Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciência da Computação (Bacharelado)

Curso de Ciência da Computação aproxima os estudantes da prática em grandes empresas da área

O curso de Ciências da Computação da Unijuí atua há mais de 30 anos na preparação de estudantes para serem profissionais completos, capazes de atuar em uma área que vem crescendo nos últimos tempos e que tem amplas oportunidades no mercado de trabalho, tanto regional e nacional, quanto internacional. 

Com cinco anos de duração, a formação conta laboratórios completos para ofertar aos acadêmicos o conhecimento completo, que inclui laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada.

Com a prática nos espaços ofertados pela Unijuí, o profissional egresso sai do curso com capacidade de atuar em diversos segmentos, em especial para solucionar problemas reais, aplicando a computação a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas. Também pode atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados, entre outros. 

O coordenador do curso, professor Gerson Battisti, destaca que a graduação tem diversos diferenciais como a alta qualificação dos docentes, que estão, em sua maioria, envolvidos com pesquisas nacionais e internacionais. Outro diferencial é a parceria do curso com grandes empresas da área. “Essa qualidade nos proporciona inserir o estudante, desde o início do curso, em grandes projetos de pesquisa e no mercado. Temos parceria com empresas como a NVidia, Intel, o Google e a Amazon, que proporcionam experiências reais desde o início da formação e acesso a cursos e equipamentos para qualificação profissional”, comenta. 

O professor lembra que a metodologia do curso é focada no desenvolvimento de projetos. O estudante, por exemplo, vai encontrar problemas reais para poder aplicar em seus conhecimentos. “Nosso curso conta com bagagem muito importante que coloca, desde cedo, o acadêmico em interação com grandes empresas. Ao final do curso, também é possível ir de encontro ao empreendedorismo, que permite que os estudantes escolham trilhem o próprio caminho sendo empreendedores”, ressalta. 

O curso é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Parceria com o Google permite que estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software realizem cursos gratuitos

Estudante do 2º semestre do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Samuel Golnik Filho já teve a oportunidade de participar, de 12 de setembro a 12 de outubro, do curso Google Cloud Computing Foundations, ofertado de forma gratuita aos acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, a partir de uma parceria com o Google. 

Voltado à computação em nuvem, o curso aborda questões como segurança, aplicativos e armazenamento, além de fazer uma introdução às principais ferramentas de nuvem do Google, como o Cloud Firestore, Google Cloud Dataflow e Google Cloud AutoML. 

“Eu tinha um conhecimento básico de nuvem, mas, para realizar o curso, não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre o assunto. E, sem dúvida, foi uma grande oportunidade. Além de estar aprendendo sobre um tópico bastante importante para a área da computação, as atividades práticas feitas na própria plataforma do Google garantem a experiência com a ferramenta utilizada no mercado de trabalho”, destacou o estudante.

Para Samuel, a parceria entre a Unijuí e o Google é um grande diferencial para os cursos e para a Universidade. “Esse curso e todas as atividades que ele envolveu foram gratuitas e direcionadas aos alunos. Dessa forma, a formação foi além da sala de aula”, observou o acadêmico, lembrando que outro atrativo da formação é a possibilidade de os estudantes participarem, semanalmente, de uma reunião com um engenheiro do Google sobre a sua área de atuação, que se relaciona ao tema trabalhado na semana. 

“Outro ponto legal é que ao final, se o aluno completar todo curso e os desafios que são dados, ele recebe o convite para participar de um evento online, que reúne os parceiros do Google. A ideia é promover a entrada destes acadêmicos no mercado de trabalho através dessas empresas”, completou.

Para quem tem interesse em cursar um destes dois cursos da área de tecnologia, Ciência da Computação ou Engenharia de Software, as inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí permanecem abertas até o dia 20 de novembro. Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibular.


