Projeto alia produtividade à sustentabilidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto alia produtividade à sustentabilidade

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO até 2050 a demanda de produção de alimento deverá aumentar em 70%. Por isso, tornar as práticas de produção sustentáveis sem comprometer a quantidade e qualidade é de grande importância, tanto quanto corresponder a demanda sem prejudicar o meio ambiente.

Na Unijuí, o projeto ‘Sistemas Sustentáveis de Produção com Melhor Aproveitamento dos Recursos Biológicos e Naturais’, vinculado ao Departamento de Estudos Agrários, tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico de sistemas de produção mais sustentáveis, com aumento da eficiência técnica e econômica na produção de alimentos. O objetivo é trazer, por meio de distintos manejos, a agregação simultânea da qualidade do solo, da água, da planta e dos alimentos, promovendo menores impactos ambientais pelo aproveitamento mais eficiente de recursos biológicos e naturais.

A duração prevista para este projeto, segundo a coordenadora, professora Gerusa Massuquini Conceição, é de, pelo menos, 20 anos. “Ele está sendo desenvolvido no IRDeR desde 2016.  Temos diversas espécies que são cultivadas no período de verão e no período de inverno. A partir dessas diferentes sobreposições de sucessões de culturas serão avaliados diversos atributos”, comenta.

Essas avaliações serão feitas durante os ciclos de cultivo por estudantes do curso de Agronomia. Nos primeiros anos do projeto o trabalho é de sucessão de culturas para, a partir daí, dar início efetivamente ao trabalho de rotação de culturas.

Para a professora Gerusa, esse é um projeto estruturante para o curso. “Todas as aulas práticas do Curso de Agronomia são pensadas para serem realizadas dentro deste projeto”, salienta. Além das atividades desenvolvidas nessas aulas práticas, estudantes voluntários atuam diretamente na pesquisa, na coleta de dados, na tabulação e na elaboração de trabalhos científicosPara as próximas ações a intenção é promover dias de campo para transferência de conhecimento e resultados das pesquisas aos produtores. Repassar os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e atividades práticas é uma responsabilidade dos futuros engenheiros agrônomos e da própria Universidade. “Gerar o conhecimento na Universidade e, a partir disso transpor para o produtor, deve ser sempre o nosso objetivo maior”, salienta a professora Gerusa.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.