Paróquia de Ijuí embasa produção de TCC sobre gestão de organizações religiosas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Paróquia de Ijuí embasa produção de TCC sobre gestão de organizações religiosas

Assim como qualquer organização, instituições religiosas também apresentam o desafio de incorporar práticas profissionais de administração, a partir de pessoas dotadas com competências específicas da área, com habilidades que são aplicadas diretamente a este segmento.

Com o intuito de compreender e explorar o funcionamento das atividades administrativas de uma organização religiosa, a recém-formada no curso de Administração da Unijuí, Narjana Fabiola Junges Manchini, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Um estudo sobre práticas de administração em organizações religiosas - tomando por base a Paróquia Nossa Senhora da Natividade”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender.

Narjana conta que atua na paróquia como auxiliar administrativa, o que motivou a pesquisar sobre o tema, contribuindo para as pesquisas na área. “Atualmente estão escassos os estudos sobre a gestão e as práticas administrativas dentro da administração paroquial”, explica.

Apoiada em entrevistas realizadas com integrantes da paróquia, a graduada concluiu a importância do planejamento, organização, direção e controle dentro da instituição. “Estes aspectos já estão e devem continuar inclusos no planejamento estratégico paroquial”, afirma Narjana.

Apesar disso, a pesquisa comprova que os administradores paroquiais, sendo este o pároco ou aqueles integrantes que estão à frente das decisões de atividades a nível paroquial, precisam aprofundar as competências e práticas administrativas. “O recomendado é que as lideranças religiosas aperfeiçoem-se e participem de formações sobre  gestão e práticas administrativas”, comenta.

Concluída a graduação, Narjana afirma que o sentimento de ter concluído o curso é de gratidão. “Foram anos de aprendizado e de experiências grandiosas, com colegas e professores, onde aprendi não só conteúdos voltados ao curso, mas aprendi também sobre a vida, em constantes conversas em sala de aula e fora delas”, salienta.

A estudante acrescenta que seguirá na área de administração e gestão de pessoas, por ser a área que mais lhe interessa. “Após o fim desse ciclo de estudos, pretendo continuar trabalhando nessa área da administração que gosto tanto, colocando em prática o que aprendi nesses anos na Unijuí”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.