Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Workshop aborda tema sobre “Reforma Trabalhista e Gestão de Pessoas”

Na segunda-feira, dia 20, foi realizado um Workshop sobre a “Reforma Trabalhista e a Gestão de Pessoas nas Organizações”, promovido pela Disciplina de Práticas Organizacionais do curso de Administração, com apoio do Laboratório de Gestão, Diretório Acadêmico da Administração e do curso de Administração da UNIJUÍ.

O objetivo do painel foi oportunizar para o público a exposição, debates e aprendizagens de forma mais ampla e aprofundada, sobre o tema da reforma trabalhista em curso no Brasil. E ainda aprimorar os conhecimentos sobre a produção, as relações de trabalho nacionais e internacionais, principais mudanças, impactos, consequências e novas competências requeridas para a gestão de pessoas nas organizações.

Os painelistas que participaram do evento foram Eugen Irio Schwambach - Administrador, Contabilista e Diretor do Escritório Contabilidade Contabase. José Luis Bressam - Administrador, Gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos da Fidene/UNIJUÍ. E Pedro Luís Büttenbender - Administrador, Professor do Curso de Administração - Dacec/UNIJUÍ.

 


Estudante do curso de Administração e incubado da Criatec participa de Congresso no Paraguai

O Estudante do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e empreendedor da Control Tickets, empresa incubada na Criatec Santa Rosa, Vitor Deves, participou do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa e IV Expo Empreendedores, nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Urbano de La Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai.

Na IV Expo Empreendedores que aconteceu no pátio central Campus Urbano – UNAE foram apresentados os cinco projetos de empreendedorismo finalistas e logo após conhecidos e premiados os vencedores.

Também fazendo parte do IV Congreso de Contabilidad, Marketing y Empresa, em uma atividade de capacitação voltada a docentes e empresários, o acadêmico acompanhou o professor do Curso de Administração da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender que foi um dos painelistas do congresso.

Vitor teve a oportunidade de contar aos participantes do congresso, a experiência de estar empreendendo e estar inserido em uma incubadora de empresas, no caso da Criatec, assim como as possibilidades que se tem na universidade de se empreender, destacando como surgiu a ideia e a trajetória da empresa.

Para Vitor, “esta foi uma oportunidade excelente de conhecer novas experiências, ainda mais em um evento internacional e da importância que se tem este congresso na La Universidad Autónoma de Encarnación. Interagir com outros acadêmicos que estão iniciando e buscando empreender é fantástico, além de conhecer a incubadora e toda a estrutura da Universidade, será possível levar várias ideias e novos conhecimentos para aplicar na empresa e também na graduação”, ressalta o estudante.

 

 


Estudantes do curso de Administração realizam visitas técnicas em empresas de Santa Rosa

Os estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, acompanhados do professor do curso, Pedro Büttenbender e do Analista do Laboratório de Gestão, Lucas Escher, visitaram na última segunda-feira, dia 23, as empresas Botolli & Cia Ltda - Concessionária Volkswagen e Via Passos – Concessionária Honda.

Na empresa Botolli os acadêmicos foram recebidos pelos gerentes, Marcelo Lermen, Jeferson Dias e Edson Luis Maicá. Na oportunidade receberem explicações referentes ao surgimento da empresa, o processo de ampliação e consolidação no mercado.

Marcelo, gerente de vendas, comentou sobre a experiência de ter uma concessionária Wolkswagen, de como a empresa precisa agir, e o processo de vendas que é realizado. Jeferson, gerente e consultor de pós-vendas, explicou sobre a área de serviços da empresa, a qualidade, o padrão adotado nos atendimentos e quais são as estratégias de pós-vendas. O gerente e consultor de peças, Edson, detalhou o setor de peças e acessórios da empresa e o seu gerenciamento. Também, a estudante do curso de Administração, Maiara Rodrigues, colaboradora da empresa, comentou sobre a sua função e da experiência em trabalhar na respectiva organização.

Na sequência a turma visitou a concessionária da Honda, a empresa Via Passos, que foi recebida pelo gerente e estudante do curso de administração, Airton Petri e sua equipe. A empresa foi apresentada aos estudantes e eles puderam conhecer um pouco mais da sua inserção no mercado, a história, os desafios e a experiência de ser uma concessionária. Também, os acadêmicos visitaram o setor de oficina e peças, e alguns projetos de expansão da empresa.

Para o professor Pedro, o objetivo das visitas foi, “oportunizar uma interação com as práticas organizacionais de empresas, através da visita física, contribuindo com os objetivos, os processos de ensino-aprendizagem e todo o planejamento da disciplina”, finaliza.

 


Curso de Administração promove II EMEAD no Campus Santa Rosa

O Encontro Multicampi dos Estudantes da Administração da UNIJUÍ (EMEAD), ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no Campus Santa Rosa. O evento contou com a presença de estudantes dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, além dos professores do curso de Administração que lotaram o Auditório Central da Universidade.

