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Administração (Bacharelado)

Evento online dá início às comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Um evento realizado de forma virtual nesta quinta-feira, 9 de setembro, marcou o Dia do Administrador e o início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração da Unijuí. Autorizado no ano de 1971, o curso já formou mais de 2.850 profissionais nestas cinco décadas, e hoje é ofertado nas modalidades presencial - nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi - e a distância.

“Faço parte do curso como egressa - inclusive acabo de completar 20 anos de formatura, e há 12 anos sou docente no curso. Tenho muito orgulho dessa trajetória e é uma honra fazer parte deste momento”, destacou a coordenadora do curso nos campi de Ijuí e Panambi, professora Fernanda Pasqualini, destacando que o momento é importante para refletir o que foi vivido e também para falar sobre expectativas. “E nada melhor do que buscarmos nossos mestres pioneiros para conhecer mais sobre a história do curso, desafios e conquistas alcançadas. Isso nos inspira a continuar fazendo a nossa parte, com protagonismo e comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade”, afirmou.

Para que o resgate da história acontecesse, foram convidados a participar do evento os professores Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo. Sob mediação do professor Daniel Knebel Baggio, eles abordaram o tema "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros”.

Para o coordenador da graduação no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, pelo menos três situações marcaram a trajetória do curso: primeiro, as condições criadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e posteriormente pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para a oferta do curso de Administração na região. Depois, os professores pioneiros que, em 1971, passaram a ofertar o curso. E por fim, os estudantes que, na época, acreditaram na proposta e materializaram a graduação. “Hoje temos dezenas de egressos com a marca da Unijuí, em diversos locais do País e até fora dele, contribuindo para tornar as organizações mais competitivas”, disse.

A delegada do Conselho Regional de Administração na Seccional Noroeste, Roseli Fistarol Krüger, que participou do evento, é uma das tantas egressas do curso. Ela destacou a satisfação em fazer parte desta comemoração e reforçou que ter um curso de Administração, especialmente há 50 anos, significa muito. 

Vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg ressaltou a importância de marcar a data e de recordar aqueles que ajudaram a construir o curso - caso dos professores pioneiros, que “plantaram a semente” do curso há 50 anos. Uma graduação que, apesar da idade, segue se reinventando de acordo com as necessidades do mercado.

Para acompanhar a palestra “Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros” na íntegra, acesse:


Evento marca início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Há 50 anos, o curso de Administração da Unijuí obteve autorização para funcionamento junto à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene. O curso foi pioneiro no interior do Estado e já graduou mais de 2.850 profissionais. Em Ijuí, a graduação foi lançada em 1971 e, posteriormente, passou a também ser ofertada em Santa Rosa, em 1992; em Panambi, em 2001; e em Três Passos, em 1998. 

Com o intuito de marcar as cinco décadas do curso e o Dia do Administrador, inicia-se nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a programação comemorativa com o evento online "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros", com a participação de professores que marcaram a trajetória inicial do curso. São eles: Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo e mediação do professor atual Daniel Knebel Baggio.

O curso, no período, contou com professores que receberam Prêmio Mérito em Administração e estudantes agraciados com o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).

“A ideia de refletir sobre a profissão vem da necessidade de, a cada grande marco da vida, fazer uma avaliação do que foi vivido e do que queremos para o futuro”, comentam os coordenadores do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini (nos campi de Ijuí e Panambi) e professor Ariosto Sparemberger (nos campi de Santa Rosa e Três Passos). Além deste evento, estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais, com depoimentos de egressos. Para 2022, estão sendo planejadas diferentes atividades, considerando a possibilidade de eventos presenciais, reunindo professores, estudantes e comunidade. 

Hoje, o profissional formado no curso de Administração da Unijuí está capacitado para atuar no mercado de trabalho, observando situações com olhar crítico e analítico, respeitando a ética, transformando problemas em soluções e desenvolvendo a sustentabilidade nas organizações.

Os bacharéis em Administração são preparados para ter uma visão global, com competências técnicas e comportamentais, que possibilitam realizar a análise, obter a compreensão e propor soluções de maneira empreendedora e inovadora aos desafios existentes nas organizações. 

