Momento Empreendedor aborda criatividade e inovação no mundo dos negócios - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Momento Empreendedor aborda criatividade e inovação no mundo dos negócios

                 

O Momento Empreendedor é uma iniciativa do curso de Administração, que ocorre nos quatro campi da Unijuí, em diferentes momentos. O evento, que esta semana está sendo trabalhado em Ijuí, tem como objetivo apresentar temas atuais e emergentes que permeiam o mundo dos negócios, buscando fomentar o desenvolvimento regional e fortalecer a interação entre a Universidade e a comunidade como um todo. De acordo com a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso no campus Ijuí, os temas normalmente são de caráter interdisciplinar e visam estimular a cultura empreendedora, em um ambiente sustentável e de inovação.

O evento teve início nesta segunda-feira, 07, com a apresentação do case da empreendedora Eliana Burtet, que há 28 anos possui uma franquia de O Boticário na região. Ela dividiu com os egressos, estudantes e professores presentes todo o processo de instalação de sua franquia, incluindo as dificuldades do início, quando ainda não havia sistema informatizado, e também as possibilidades alcançadas quando há a ousadia de empreender. A abertura do evento contou ainda com uma palestra do administrador e gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, que falou aos presentes sobre empreendedorismo de gestão de carreira. Em sua fala, Giancarlo destacou os desafios e o papel do gestor no mundo moderno. Segundo ele, tanto a criatividade quanto o empreendorismo fazem parte da relação de uma nova realidade de mercado, que se apresenta cada vez mais dinâmica, competitiva e que tem feito organizações desconstituírem ou mudarem seus planejamentos e seu modo de agir para se adequarem a este cenário. O gestor falou aos estudantes e profissionais sobre essas novas relações de mercado.

O evento segue nesta terça-feira, 08, com a realização de oficinas. Os participantes podem optar pela oficina de seu interesse. São elas:  Marketing Pessoal, com Luciano Zamberlan; Marketing Digital, com Márcia Almeida; Mercado de Capitais, com Daniel Baggio; e Desenvolvimento Pessoal, com Daniel Pottker. Os oficineiros foram escolhidos por uma comissão de estudantes do curso de Administração, que optou também pelos temas.

Na quarta-feira a Unijuí, dentro da programação do evento, a Universidade sedia o XVI CIDEAD, Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul, que vai abordar o tema Administração no Ecossistema de Inovação, com Carlos Eduardo de Souza Aranha. O evento terá mediação do professor Luciano Zamberlan e irá contar com os debatedores Cledison Eduardo Fritzen e Andrei Cossetin.

Na quinta-feira, 10, e na sexta-feira, 11, o evento irá reunir todos os cursos do DACEC, para uma apresentação sobre o Desafio Empreendedor. Na quinta-feira haverá ainda a palestra Oportunidades e Desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com Fernando José Stank e ainda a apresentação do case: Plataforma Gorila: uma tecnologia para gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real, com Lucas Hansel, com mediação do professor Jorge Oneide Sausen. Na sexta-feira será realizado workshop sobre Criatividade e Inovação, com Márcia Almeida.

O evento, que está em sua quarta edição, é promovido pelo curso de Administração em conjunto com o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Conselho Regional de Administração (CRA), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec). A programação conta também com o apoio de O Boticário.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.