O evento teve como objetivo estimular a integração de alunos do curso de administração dos diferentes campi da Universidade. Ao mesmo tempo, a programação marcou as comemorações dos 25 anos do curso na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Na oportunidade foram realizados duas palestras com os empresários: Tiago Denardin, diretor de estratégia da GH Branding que trouxe como tema “Dando a cara a tapa – Histórias e desafios de gestão da GH Brandin” e Luciano Teixeira, CEO das empresas Dani.Holzbach e San Internet Brasil, que falou sobre “Modelo de Gestão e Franquias – História da Dani.Holzbach”.

Tiago, falou sobre os desafios e o modelo que a GH adotou em relação a gestão. A empresa surgiu em Santa Rosa e hoje está com escritórios em Porto Alegre e no Vale do Silício, em São Francisco nos EUA, mas permanece com a sede aqui em Santa Rosa, pois segundo Tiago, a gestão pode ser feita em qualquer parte do mundo, mesmo não estando em grandes centros. “Hoje a GH é uma empresa diferente das demais organizações tradicionais, os colaboradores são muito valorizados, ou seja, este ano o colaborador que está desde o surgimento da GH passou a ser um dos sócios. Não há horários a serem cumpridos ou determinados, mas os projetos que são entregues e com a qualidade pretendida, é o que move a eficiência e o trabalho do colaborador”, ressalta o diretor da GH Brandin.

Em seguida, o empresário Luciano, apresentou toda a evolução da empresa Dani.Holzbach, que surgiu na garagem de uma pequena casa, em 1993, em Santo Ângelo, com a Dona Elveni Holzbach. Hoje, conta com uma moderna e ampla indústria, onde a empresa leva o nome de uma das filhas, a Designer de Moda Daniela Holzbach. A empresa atualmente está presente nos três estados do sul do Brasil, com a formação de franquias da marca Dani.Holzbach e com a projeção de 17 novas franquias nos próximos semestres. “O grande diferencial da marca está nos detalhes, e com isso segue um padrão alto de qualidade. A gestão da empresa é basicamente familiar, onde todos estão inseridos, e busca-se na Europa a inspiração para novas coleções e tendências da moda”, destaca o empresário.

O público presente do II EMEAD também participou de um coquetel e prestigiaram o show da Banda Maquinário Sonoro de Ijuí, que agradou muito ao público com um estilo diferenciado voltado ao Rockabilly, folk e blues. O evento foi organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Laboratório de Gestão e Diretório Acadêmico do curso de Administração.

 

 


Estudantes do curso de Administração visitam empresa com foco na inovação e qualidade

Com o objetivo de associar a teoria acadêmica com a prática empresarial, estudantes do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa conheceram a fábrica/produção da Treter Toldos e Lonas, do Grupo Treter.

Os colaboradores da empresa Vinicius Rigon Dorneles e Mauro Alovisi fizeram apresentação da empresa, destacando inicialmente o processo da fábrica de toldos, compreendendo todas as etapas, desde a busca de clientes/vendas, produção, montagem e pós-venda. A empresa trabalha com foco na qualidade, beleza, funcionalidade, conforto, durabilidade e estilo. São estruturas metálica resistente, testada e adequada aos projetos, com menor espaçamento entre as barras de apoio e pintura industrial que evita a oxidação e confere um acabamento diferenciado.

Outra atividade da produção está relacionada com a parceria entre Treter e John Deere para a confecção de lonas para o graneleiro das máquinas. Este processo exige precisão, qualidade e defeito próximo à zero. Neste aspecto foi observado todo o processo que inicia pelo molde/corte/fixação/costura e embalagem. Estando o produto em condições de ser incorporado com a colheitadeira.

Para o professor do curso, Ariosto Sparemberger, que acompanhou a turma, o momento foi marcante para os alunos, pois perceberam os processos e os produtos de uma empresa que há 60 anos atua na região, sempre com tecnologia e voltada para a inovação.

 


Curso de Administração realiza Workshop em Vivências Empresariais

Na noite de terça-feira, dia 19, os alunos do componente de Estratégias de Gestão de Pessoas, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrado pela professora Cláudia Werle Rockenbach, participaram do Workshop com Vivências Empresariais, em que contaram com a presença de três representantes de empresas da região: Moacir Locatelli da FRATELLI - Energias Renováveis e Metalurgia (Santa Rosa), Joice Rex da TECNICON - Sistemas Gerenciais (Horizontina) e Ana Paula Moura da TW Transportes (Santa Rosa).

Os convidados fizeram uma explanação sobre suas empresas, em seguida apresentaram a respeito do ambiente em que suas empresas estão inseridas, bem como os desafios globais e de gestão de pessoas na visão de cada empresa.

De acordo com a professora Cláudia, foi muito rica a explanação de cada empresa, possibilitando uma interação entre a teoria desenvolvida em sala de aula e a prática organizacional. Bem como possibilitou a identificação da visão dos empresários referente ao atual cenário e tendências do mercado, servindo de referência aos alunos no sentido de lhes instigar ao aprendizado contínuo e ao acompanhamento constante de temas atuais, com vistas a uma formação atualizada e ao desenvolvimento de um perfil estratégico.

Após as explanações foi realizado um debate em que os alunos elaboraram questionamentos aos empresários, possibilitando a interação no grupo, o aprimoramento de relações interpessoais, o desenvolvimento de habilidades comunicativas, assim como uma postura crítica frente a realidade.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.