos essenciais aqui na região. E, agora, com esta oportunidade oferecida pela Unijuí, vou conseguir colocar em prática o projeto”, avaliou Dirceu José Diel.

Além da Cessão de Uso Remunerado de Bens Móveis e de Bem Imóvel de parte da estrutura do Polo, um dos critérios do edital prevê que o empreendedor compartilhe a estrutura industrial para o desenvolvimento de pesquisas científicas de novos produtos e de transferência de tecnologia nesta área, bem como para o desenvolvimento de atividades de estágios, de ensino e de extensão universitária da Fidene/Unijuí. O selecionado também deverá participar de uma Incubação Externa de Empresas da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí (Criatec).


Empreendedorismo é destaque em aula do curso de Administração

Nos dias 21 e 28 de junho os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Comportamento Organizacional ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam três convidados que abordaram o tema “Empreendedorismo e Características Comportamentais Empreendedoras”.

O Sócio Proprietário das Lojas Hoje de Santo Cristo, Jadir Theisen, a Consultora e Diretora de Vendas da Mary Kay de Santo Cristo, Diane Maria Becker e o Sócio Proprietário da empresa Gyga Byte Internet de Cândido Godói, Nei Lunkes, relataram suas vivências e experiências profissionais.

De acordo com a professora Cláudia o evento fez parte da programação da disciplina, que envolveu pesquisas com empreendedores da região, com o intuito de conhecer suas visões sobre empreendedorismo e características comportamentais empreendedoras.