Pesquisa foca no desenvolvimento de sistema para e-commerce utilizando Inteligência Artificial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa foca no desenvolvimento de sistema para e-commerce utilizando Inteligência Artificial

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do agora egresso do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Gabriel Ullmann, surgiu durante seu estágio curricular em 2019, realizado na empresa GH Branding, em Santa Rosa, onde começou a trabalhar com sistemas de recomendação de produtos e Inteligência Artificial. Sob a orientação do professor doutor Edson Luiz Padoin, a sua pesquisa foi intitulada como “Sistema de sugestão de produtos para e-commerce utilizando Inteligência Artificial''.

“Durante meu estágio, tive a oportunidade de aplicar esses conhecimentos na prática. Foi uma experiência muito interessante e que me motivou a dar continuidade ao estudo dessas áreas em meu TCC”, explicou Gabriel.

O trabalho consistiu no planejamento, criação e treinamento de um modelo de Inteligência Artificial capaz de recomendar produtos para usuários de uma aplicação de comércio eletrônico, levando em consideração somente o histórico de compra de cada usuário e sua região de origem. Com a ideia de que clientes da mesma região recebem recomendações semelhantes, o objetivo de criar esse modelo e aplicá-lo aos produtos de lojas reais foi alcançado no decorrer do estudo.

“Os repositórios Kaggle e UCI Machine Learning foram fundamentais no meu trabalho. Eles oferecem conjuntos de dados públicos que podem ser utilizados para pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. No meu estudo, utilizei históricos de pedidos de lojas reais que disponibilizaram seus dados de forma anonimizada nessas plataformas. Fóruns como o Stack Overflow e o Cross Validated são também ótimos locais para buscar respostas para questões específicas de desenvolvimento de software”, ressaltou.

O diferencial do sistema de recomendação proposto no trabalho é que ele consegue gerar recomendações aos compradores mesmo sem saber muitas informações sobre eles. Apenas os históricos de compra dos clientes da loja e suas regiões de origem são considerados pelo algoritmo. Não é necessário que o cliente indique quais produtos mais gosta, o que é exigido em muitos sistemas desse tipo. Através disso, mesmo sistemas de comércio eletrônico que sejam antigos ou muito simplificados podem implementar recomendações utilizando a Inteligência Artificial, permitindo que esse tipo de tecnologia possa beneficiar ainda mais pessoas e empresas.

Para Gabriel, com a criação de bons sistemas de recomendação, tanto consumidores quanto lojistas saem ganhando. “Sugestões precisas permitem que compradores encontrem com maior facilidade os produtos que desejam e que melhor se adaptam às suas necessidades. Para os vendedores há também um ganho, pois passam a vender mais e de forma mais assertiva. Em tempos de pandemia, onde muitos comércios dependem de suas vendas online, esse é um ponto fundamental”, explica o recém-formado.

Gabriel foi selecionado neste ano para receber uma bolsa de estudos no programa de mestrado em Engenharia de Software na Concordia University, em Montreal, no Canadá. “Recebi essa oportunidade após dois anos de estudos e publicações em conjunto com um grupo de pesquisa formado por Cristiano Politowski (egresso da Unijuí, atualmente doutorando na Concordia University), o doutor Fabio Petrillo (UQAC) e o doutor Yann-Gaël Guéhéneuc (Concordia University)”, finalizou.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.