Unijuí recebeu 16 equipes na primeira fase da Maratona SBC de Programação

O Espaço + Inovação da Unijuí foi sede no último sábado, 2 de setembro, da primeira fase da Maratona SBC de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Unijuí, que já sediou o evento em 2016, recebeu 16 equipes, representantes da própria Universidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFsul de Passo Fundo.

Destinada aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, ligados à área de Computação, a Maratona tem o intuito de promover nos participantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

No sábado, as equipes foram recebidas no turno da manhã, onde participaram de uma apresentação sobre a Unijuí e sobre a competição que aconteceria à tarde. Houve um aquecimento antes de os participantes realizarem uma pausa para o almoço e depois, das 14h às 19h, eles ficaram concentrados na Maratona e na resolução de 13 questões que envolviam algoritmos, sendo que o objetivo era resolver o maior número possível de questões no menor tempo. Cada questão que era submetida, e estava correta, dava o direito da equipe receber um balão.

Das 16 equipes formadas, cada uma era composta por três alunos participantes e um coach, cujo papel era orientar o grupo. A competição aconteceu ao longo de 5h, sendo que os horários foram sincronizados em todo o Brasil para que todas as sedes começassem e terminassem ao mesmo tempo.

A equipe Guerra nas Estrelas, da UFSM, venceu a etapa regional. Como a Unijuí havia conquistado uma vaga na final brasileira, por conta do número de equipes que recebeu, a equipe vencedora irá direto para a fase nacional, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, em Chapecó, Santa Catarina, junto à Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 


Unijuí recebe a primeira fase da Maratona SBC de Programação no sábado

Neste sábado, 2 de setembro, a Unijuí vai sediar, junto ao Espaço + Inovação, a primeira fase da Maratona SBC de Programação - um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), desde o ano de 1996. Destinada aos estudantes dos cursos de graduação e início de pós-graduação, a Maratona tem o intuito de promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

No sábado, estarão competindo 16 times, que somam 61 participantes, incluindo competidores, reservas e coaches - que são professores representantes do time. Os participantes são oriundos da Unijuí - campi de Ijuí e Santa Rosa; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul de Passo Fundo). Além disso, a equipe de TI da empresa Stara, de Passo Fundo, também estará presente para acompanhar o evento e os participantes.

Conforme explica o professor responsável pelo evento, Lori Machado Filho, a Maratona ocorrerá ao longo do dia, começando com a recepção dos times, às 10h, e apresentação da Instituição e do evento, às 10h30. Haverá aquecimento, ainda pela manhã, e pausa para o almoço. À tarde, as equipes retornam para o início da Maratona, às 14h. O encerramento e classificação estão previstos para às 19h. 

“Das 16 equipes formadas, cada uma é composta por 3 alunos participantes, e algumas contam com aluno reserva. No entanto, o reserva só participará se um dos membros principais não puder comparecer. Além dos alunos, há o coach, cujo papel é orientar a equipe. Cada um dos times receberá uma prova com 15 questões que envolvem algoritmos, sendo que o objetivo é resolver o maior número possível de questões no menor tempo. A competição oficial inicia-se às 14h e encerra-se às 19h, totalizando 5 horas de competição. Os horários são sincronizados em todo o Brasil, para que todas as sedes comecem e terminem ao mesmo tempo. Isso é importante, pois há vagas para os melhores classificados em todo o país”, explicou Lori.

O professor tem grandes expectativas para o evento, tanto para os estudantes da Universidade quanto para os competidores de outras instituições. “Os alunos da Unijuí estão participando pela primeira vez e terão a oportunidade de enfrentar equipes experientes de outras instituições renomadas. O evento proporcionará uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Além disso, sediar a primeira fase é de suma importância para a nossa Instituição, pois amplia o reconhecimento da Unijuí em âmbito nacional. Este ano, conseguimos conquistar uma vaga na final, um feito notável. A Unijuí é a única instituição do Estado (e da região sul, incluindo Santa Catarina e Paraná) a garantir essa vaga, enquanto outros Estados competem em uma "supersede", onde várias sedes disputam uma única vaga”, completou, lembrando que a Unijuí já sediou este mesmo evento em 2016, quando também foi conquistada uma das 600 vagas na final brasileira. “Naquela edição, a equipe da Unijuí, da qual eu fazia parte como aluno, se classificou. Tendo vivenciado essa experiência no passado, tenho o objetivo de proporcionar o mesmo para meus estudantes”, disse.

