COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Câmara de Vereadores homenageia os 30 anos do curso de Ciência da Computação

                  

O curso de Ciência da Computação da Unijuí recebeu, nesta segunda-feira, 10 de junho, homenagem na Câmara de Vereadores de Ijuí pelos 30 anos de atuação. Com proposição do vereador Cesar Busnello, foi entregue uma placa comemorativa na sessão desta semana. Participaram do momento a Reitora, Cátia Maria Nehring, o chefe do Departamento de Ciência Exatas e Engenharias (DCEEng), Peterson Avi, e o coordenador do curso, professor Edson Padoin.

“São 30 anos de caminhada de um curso, demonstrando a consolidação e o merecimento desta homenagem”, observou o vereador Cesar Busnello.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, a Reitora Cátia Maria Nehring salientou que o curso trouxe diversas inovações para a Universidade e também para a comunidade. “É um divisor de águas para Ijuí. Tivemos, inclusive, a vinda de professores da Rússia para cá e isso é muito significativo”, destacou. A Reitora também falou sobre os desafios para o curso nos próximos anos: “como transformar nossas cidades em cidades inteligentes? Só conseguiremos se tivermos, também, pessoas inteligentes. Afinal, que Ijuí queremos construir? A Ciência da Computação nos ajudará imensamente neste processo”, complementou.

Já o coordenador do curso, professor Edson Padoin, salientou que os egressos do curso ocupam postos importantes de trabalho em Ijuí, em toda a região e em diversos locais Brasil afora. Também observou a importância da computação na atualidade: “quem de nós consegue, hoje, passar um dia sem olhar o telefone? A computação está presente no nosso cotidiano, às vezes nem nos damos conta dela. Uma preocupação do nosso curso é como vamos conviver com as transformações sociais e econômicas que esta revolução tecnológica está trazendo? ”, projetou.

A programação comemorativa de aniversário do curso trouxe, no dia 04 de junho, para uma Aula Magna na Universidade, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís da Cunha Lamb. O palestrante tratou sobre os impactos da tecnologia na geração de riqueza, destacando o papel do conhecimento nos processos. “As empresas com maior valor de mercado atualmente são as de tecnologia, aquelas que todos conhecemos. São empresas baseadas no conhecimento e fortemente ligadas com as Universidades”, observou.

O curso de Ciência da Computação na Unijuí

Criado em 1989, o curso prepara o profissional para a resolução de problemas reais aplicando a computação, a partir do desenvolvimento de softwares, sistemas de informações, da automação e comunicação de dados em indústrias, em centros de pesquisa, e em órgãos e instituições públicas e privadas. Formado na Unijuí, o profissional está apto para atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados, como desenvolvedor de Software, analista de sistemas, gerente e empresário de TI; também como pesquisador em empresas nacionais e multinacionais de desenvolvimento de software, além do campo de trabalho em indústrias e outras organizações, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.


Compartilhe!