COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Estudantes de Administração participam de debate sobre motivação no trabalho

No dia 29 de março os estudantes da disciplina de Comportamento Organizacional, do curso de Administração, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach, receberam as convidadas: Anelise Fronza, Gerente da Agência Sicredi de Novo Machado e Luciane Jung Dias, Médica de Família e Comunidade/FUMSSAR.

Na oportunidade as convidadas abordaram o tema motivação no trabalho, apresentando vivências da sua experiência profissional.

Para a professora Cláudia, o estudo sobre motivação é extremamente importante para compreender os mecanismos que movimentam as pessoas em relação aos seus comportamentos, desempenhos, a favor ou contra os interesses da organização e da administração.

O evento fez parte da programação da disciplina e foi organizado pelas estudantes do curso: Angela Maria Vanzella e Catieli Zoia.


Egressos de Administração recebem premiação do Conselho Regional por trabalhos de conclusão de curso

                  

Em cerimônia realizada em Porto Alegre, Rogério Hansen, egresso do curso de Administração da Unijuí, recebeu o Prêmio Astor Rocca de Barcellos, reconhecimento do Conselho Regional de Administração do RS como melhor trabalho de conclusão de curso na área em 2018. Ele conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

Rogério, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí, avaliou a premiação. “Receber este prêmio é consequência de todo o esforço da Universidade e seus professores em elevar o nível de qualidade no ensino, formando profissionais diferenciados e de destaque em seus campos de atuação. Espero que meu trabalho consiga ir além desta premiação e servir como referência e inspiração para novas pesquisas na área", observa.

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. A professora Fernanda Pasqualini, professora e coordenadora do curso de Administração do campus Ijuí e Panambi, e Luciano Zamberlan, professor e coordenador do curso de Administração do campus Santa Rosa e Três Passos, receberam o prêmio, entregue na noite de segunda-feira, dia 26, em nome da estudante. Para Zamberlan, o prêmio “é uma forma de valorizar o processo de aprendizado na área da Administração”.

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 


Melhor Trabalho de Conclusão dos cursos de Administração do Estado é da Unijuí

                 

O curso da Administração da Unijuí novamente conquistou o primeiro lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos, concedido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, que reconhece o melhor Trabalho de Conclusão de Curso do estado. O egresso Rogério Hansen conquistou a honraria, divulgada na última semana, pelo trabalho “Inteligência Emocional e Engajamento no Ambiente de Trabalho: Um Estudo Empírico a partir de Gestores e Equipes”, orientado pela professora Adriane Fabrício. 

“Foram meses de dedicação, os quais contei com ajuda de muita gente, em especial da minha orientadora, que desde o início encarou o desafio de realizar algo totalmente acima dos padrões e fora da caixa”, avalia o vencedor, que também atua na Coordenadoria de Marketing da Unijuí. 

Nesta edição, o curso também conquistou o terceiro lugar, por Alessandra Cristina Cimarosti, com o trabalho “Síndrome de Burnout: Um estudo com trabalhadores estudantes do ensino superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, também com a orientação da professora Adriane. Alessandra já havia recebido outras premiações em sua formatura, em setembro de 2017, sendo elas o troféu Destaque Acadêmico, também concedido pelo CRA-RS, que premia o acadêmico com a melhor média das notas do curso, e o Prêmio Incentivo à Excelência na formação do profissional em Administração, categoria Bronze, concedido pelo Curso de Administração da Unijuí. Ambos os trabalhos premiados estiveram sob orientação da professora Adriane Fabrício. 

O Curso de Administração já recebeu esse reconhecimento pela 5ª vez desde a primeira edição do Prêmio, instituído em 2011 com a finalidade de divulgar e valorizar os estudos realizados por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. 

Confira 

- 2014 – Tamires Elisa Bieger (1º lugar)

- 2015 – Naiara Walter Pieper (3º lugar)

- 2016 – Caroline da Rosa (1º lugar)

- 2017 – Luís Fernando Irgang dos Santos (1º lugar)

- 2018 – Rogério Hansen (1º lugar) e Alessandra Cristina Cimarosti (3º lugar)


Curso de Administração comemora o Dia do Administrador

Dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. Para comemorar essa data, o curso de Administração da Unijuí realiza um evento que reúne em um dia estudantes e professores dos Campus de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Este ano a 3ª edição do EMEAd - Encontro Multicampi dos Estudantes de Administração da Unijuí, foi sediado pelo curso de Administração do Campus Panambi. 

Como o próprio nome já diz, comemorar é trazer a lembrança (memorar - memória) junto. Foi pensando nisso que se formatou um evento diferente buscando apresentar aos estudantes um pouco da essência de Panambi conhecida como a cidade das máquinas e importante polo metalmecânico do país, ao mesmo tempo que se confraternizou e comemorou entre estudantes e professores.

A partir da interação Universidade-Empresa, o 3° EMEAd ocorreu em parceria com a Bruning Tecnometal. A empresa, recebeu de portas abertas no dia 4 de setembro mais de cem estudantes de graduação em Administração vindo dos Campus de Panambi, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, os Pró-Reitores dos Campus de Panambi e Santa Rosa, professor Nelson Thesing e professor Ariosto Sparemberger, respectivamente, além de professores e técnicos relacionados ao curso de Administração da Unijuí. 

