COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agronomia (Bacharelado)

Estudantes de Agronomia da Unijuí realizam estágio em Eugênio de Castro/RS

Na sexta-feira, dia 19 de julho, foi encerrada a primeira etapa do trabalho de análise e diagnóstico da agricultura no município de Eugênio de Castro, atividade desenvolvida pelos estudantes do curso de Agronomia da Unijuí, coordenados pelo professor Nilvo Basso, e com o apoio do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski e do técnico Matheus Torres Ferreira, do Departamento de Estudos Agrários da Universidade (Deag). O estudo faz parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários que compreende, além do trabalho de campo, a sistematização e a análise dos dados coletados e ainda a elaboração do relatório com os resultados, que serão apresentados posteriormente para entidades e agricultores.

Foram visitadas aproximadamente 40 propriedades rurais, tomando por base a categoria socioeconômica dos agricultores e a maneira como combinam suas diferentes atividades. O estudo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Eugênio de Castro, Secretaria de Agricultura e da Câmara Municipal de Vereadores. Segundo o engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, as condições oferecidas para a realização do trabalho e a recepção dos agricultores, que forneceram as informações necessárias, foram fundamentais para o aprendizado dos estudantes e para a análise da agricultura local.


Estudantes de Agronomia realizam atividades no IRDeR com equipamentos de última geração

Em aula realizada no IRDeR, estudantes de Agronomia tiveram a oportunidade de exercitar, na prática, todos os métodos e conceitos assimilados em aula teórica. No dia 15 de junho, foram realizadas práticas de topografia clássica até os com modernos métodos de Rtk. As atividades foram desenvolvidas pelo professor Deividi Magano com a colaboração de Matheus Torres.

As aulas práticas das disciplinas do curso são de grande importância para o desenvolvimento de profissionais da área. O curso aplica o conteúdo teórico em aula em práticas no campo, como uma forma mais objetiva de fixar o conteúdo e levar a experiência para a vida. São utilizados, nestas práticas, equipamentos modernos e de última geração.

 


Estudantes de Agronomia realizam atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho, dia alusivo à preservação mundial do meio ambiente, os estudantes do curso de Agronomia, sob responsabilidade da Professora Nathália Leal de Carvalho, foram convidados a usar seus conhecimentos práticos e criarem uma campanha em prol da preservação ambiental.

Os estudantes da disciplina de “Proteção de Culturas: entomologia”, usaram o tema: “Como o Manejo Integrado de Pragas - MIP pode contribuir para a preservação ambiental” em seus slogans. Enquanto isso, os estudantes da disciplina de “Toxicologia e Receituário Agronomico” o tema foi: “Como o uso racional e consciente de Agrotóxicos pode auxiliar na preservação ambiental?”.  

Quem quiser conferir essas campanhas, produto final desenvolvido pelos estudantes, elas estão expostas no Departamento de Estudos Agrários - DEAg/UNIJUÍ. 


Estudantes de Agronomia realizam visita técnica para observar o funcionamento de sistema de pivô central e sistema de gotejamento

                  

Os estudantes do curso de Agronomia da Unijuí, na disciplina de Irrigação e Drenagem, realizaram visita técnica em Santa Bárbara do Sul, na unidade experimental da empresa 3 Tentos.

Na oportunidade os estudantes conheceram o princípio de funcionamento do sistema de pivô central e sistema de gotejamento. Foram abordadas todas as fazes de confecção do projeto, desde a zona de captação, até a aplicação da lamina d'água na cultura. Orientados pelo prof Dr. Deivid Magano, com auxílio do estudante Tobias Villani, foram abertas trincheiras para inspeção do método de gotejamento e constação das linhas laterais. No pivô central foi demonstrado o deslocamento os princípios de funcionamento e demais questões relacionadas com a importância da irrigação para o desenvolvimento sustentável da região.

"As aulas práticas são muito importantes para o nosso desenvolvimento, visto que fazem a ligação entre a sala de aula e a real aplicação dos conceitos passados pelo professor. Achei muito interessante a oportunidade da visita ao local, pois foi possível ver e discutir como um sistema de irrigação funciona. Agradeço a oportunidade, foi uma atividade muito produtiva, auxiliando em um aprendizado diferenciado para todos os futuros agrônomos presentes”, observa o estudante Felipe Uhde Porazzi, do 5º semestre do curso de Agronomia.


Estudantes de Agronomia visitam propriedades rurais de Ijuí

Estudantes da disciplina de Fruticultura do curso de Agronomia da Unijuí realizaram, entre os meses de março e junho, visitas às propriedades rurais do interior dos municípios de Ijuí. 

Durante a atividade, eles conheceram produções de azeitonas, nozes e uva e, a partir, a partir da visita entenderam a realidade das propriedades. Os estudantes foram desafiados a propor um itinerário técnico de melhorias viáveis para a produção dos agricultores.

A disciplina é ministrada pelo professor Osório Antônio Lucchese e teve o acompanhamento do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, do DEAg – Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.


Professores da Unijuí participam do Seminário Técnico Biotrigo

Na terça-feita, 30 de abril, os professores Gerusa Massuquini Conceição e Ivan Ricardo Carvalho participaram do Seminário Técnico Biotrigo, na cidade de Passo Fundo - RS.  Neste evento se fizeram presentes professores, pesquisadores e as empresas ligadas a triticultura brasileira, bem como, os produtores rurais.

Foram discutidos diversos aspectos, tais como o lançamento de novas tecnologias voltadas ao cultivo do trigo no Brasil, lançamento de novas cultivares, manejos fitossanitários e a importância do cultivo de trigo nos sistemas de produção. 

A participação neste evento proporciona ganhos relevantes ao curso de Agronomia da Unijuí, por proporcionar aos professores e estudantes novos enfoques e tendências no cultivo do trigo.