Curso de Patologia de Sementes finaliza sua primeira edição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Patologia de Sementes finaliza sua primeira edição

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, a última aula da qualificação profissional em Patologia de Sementes. O curso iniciou ontem e reuniu profissionais que atuam no processo de produção e análise de sementes, que realizaram atividades práticas e teóricas.

Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, essa é a primeira edição da qualificação que foi elaborada junto a instituições do ramo. “O curso foi pensado a partir de uma demanda externa das empresas sementeiras da região. Portanto, é um curso muito importante porque, dentro da produção de sementes, nós temos um gargalo muito grande que é a qualidade sanitária”, afirma.

Gerusa conta que, apesar de não existirem padrões quanto a sanidade das sementes estabelecidos pela legislação, esta é uma preocupação por parte das empresas produtoras de sementes. “Hoje nós não temos dentro da legislação parâmetros estabelecidos para isso, mas sabemos que a presença de patógenos influencia fortemente na qualidade fisiológica das sementes e o estabelecimento de plantas lá no campo”, acrescenta.

Por este motivo, a qualificação possibilita que os participantes sejam habilitados para realizar a  análise da qualidade sanitária das sementes. O curso adequou-se para que o pessoal que está nos laboratórios possa ser assertivo na identificação desses patógenos e consequentemente ter um direcionamento melhor dos manejos, comenta.

Um destes casos é o da empresária Ivete Schwantes, que veio de Palmeira das Missões para realizar o curso. “Eu tenho um laboratório de sementes e faço testes de patologia, então decidi fazer a qualificação com o intuito de me atualizar para renovar o credenciamento e seguir com as atividades”, comenta. 

Atualmente, estes cursos são escassos na região, sendo que, em diversas ocasiões, é necessário um longo deslocamento para fazer o curso. “Por isso é muito importante ter esse curso aqui na Unijuí”, finaliza Ivete. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.