COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Criatividade e Inovação norteiam Momento Empreendedor do Campus Santa Rosa

A Semana Acadêmica do Curso de Administração da UNIJUÍ teve a sua abertura na noite de segunda-feira, dia 11, no Campus Santa Rosa. O evento denominado Momento Empreendedor, tem o foco nessa edição voltado para os processos de Criatividade e Inovação.

A programação da primeira noite contou com a oficina “O processo de desenvolvimento de novos produtos”, ministrada pelo Coordenador do curso de Administração, Professor Luciano Zamberlan, onde ficou evidenciado os aspectos da criatividade e inovação para o empreendedorismo, destacando as tendências na criação de novos produtos e as mudanças que a tecnologia está gerando.

Durante a noite também foi apresentado aos participantes, as equipes vencedoras do Desafio Empreendedor, que aconteceu no último sábado. As equipes tiveram a oportunidade de relatar aos estudantes, a experiência de participar do evento, destacando a solução encontrada para o desafio.

De acordo com o professor Luciano, o Momento Empreendedor foi criado com o objetivo de debater temas relacionados ao empreendedorismo. “Durante o evento são destacadas experiências de pessoas que já vivenciaram a oportunidade de abrir um negócio, de gerar uma ideia nova e colocar em prática. Causando assim, um compartilhamento de experiências, buscando novas alternativas e vislumbrar a possibilidade dos nossos estudantes empreenderem”, destaca o Coordenado do Curso de Administração.

As atividades seguem amanhã, quarta-feira, com a temática, “O comércio tradicional na era digital”, onde serão discutidos os desafios do varejo físico diante do comércio eletrônico. E no dia 14 de junho, quinta-feira, “Experiências Empreendedoras” estará marcando a última noite de evento, por meio das trajetórias, oportunidades e desafios para abertura e manutenção de um negócio.


Curso de Administração promove Momento Empreendedor no Campus Santa Rosa

A Criatividade e a Inovação serão os pilares do Momento Empreendedor promovido pelo curso de Administração da UNIJUÍ, na próxima semana. A Semana Acadêmica será realizada nos dias 11, 13 e 14 de junho, no Espaço Coworking e Miniauditórios, no Campus Santa Rosa.

A programação contemplará na segunda-feira, dia 11 de junho, duas oficinas. A Oficina, “O processo de desenvolvimento de novos produtos”, onde será evidenciando aos participantes a criatividade e inovação para o empreendedorismo. Já a oficina, “Como marcar? ”, estará trabalhando etapas necessárias para a criação de uma marca.

Na quarta-feira, dia 13 de junho, a temática abordada será sobre: “O comércio tradicional na era digital”, onde serão discutidos os desafios do varejo físico diante do comércio eletrônico. E no dia 14 de junho, quinta-feira, “Experiências Empreendedoras” estará marcando a última noite de evento, por meio das trajetórias, oportunidades e desafios para abertura e manutenção de um negócio.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal da UNIJUÍ


Campus Três Passos realiza o Momento Empreendedor

              

Com o objetivo de discutir negócios, ética, família, profissão, o curso de Administração da Unijuí – Campus Três Passos, realizou, nesta semana, o Momento Empreendedor 2018. Os estudantes conferiram uma programação de três dias, iniciada na noite da última terça-feira, dia 22 e que se estendeu até a noite da última quinta-feira, dia 24.

Na primeira noite de evento, a palestra tratou sobre “Ética na Profissão”, com o palestrante Ivo Borati, gerente administrativo e financeiro da Ceriluz. Na segunda noite, o público pode conferir a fala “Brasil: um país de poucos”, realizada pelo professor Dejalma Cremonese – UFSM. E, para encerrar a programação deste Momento Empreendedor, o tema da quinta-feira foi “Negócios de Família”, com os painelistas: Pe. Rudinei da Rosa e Pr. Rodrigo Glinke.

O Momento Empreendedor foi uma realização do curso de Administração e do Laboratório de Gestão da Unijuí – Campus Três Passos.


Estudantes de Administração visitam empresas da região

             

O curso de Administração da Unijuí proporciona aos seus estudantes diversas vivências práticas ao longo do curso, com visitas a empresas e negócios na região.

Na terça feiram 22 de maio, a turma de Administração Empreendedora, do Campus Ijuí, acompanhada da professora Fernanda Pasqualini, foi visitar o Restaurante Gasteiz Vitoria. A turma foi recebida pelo proprietário e chef André Sartori, que contou sua trajetória Empreendedora. André contou que se antes de abrir seu próprio restaurante trabalhou na área de gastronomia para adquirir experiência, morou seis anos na Espanha, onde aprendeu a admirar a cultura e a gastronomia espanhola. O restaurante está no terceiro local desde que abriu, agora em um espaço com maior capacidade para poder ampliar seus projetos. Ao final da visita, os estudantes foram sorteados com almoços e jantares no restaurante e também puderam saborear a pizza espanhola.