A partir da proposta da Graduação Mais, que apresenta currículo por competência, o profissional da Administração, durante sua formação, se envolve com atividades voltadas aos problemas e demandas da comunidade, por meio dos Projetos Integradores. “Como atores deste processo, o quadro docente tem se mantido qualificado acadêmica e pedagogicamente e, à medida que se envolvem com pesquisa e extensão, proporcionam permanente interação com a realidade local, sem descuidar da visão sistêmica e global”, explica a professora Fernanda Pasqualini.

Para conferir a palestra que acontece nesta quinta-feira, acesse este link.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Administração na Unijuí: formação dinâmica e inovadora para o mercado

Com disciplinas voltadas para formação pessoal e profissional, buscando desafiar os estudantes a solucionar e vivenciar desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Unijuí chega aos seus 50 anos formando profissionais com excelência e capacitados para atuar nos mais diversos campos que a profissão oferece. Desde o ano passado, houve uma reformulação do currículo do curso que passou a integrar a Graduação Mais da Unijuí. 

Com disciplinas que aproximam ainda mais os estudantes do mercado de trabalho, a formação foi estruturada por módulos com temas geradores. “São oito módulos, quatro desenvolvidos em conjunto com o curso de Ciências Contábeis e quatro específicos. Estes representam as áreas da Administração, mantendo as linhas de formação que são: Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Operações”, explica a coordenadora do curso de Administração em Ijuí, professora Stela Maris Enderli. 

O grande avanço dessa proposta, segundo a coordenadora, são os Projetos Integradores, presentes desde o primeiro módulo, e que oportunizam aos estudantes o contato com a prática a partir de desafios demandados pela comunidade. “Essa construção do novo currículo nos trouxe o desafio de aliar a experiência de um curso que está completando 50 anos com a necessidade que o mercado traz, de um profissional dinâmico e inovador”, completa a professora.

O profissional em formação no curso de Administração da Unijuí é capacitado para atuar no mercado, por meio de um olhar mais completo, crítico e analítico, transformando problemas em soluções, respeitando a ética e desenvolvendo a sustentabilidade das organizações. “Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado, propor alternativas e apresentar propostas. Essa vivência é totalmente diferenciada”, acrescenta o coordenador do curso no campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger.

Saiba mais sobre o curso de Administração da Unijuí acessando o link

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo 


Empresário compartilha experiências com estudantes do curso de Administração

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 13 de maio, mais uma atividade de relacionamento da Unijuí com a comunidade. Organizada pelo curso de Administração, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e de perguntar por mais de duas horas ao profissional convidado.

O participante externo, presidente da ACI, diretor da empresa Hidroenergia e graduado em Engenharia Elétrica, Marcos Kieling, dividiu a sua fala basicamente em três importantes momentos.

Inicialmente, contextualizou o atual cenário, partindo da análise global até a local. Destacou o impacto das principais potências mundiais, em especial a China e os Estados Unidos na economia, principalmente em relação à necessidade do consumo de proteínas pela população, o crescimento industrial e a necessidade do desenvolvimento econômico considerar o meio ambiente. Nesta direção, falou da saída de algumas empresas da China e que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário mundial. Segundo Marcos, a educação é o caminho que possibilita às pessoas obterem qualificação e buscar seu espaço. Outro aspecto destacado foi em relação a algumas dificuldades da nossa região em termos de logística e infraestrutura.

O diretor, por várias vezes, se referiu aos estudantes de modo especial, destacando as oportunidades atuais existentes, podendo ocupar em breve posições e postos de destaque no mundo empresarial. Para isso, é necessário aproveitar o máximo da universidade e estudar de forma intensa. O jovem hoje tem muito acesso às informações e muita tecnologia disponível para o seu aprendizado, como exemplo a internet. O incentivo para o empreendedorismo da criação de startups foi muito comentado por Marcos, motivando os alunos para esse desafio.

