Experiência durante o curso de Ciência da Computação motiva aluno a seguir mestrado no exterior - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Experiência durante o curso de Ciência da Computação motiva aluno a seguir mestrado no exterior

O acadêmico de Ciência da Computação, Gabriel Cavalheiro Ullmann, de 24 anos, está na reta final da graduação e já iniciou o processo de inscrição em programas de Mestrado em instituições do Canadá.

Durante o curso, o estudante teve experiência no mercado de trabalho e também na área de pesquisa. Já trabalhou como desenvolvedor na empresa Tecnicon Sistemas Gerenciais, de Horizontina, e atualmente desempenha a mesma função na GH Branding, de Santa Rosa.

“Durante a graduação, tive trabalhos publicados no Salão do Conhecimento. O primeiro foi em 2018, com o tema ‘Desenvolvendo um indie game: processos e conceitos’; e o segundo neste ano, inspirado no projeto de estágio desenvolvido na GH Branding, com o tema ‘IA aplicada a sistemas de recomendação’”, explicou o egresso, lembrando que, neste ano, também publicou dois trabalhos em conjunto com um grupo de pesquisa canadense formado por Cristiano Politowski, pelos doutores Fábio Petrillo e Yann-Gaël Guéhéneuc, além de outros acadêmicos.

“Foi em 2019 que conheci o Cristiano Politowski, egresso da Unijuí, que hoje é doutorando em Engenharia de Software na Concordia University de Montreal, Canadá. Ele visitou o campus Santa Rosa e deu uma breve palestra aos alunos de Ciência da Computação, contando sua experiência de estudos no exterior e convidando estudantes para participar de um grupo de pesquisa focado no estudo de Engenharia de Software aplicado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos. Aceitei o convite e, a partir disso, comecei a trabalhar em conjunto com o grupo remotamente, auxiliando-os a selecionar e analisar dados de postmortems, que são artigos escritos por desenvolvedores de jogos nos quais eles fazem uma retrospectiva do que deu certo ou errado em seus projetos, e que lições foram aprendidas a partir disso”, explicou.

O primeiro artigo publicado em conjunto com o grupo, intitulado “Dataset of Video Game Development Problems”, foi apresentado na International Conference on Mining Software Repositories (MSR), de 2020, e descreve uma análise dos problemas mais comuns descritos em 200 postmortems.

“Ter a oportunidade de estudar tópicos do meu interesse, em conjunto com um grupo de pesquisa internacional, foi uma experiência gratificante, que me motivou a seguir na área acadêmica. Em 2021, assim que concluir a graduação, pretendo estar num programa de mestrado em uma universidade canadense. Possuo as qualificações necessárias e apoio para seguir meus estudos em outro país”, destacou.

Gabriel conta que, tanto em suas escolhas profissionais quanto acadêmicas, sempre buscou seguir as áreas que têm interesse. “Acredito que esse seja o melhor caminho. Creio que a paixão pelo que fazemos é o que nos motiva a seguir em frente e sermos bons profissionais, independente da área de atuação. Valorizo muito as oportunidades de estudo e formação que tive e tenho consciência de que esse é um grande privilégio, especialmente em um mundo onde a maioria das pessoas não têm acesso ao Ensino Superior”, finaliza.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.