Já na noite de quarta-feira, 23 de maio, os estudantes da disciplina de Fundamentos de Produção e Operações do curso de Administração-Campus Panambi, ministrada pela professora Marisandra Casali, participaram de uma visitação técnica à empresa Chopp Ijuhy. Os acadêmicos se deslocaram até a empresa, em Ijuí, para visualizarem na prática como acontece o processo produtivo da cerveja/chopp. Na oportunidade, o grupo esteve acompanhado pela professora Marisandra e pela analista do Laboratório de Gestão, Aline Leite, e foi recebido na empresa por Thales Handte, técnico cervejeiro. Thales é graduado em Gastronomia e pós-graduado em Tecnologia Cervejeira e além de atuar junto à Chopp Ijuhy também é sócio proprietário de um estabelecimento em Panambi, o Pubi Handte, que produz também cerveja artesanal.


Momento Empreendedor no Campus Panambi visa o fortalecimento da interação com a comunidade

               

Para discutir temáticas pertinentes da atualidade, o curso de Administração – Campus Panambi, está realizando, durante esta semana, o Momento Empreendedor, com o objetivo de estimular o estabelecimento de uma cultura empreendedora aos estudantes. Também é objetivo do evento fomentar o desenvolvimento regional, por meio do fortalecimento da interação entre universidade, governo, meio empresarial e comunidade.

A programação iniciou na noite da última segunda-feira, dia 07 de maio, com a discussão sobre o tema “Inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho”, com Luís Fernando Irgang, Simone Paim Quatrin e Paula Borelli. Na noite também foi apresentado o case SAUR, com Catiusca Peixoto Spode, Coordenadora de RH e Géssica Zirr da Silva, Analista de RH.

Na noite desta terça-feira, dia 08, os estudantes conferiram o tema Planejamento, estratégias e marketing, com três cases: Empório da Arte, com Maurício e Patrícia Weschenfelder, Boutique de Aromas, com Carla Wallauer Van Ass e PNZ Comunicação, com Fabian Ponzi. A mediação foi de Cleber Cervi.

Para encerrar a programação, na noite desta quarta-feira, 09, será realizada a fala “Responsabilidade Social Corporativa: quais impactos sobre os negócios?”, com a Dra. Marguit Neumann.

Segundo o coordenador do curso de Administração do Campus Panambi, Ivo Ney Kuhn, as três temáticas foram discutidas com os estudantes do curso, que optaram por trabalhar elas na programação do Momento Empreendedor deste ano.


Momento Empreendedor aborda criatividade e inovação no mundo dos negócios

                 

O Momento Empreendedor é uma iniciativa do curso de Administração, que ocorre nos quatro campi da Unijuí, em diferentes momentos. O evento, que esta semana está sendo trabalhado em Ijuí, tem como objetivo apresentar temas atuais e emergentes que permeiam o mundo dos negócios, buscando fomentar o desenvolvimento regional e fortalecer a interação entre a Universidade e a comunidade como um todo. De acordo com a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso no campus Ijuí, os temas normalmente são de caráter interdisciplinar e visam estimular a cultura empreendedora, em um ambiente sustentável e de inovação.

O evento teve início nesta segunda-feira, 07, com a apresentação do case da empreendedora Eliana Burtet, que há 28 anos possui uma franquia de O Boticário na região. Ela dividiu com os egressos, estudantes e professores presentes todo o processo de instalação de sua franquia, incluindo as dificuldades do início, quando ainda não havia sistema informatizado, e também as possibilidades alcançadas quando há a ousadia de empreender. A abertura do evento contou ainda com uma palestra do administrador e gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, que falou aos presentes sobre empreendedorismo de gestão de carreira. Em sua fala, Giancarlo destacou os desafios e o papel do gestor no mundo moderno. Segundo ele, tanto a criatividade quanto o empreendorismo fazem parte da relação de uma nova realidade de mercado, que se apresenta cada vez mais dinâmica, competitiva e que tem feito organizações desconstituírem ou mudarem seus planejamentos e seu modo de agir para se adequarem a este cenário. O gestor falou aos estudantes e profissionais sobre essas novas relações de mercado.

O evento segue nesta terça-feira, 08, com a realização de oficinas. Os participantes podem optar pela oficina de seu interesse. São elas:  Marketing Pessoal, com Luciano Zamberlan; Marketing Digital, com Márcia Almeida; Mercado de Capitais, com Daniel Baggio; e Desenvolvimento Pessoal, com Daniel Pottker. Os oficineiros foram escolhidos por uma comissão de estudantes do curso de Administração, que optou também pelos temas.

Na quarta-feira a Unijuí, dentro da programação do evento, a Universidade sedia o XVI CIDEAD, Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul, que vai abordar o tema Administração no Ecossistema de Inovação, com Carlos Eduardo de Souza Aranha. O evento terá mediação do professor Luciano Zamberlan e irá contar com os debatedores Cledison Eduardo Fritzen e Andrei Cossetin.

Na quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11, o evento irá reunir todos os cursos do DACEC, para uma apresentação sobre o Desafio Empreendedor. Na quinta-feira haverá ainda a palestra Oportunidades e Desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com Fernando José Stank e ainda a apresentação do case: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real, com Lucas Hansel, com mediação do professor Jorge Oneide Sausen. Na sexta-feira será realizado workshop sobre Criatividade e Inovação, com Márcia Almeida.

O evento, que está em sua quarta edição, é promovido pelo curso de Administração em conjunto com o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Conselho Regional de Administração (CRA), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec). A programação conta também com o apoio de O Boticário.