Na fala dos funcionários, Rafaela Sorensen Albrecht, Thiago Paese Savaris e Giulia de Abreu Bonaccorsi, a Bruning encantou a todos com excelentes falas sobre o histórico de crescimento e adaptação da empresa, a importância do planejamento e gestão da carreira e sobre o programa de Gestão de Pessoas MOVA, bem como programas de estágios e trainees. Seguiu com visitas guiadas às fábricas, em que os estudantes de Administração que também são funcionários da Bruning, explicaram e apresentaram todo o processo produtivo da empresa aos visitantes. Foi um momento importante onde os estudantes puderem ver ao vivo o que estudam em sala de aula, agregando muito conhecimento. Para finalizar foi servido um delicioso jantar embalado ao som e luz do Andrei Magnanti.

Foram momentos especiais de aprendizado e comemoração, que com certeza ficarão marcados na memória de quem esteve presente.

A Comissão Organizadora do evento agradece de modo especial o Gestor de Pessoas da Bruning e professor do curso de Administração, Daniel Pottker, que acreditou na ideia e viabilizou o evento na empresa.

 

Comissão Organizadora do 3° EMEAd:

Coordenação do Curso de Administração Ijuí e Panambi: Professora Fernanda Pasqualini

Coordenação do Curso de Administração Santa Rosa e Três Passos: Luciano Zamberlan

Técnica do Laboratório de Gestão Ijuí e Panambi: Aline Leite

Graduandos em Administração:

Caroline Almeida

Cassia Plegge 

Daniela Cruz

Eliane de Souza

Jéssica Gausmann

Monique Correa

Nestor Pautz

Ricardo Hartmann

 


Estudantes de Administração participam de palestra sobre empreendedorismo

Os estudantes da disciplina Administração Empreendedora, do primeiro semestre do curso de Administração, participaram de palestras sobre empreendedorismo ministrada pelos empresários e egressos da Unijuí Suzana Leindecker Vieira e Marcelus Vieira.

Suzana Leindecker Vieira e Marcelus Vieira contaram as suas trajetórias empreendedoras à frente da loja Incognita e da agência de viagem Al Mondo!, respectivamente.

Suzana falou sobre a Incognita, loja diferenciada multimarcas. Dentro da temática, destacou a necessidade de inovação e de estar de olho nas tendências de mercado. Ela destacou que mesmo com anos de experiência no ramo é preciso saber aprender, desaprender e reaprender.  Segundo Suzana, a inspiração é nas “top”, mas que observa tudo a sua volta como fonte de ideias e inspiração para a loja.

A Al Mondo Turismo Gastronômico foi apresentada pelo chef Marcelus.  A agência nasceu da ideia que surgiu em um jantar entre amigos, unindo as paixões de cada um. Hoje,  a Al Mondo atende pessoas de todo o país e se destaca no turismo de luxo. Marcelus destaca que a partir da ideia houve muito estudo, planejamento e preparação para o negócio.

“Pode se dizer que a Al Mondo mistura algumas das melhores coisas da vida: o prazer da boa mesa, uma viagem dos sonhos, um tratamento pessoal e diferenciado, com total liberdade e privacidade para fazer o que tiver vontade”, comenta.  Com isso em mente, a Al Mondo escolhe casas em países como a Itália, França, Espanha, e reúne pessoas para compartilhar uma semana incrível.

De acordo com a professora Fernanda Pasqualini, que ministra a disciplina, os estudantes foram presenteados com histórias e experiências inspiradoras que são da cidade de Ijuí e hoje estão “al mondo”.


Criatividade e Inovação norteiam Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa

A Semana Acadêmica do Curso de Administração da UNIJUÍ teve a sua abertura na noite de segunda-feira, dia 11, no Campus Santa Rosa. O evento denominado Momento Empreendedor, tem o foco nessa edição voltado para os processos de Criatividade e Inovação.

A programação da primeira noite contou com a oficina “O processo de desenvolvimento de novos produtos”, ministrada pelo Coordenador do curso de Administração, Professor Luciano Zamberlan, onde ficou evidenciado os aspectos da criatividade e inovação para o empreendedorismo, destacando as tendências na criação de novos produtos e as mudanças que a tecnologia está gerando.

Durante a noite também foi apresentado aos participantes, as equipes vencedoras do Desafio Empreendedor, que aconteceu no último sábado. As equipes tiveram a oportunidade de relatar aos estudantes, a experiência de participar do evento, destacando a solução encontrada para o desafio.

De acordo com o professor Luciano, o Momento Empreendedor foi criado com o objetivo de debater temas relacionados ao empreendedorismo. “Durante o evento são destacadas experiências de pessoas que já vivenciaram a oportunidade de abrir um negócio, de gerar uma ideia nova e colocar em prática. Causando assim, um compartilhamento de experiências, buscando novas alternativas e vislumbrar a possibilidade dos nossos estudantes empreenderem”, destaca o Coordenado do Curso de Administração.

As atividades seguem amanhã, quarta-feira, com a temática, “O comércio tradicional na era digital”, onde serão discutidos os desafios do varejo físico diante do comércio eletrônico. E no dia 14 de junho, quinta-feira, “Experiências Empreendedoras” estará marcando a última noite de evento, por meio das trajetórias, oportunidades e desafios para abertura e manutenção de um negócio.