No segundo momento, o destaque foi para a ACI que, em 2017, completou 100 anos. Fez referência à importância da Unijuí estar representada na associação. Ele pretende intensificar na ACI ações que possam aumentar a participação dos associados para fortalecer a entidade e que, desta forma, seja possível fomentar os negócios. Falou dos grupos de trabalho dos jovens empresários como estratégia de envolver esse segmento mais jovens no empreendedorismo e nos negócios. A necessidade da qualificação permanente dos empresários, associados por meio de cursos, eventos, são ações para fomentar os negócios.

Na última parte, Marcos falou da empresa que coordena, a Hidroenergia, que iniciou há mais de 30 anos e hoje é destaque em termos de tecnologia, sendo que o que há de mais moderno no mundo, hoje é fabricado em Ijuí. A empresa atende além de estados brasileiros, muitos países do Mercosul, Europa e Ásia. O ponto positivo do crescimento da empresa é a capacidade de adaptação às necessidades do cliente. Por exemplo, para o Japão foi adaptado segundo a realidade daquele país. O rendimento dos equipamentos e da tecnologia que a empresa utiliza proporciona um rendimento da usina fabricada a nível mundial.

A empresa produz vários produtos como geradores, automação, turbinas hidráulicas, hidromecânicos, entre outros. Os geradores Hidroenergia, por exemplo, são estudados e projetados para aliar a maior geração energética possível a custos de produção mais baixos. Nossos geradores conseguem um rendimento muito próximo a 100% da sua capacidade. São desenvolvidos com tecnologia própria e sob demanda para atender as especificidades do seu projeto por uma equipe de engenheiros muito bem capacitada e com mais de 20 anos de experiência na fabricação de equipamentos para usinas hidrelétricas.

Para os professores organizadores da atividade, Ivo Ney Kuhn e Ariosto Sparemberger, o momento foi positivo e muito qualificado. A experiência, conhecimento e vivência possibilitaram aos estudantes um espaço de muito aprendizado. Por meio do estudo é possível todo profissional ter destaque na sua atividade profissional. Ainda participou do evento o professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.


“O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração” foi tema de evento na Unijuí

            

Em razão do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, foi realizado o painel "O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração", promovido pelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC da Unijuí. 

Estudantes, professores e profissionais da área compartilharam experiências sobre a temática principal a partir das falas de Luís Fernando Irgang, egresso do Curso de Administração da Unijuí, aluno concluinte do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB e do PhD em Ciências da Inovação da Universidade de Halmstad, Suécia. Também de Sidnei Zimmer, egresso do Curso de Administração da Unijuí. Sócio-Proprietário e Diretor Comercial e de Marketing da Libidus. A mediação do evento foi realizada pelo professor Doutor Pedro Büttenbender, professor do DACEC/Unijuí, Doutor em Administração, Prêmio Mérito em Administração 2015.

Confira na íntegra como foi o debate na íntegra:

          

Sobre o curso na Unijuí

Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. O profissional formado pode atuar como associado, proprietário ou acionista em funções de direção em uma organização; como profissional liberal em atividades de assessoria, consultoria e prestação de serviços em qualquer área da Administração; como funcionário ou servidor público, atuando como dirigente, assessor e/ou consultor. É ofertado na modalidade presencial e também EaD.

 


Estudantes de Administração do Campus Panambi apresentam trabalhos em Seminário na Bruning

             

O coordenador do Programa de Formação de Gestores da Unijuí - Campus Panambi, professor Dr. Ariosto Sparemberger e a analista do Laboratório de Gestão e Negócios, Vaneza Lima dos Santos, prestigiaram, na última sexta-feira, 6 de dezembro, a apresentação do III Seminário de Estágio da Empresa Bruning Tecnometal. Entre os 35 trabalhos apresentados, três pertenciam aos estudantes de Administração daquele Campus:  

- Melhoria do processo de Requisição de Compra e criação do ponto de corte para emissão/solicitação de notas de serviços -  Bruna Carolina Batista Kober;

- Definição e implementação de uma metodologia de gestão de indicadores para a área técnica de pintura e solda - Suelen da Silva;

-Melhoria no desenvolvimento de amostras e PPAP" -  Bruno Takeshi;

“Ambos trabalhos demonstraram qualidade e comprometimento por parte dos acadêmicos que durante a graduação aplicam e ampliam seus conhecimentos”, observa o professor Ariosto.


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