Unijuí e Cisbra promovem 2º Dia de Campo da Linhaça na Escola Fazenda - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Cisbra promovem 2º Dia de Campo da Linhaça na Escola Fazenda

Aconteceu nesta sexta-feira, 1º de outubro, o 2º Dia de Campo da Cultura da Linhaça, que tem como objetivo mostrar o andamento do trabalho de pesquisa do Programa de Melhoramento Genético da Universidade e o desenvolvimento de boas práticas na cultura da linhaça, a partir de uma parceria entre a Unijuí e a Cisbra. O evento aconteceu junto à Escola Fazenda - IRDeR da Unijuí, a partir de uma promoção do Programa de Melhoramento Genético, que faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; curso de Agronomia e Cisbra, com apoio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit).

No evento, sete estações foram organizadas e trataram sobre inovações tecnológicas voltadas ao zoneamento agroclimatológico da linhaça, novas cultivares e épocas de semeadura. “Contamos com mais de 50 empresas realizando demonstrações nestas estações, além de aproximadamente 40 estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e de cursos de pós-graduação envolvidos nas atividades”, destacou o professor Ivan Ricardo Carvalho, organizador do evento e coordenador da linha de pesquisa Melhoramento Genético de Plantas no Desenvolvimento de Genótipos mais Resilientes com Produtividade e Qualidade de Grãos Ajustados a Manejos mais Sustentáveis.

Na avaliação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o Dia de Campo propicia um espaço rico para empresas, estudantes dos Ensinos Superior e Médio, produtores e fornecedores do agronegócio. “É muito importante termos, neste espaço da Universidade, a Escola Fazenda, empresas e pesquisadores explicando o impacto dos diferentes tipos de arranjo na produção da linhaça, para diferentes públicos”, disse.

Segundo o engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da Cisbra, Alecson Thomas, o evento é bastante positivo para a indústria. “No Dia de Campo nós buscamos novos resultados e melhor rentabilidade. Com o melhoramento genético, conseguiremos alcançar resultados na qualidade, chegando a um grão com maior teor de óleo, formato e peso específico, o que impactará, posteriormente, na mesa do produtor”, reforçou. Hoje, como lembra Alecson, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de linhaça do Brasil. Embora o produto brasileiro ainda se detenha a atender o mercado interno, o país já está sendo sondado em negociações internacionais e já pode olhar para o mercado externo no futuro. 

Para o dia 8 de outubro, está sendo preparado o II Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Forrageiras e Cobertura de Solo e V Seminário sobre Forrageiras: leite e carne à base e de pasto. O evento também acontecerá na Escola Fazenda - IRDeR, a partir das 8h.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.