COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Empreendedorismo é destaque em aula do curso de Administração

Nos dias 21 e 28 de junho os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Comportamento Organizacional ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam três convidados que abordaram o tema “Empreendedorismo e Características Comportamentais Empreendedoras”.

O Sócio Proprietário das Lojas Hoje de Santo Cristo, Jadir Theisen, a Consultora e Diretora de Vendas da Mary Kay de Santo Cristo, Diane Maria Becker e o Sócio Proprietário da empresa Gyga Byte Internet de Cândido Godói, Nei Lunkes, relataram suas vivências e experiências profissionais.

De acordo com a professora Cláudia o evento fez parte da programação da disciplina, que envolveu pesquisas com empreendedores da região, com o intuito de conhecer suas visões sobre empreendedorismo e características comportamentais empreendedoras.


Metodologias inovadoras oportunizam aulas diferenciadas na Unijuí

No decorrer do primeiro semestre deste ano, os estudantes do curso de Administração da Unijuí, da disciplina de Comportamento Organizacional ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, foram desafiados a organizarem apresentações diferenciadas referentes aos conteúdos trabalhados em aula.

Com o intuito de incentivar a participação dos estudantes e a tornar a metodologia da aula mais interativa para evidenciar a teoria na prática, promoveram apresentações com diferentes empresas da região. Durante as atividades os grupos optaram por convidarem representantes das empresas para abordarem os temas propostos e apresentarem vivências das suas experiências profissionais.

De acordo com a professora Cláudia os resultados das apresentações foram produtivos e geraram envolvimento e aprendizado na turma. “Com isso evidencia-se a iniciativa e o potencial dos nossos jovens alunos, e a nós enquanto professores, confirma a necessidade de adotarmos metodologias inovadoras e estimuladoras da autonomia nos alunos, com vistas a gerar um aprendizado condizente com as necessidades e capacidades desta geração”, destacou.

Os estudos desenvolvidos no semestre abordaram diferentes temas. O convidado Luciano Mallmann, Diretor Executivo da Empresa Jornalística Noroeste de Santa Rosa, falou sobre o Processo de “Comunicação Organizacional”; A Gerente de Desenvolvimento Humano da SLC Comercial, representante John Deere de Horizontina, Rosileni Bohnen Segatto, abordou “Liderança e Poder”. A temática “Cultura Organizacional” foi ressaltada por Fernanda Saldanha Lima, Gerente de Recursos Humanos do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

 


Empoderamento feminino e liderança em debate no Campus Três Passos

                

O curso de Administração do Campus Três Passos realizou, nesta quarta, dia 22 e quinta-feira, dia 23,  Semana Acadêmica com atividades no Auditório do Campus. O evento foi elaborado por estudantes, com o auxílio do Laboratório de Gestão e professores, com o objetivo debater temas emergentes e inovadores, além de integrar o curso com a comunidade de Três Passos e da região Celeiro.

Na primeira noite de discussões o tema foi “Empoderamento Feminino – Mulheres empreendedoras”, com as painelistas Michele Machado, proprietária da Loja de Cosméticos Guria Bonita, Letícia Cassol Huppes, especialista em maquiagem de Noivas e Tayná Petry, sócia-proprietária da Jú Moda Íntima.

Nesta quinta-feira, encerrando a programação, o tema em discussão foi  “A Evolução da Liderança – De chefe a Líder”, realizada pelos painelistas Reamir Larssen, sócio-proprietário do Grupo Larssen e Gustavo Mateus Roesler, gerente de Negócios do Sicredi Três Passos.

De acordo com o coordenador do Curso de Administração de Três Passos, professor  Dr. Ariosto Sparemberger, a realização da Semana Acadêmica é mais uma ação, entre tantas outras, que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional. E isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca.


Estudantes de Administração participam de debate sobre motivação no trabalho

No dia 29 de março os estudantes da disciplina de Comportamento Organizacional, do curso de Administração, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam as convidadas: Anelise Fronza, Gerente da Agência Sicredi de Novo Machado e Luciane Jung Dias, Médica de Família e Comunidade/FUMSSAR.

Na oportunidade as convidadas abordaram o tema motivação no trabalho, apresentando vivências da sua experiência profissional.

Para a professora Cláudia, o estudo sobre motivação é extremamente importante para compreender os mecanismos que movimentam as pessoas em relação aos seus comportamentos, desempenhos, a favor ou contra os interesses da organização e da administração.

O evento fez parte da programação da disciplina e foi organizado pelas estudantes do curso: Angela Maria Vanzella e Catieli Zoia.


Egressos de Administração recebem premiação do Conselho Regional por trabalhos de conclusão de curso

                  

Em cerimônia realizada em Porto Alegre, Rogério Hansen, egresso do curso de Administração da Unijuí, recebeu o Prêmio Astor Rocca de Barcellos, reconhecimento do Conselho Regional de Administração do RS como melhor trabalho de conclusão de curso na área em 2018. Ele conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

Rogério, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí, avaliou a premiação. “Receber este prêmio é consequência de todo o esforço da Universidade e seus professores em elevar o nível de qualidade no ensino, formando profissionais diferenciados e de destaque em seus campos de atuação. Espero que meu trabalho consiga ir além desta premiação e servir como referência e inspiração para novas pesquisas na área", observa.

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. A professora Fernanda Pasqualini, professora e coordenadora do curso de Administração do campus Ijuí e Panambi, e Luciano Zamberlan, professor e coordenador do curso de Administração do campus Santa Rosa e Três Passos, receberam o prêmio, entregue na noite de segunda-feira, dia 26, em nome da estudante. Para Zamberlan, o prêmio “é uma forma de valorizar o processo de aprendizado na área da Administração”.

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 


Melhor Trabalho de Conclusão dos cursos de Administração do Estado é da Unijuí

                 

O curso da Administração da Unijuí novamente conquistou o primeiro lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos, concedido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, que reconhece o melhor Trabalho de Conclusão de Curso do estado. O egresso Rogério Hansen conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

“Foram meses de dedicação, os quais contei com ajuda de muita gente, em especial da minha orientadora, que desde o início encarou o desafio de realizar algo totalmente acima dos padrões e fora da caixa”, avalia o vencedor, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí. 

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. Alessandra já havia recebido outras premiações em sua formatura, em setembro de 2017, sendo elas o troféu Destaque Acadêmico, também concedido pelo CRA-RS, que premia o acadêmico com a melhor média das notas do curso, e o Prêmio Incentivo à Excelência na formação do profissional em Administração, categoria Bronze, concedido pelo Curso de Administração da Unijuí. Ambos os trabalhos premiados estiveram sob orientação da professora Adriane Fabrício. 

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 

Confira 

- 2014 – Tamires Elisa Bieger (1º lugar)

- 2015 – Naiara Walter Pieper (3º lugar)

- 2016 – Caroline da Rosa (1º lugar)

- 2017 – Luís Fernando Irgang dos Santos (1º lugar)

- 2018 – Rogério Hansen (1º lugar) e Alessandra Cristina Cimarosti (3º lugar)