A Unijuí já se classificou para a final nacional em duas ocasiões: 2014 e 2016, e em ambas o professor Lori, como aluno, integrava as equipes classificadas. “Estou ciente dos desafios, mas estamos prontos para competir de igual para igual com todos os participantes. Além disso, estou incentivando outros estudantes a praticarem e continuarem participando ativamente desse evento de alcance global”, finalizou. Na época, as equipes também eram integradas por Marcos Morgenstern e Roger Casagrande. O coach era o professor doutor Gerson Battisti, atual coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Matemática da Unijuí.


Unijuí vai sediar a primeira fase da Maratona SBC de Programação; inscrições já estão abertas

No dia 2 de setembro, a Unijuí vai sediar, junto ao Espaço + Inovação, a primeira fase da Maratona SBC de Programação - um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado desde 1996. Destinada aos estudantes dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação ou áreas afins, a maratona recebe inscrições até o dia 15 de agosto.

Para participar desta fase, é necessário que o técnico do time, ou professor responsável, inscreva o grupo no site do ICPC, na sede da sua região da competição South America/Brazil First Phase. O técnico deve, então, providenciar o pagamento da taxa de inscrição no site do ECOS da SBC, conforme orienta o site oficial do evento, que pode ser consultado em maratona.sbc.org.br/inscricoes.html.

A Maratona SBC de Programação promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

Várias Instituições de Ensino Superior desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times para competir na Maratona, e não foi diferente na Unijuí. Neste mês de julho, uma maratona de programação foi promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, envolvendo acadêmicos de outros cursos, e serviu como um simulado para o evento oficial. 

Na maratona oficial, os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5h o maior número possível dos 10 ou mais problemas fornecidos. Eles têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais, etc.) para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Certos problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Os vencedores da primeira fase partem para a final brasileira, que acontecerá de 19 a 21 de outubro, em Chapecó, Santa Catarina. 


Maratona de programação será realizada neste sábado na Unijuí; evento é aberto a todos os cursos

No próximo sábado, 8 de julho, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí realizarão uma maratona de programação junto à sala 218 do Espaço + Inovação, a partir das 13h30. O evento envolverá estudantes dos dois cursos, dos campi de Ijuí e Santa Rosa, mas é aberto para qualquer acadêmico interessado em participar.

Conforme explicou o coordenador da atividade, professor Lori Machado Filho, a Unijuí vai sediar no dia 2 de setembro, também no Espaço + Inovação, a Maratona SBC de Programação, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação. E no sábado será realizado um simulado, com as mesmas características da maratona oficial. 

“Formaremos equipes de três estudantes, que terão 4h para resolver 10 problemas que envolvem, principalmente, matemática e lógica de programação. Os acadêmicos são desafiados a resolver os problemas de forma eficiente, sendo a performance da resolução um dos critérios para acertar a questão. Eles devem resolver esses problemas utilizando algoritmos”, explicou o professor.

A ideia da maratona, de acordo com Lori, também é unir os estudantes que ainda não têm equipe e tentar formar, no mínimo, um time com potencial para ganhar a competição oficial, que é dividida em três fases: regional, nacional e mundial. O primeiro colocado da fase regional passa para a fase nacional.

Para facilitar a participação dos estudantes de outros campi, é possível fazer parte da maratona de forma remota. A atividade terá início às 13h30, finalizando às 18h. 

Segundo o professor, instituições vizinhas já estão sendo convidadas a participar da maratona oficial na Unijuí, no mês de setembro. Até o momento, já confirmaram times a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) de Panambi.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.