Egresso de Ciência da Computação da Unijuí tem trabalho aceito em evento internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Egresso de Ciência da Computação da Unijuí tem trabalho aceito em evento internacional

Cristiano Alex Künas

Acontecerá nesta sexta-feira, 8 de outubro, a apresentação do egresso do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Cristiano Alex Künas,  Conferência de Computação de Alto Desempenho da América Latina (Carla 2021), que acontecerá na Universidade de Guadalajara, no México, durante o  mês de outubro. O egresso vai apresentar o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata da “Utilização de redes neurais artificiais para reconhecimento de sentimentos em textos”, entre 13h30 e 15h pelo horário de Brasília, de forma online, via Zoom. Para acompanhar o painel, que conta o título Improving Performance of Long Short-Term Memory Networks for Sentiment Analysis Using Multicore and GPU Architectures (Melhorando o desempenho de redes de memória de longo prazo para análise de sentimento usando arquiteturas multicore e GPU), basta acessar este link e realizar o registro.

A monografia aborda o uso de Inteligência Artificial (IA) para análise de sentimentos em textos e teve como objetivo analisar a implementação e treinamento de um modelo capaz de, a partir de um feedback, predizer se o sentimento expressado era positivo ou negativo; além de acelerar o treinamento usando unidades de processamento gráfico (GPU). Ao final, a implementação foi bem sucedida e apresentou acerto de até 89%, e o tempo de treinamento foi reduzido cerca de 61% usando GPU. 

“A Inteligência Artificial é um tema que está em alta no momento. Nós mesmos usamos a IA no dia a dia, com assistentes pessoais ou recomendações personalizadas, e muitas vezes não percebemos as experiências diárias. Parte desse sucesso se deve à disponibilidade de grandes quantidades de dados. A ideia de poder transformar estes dados em informações úteis chamou minha atenção. Então decidi aprofundar meus conhecimentos nesta temática”, explica o egresso, hoje mestrando no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) no Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristiano também teve sua monografia aceita na revista Spring LNCC, e acredita que estas aprovações garantem oportunidades. "Vejo como algo positivo para meu crescimento e desenvolvimento profissional." Para o futuro, o cientista da computação pretende aprofundar suas pesquisas nesta temática, buscando, se possível, envolver com computação de alto desempenho (HPC) e computação em nuvem.


Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.